Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Calendário Acadêmico – 2018

janeiro2018
seg
01
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
Feriados - Confraternização Universal, feriado nacional.
sex
05
Coordenações de cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite para as coordenações de cursos de pós-graduação enviarem à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP a lista com os nomes dos candidatos classificados nos cursos de pós-graduação da UFSM, conforme Edital - PRPGP, para ingresso no 1º semestre letivo de 2018.
qua
10
Candidatos classificados na seleção de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite para a publicação pela PRPGP da lista com os nomes dos candidatos classificados nos cursos de pós-graduação da UFSM, conforme Edital - PRPGP, para ingresso no 1º semestre letivo de 2018.
sex
19
Aluno Especial I - graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Pós-Graduação - Data prevista para a publicação do edital de seleção de candidatos à Aluno Especial I de Graduação e Pós-Graduação,referente ao 1º semestre letivo de 2018.
sex
19
Aluno Especial I - graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Graduação - Data prevista para a publicação do edital de seleção de candidatos à Aluno Especial I de Graduação e Pós-Graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2018.
sex
19
PRPGP e DERCA
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite para publicação pela PRPGP da lista com os nomes dos candidatos classificados nos cursos de pós-graduação da UFSM, após recursos, conforme Edital - PRPGP, para ingresso no 1º semestre letivo de 2018.
qua - qui
24 - 25
Candidatos classificados na seleção de pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Período para solicitação de confirmação de vaga via web e entrega no DERCA ou postagem dos documentos necessários à confirmação de vaga dos candidatos classificados em cursos de pós-graduação, para ingresso no 1º semestre letivo de 2018.
fevereiro2018
seg - sex
05/02 - 06/07
Candidatos classificados na seleção de pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Período para solicitação de matrícula via web dos candidatos classificados em cursos depós-graduação, para ingresso no 1º semestre letivo de 2018.
seg
12
Comunidade acadêmica de todos os campi - suspensão de atividades administrativas correlatas
Feriados - Suspensão de atividades administrativas correlatas em todos os campi.
ter
13
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campis
Feriados - Carnaval, feriado nacional.
qua
14
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campis – suspensão de atividades administrativas correlatas
Feriados - Quarta-feira de Cinzas, suspensão de atividades administrativascorrelatas em todos os campi até às 14h.
qui
15
Coordenações de cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite para entrada no DERCA da lista com os nomes dos candidatos suplentes na seleçãode pós-graduação, enviada pela coordenação de cada curso de pós-graduação, com vistas à 2ª chamada de candidatos para ingressono 1º semestre letivo de 2018.
sex
16
DERCA - Suplentes para cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Publicação, pelo DERCA, de edital de suplentes da Pós-Graduação para ingresso no1º semestre de 2018.
seg - sex
19 - 23
Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação e ingressantes eveteranos da pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2018.
seg - sex
19 - 23
Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação e ingressantes eveteranos da pós-graduação, referente ao 1º semestre letivo de 2018.
seg - sex
19 - 23
Alunos da graduação
Matrícula / Graduação - Período para os alunos veteranos se inscreverem em disciplinas amparadas pelaResolução do Regime Especial de Avaliação via Portal do Aluno, referentes ao 1º semestre letivo de 2018.
seg - sex
19/02 - 06/04
Alunos da graduação - modalidade presencial
Matrícula / Graduação - Período para solicitação de trancamento total do semestre ou parcial (disciplinas), via Portal do Aluno,referente ao 1º semestre letivo de 2018, para alunos dos cursos de graduação, modalidade presencial.
seg - ter
19 - 20
Candidatos suplentes classificados na seleção de pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Período para solicitação de confirmação de vaga e entrega no DERCA ou postagem dosdocumentos necessários à confirmação de vaga dos candidatos suplentes classificados em cursos de pós-graduação, para ingressono 1º semestre letivo de 2018.
sex
23
PROGRAD/SAI
Processos Seletivos / Graduação - Data prevista para abertura do edital PROMISAES para a concessão de bolsas para alunos estrangeiros,referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg
26
DERCA - Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - Data prevista para o primeiro processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrículados alunos da graduação e pós-graduação, referentes ao 1º semestre letivo de 2018. É responsabilidade dos alunos conferir noPortal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
seg
26
DERCA - Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - Data prevista para o primeiro processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações de matrículados alunos da graduação e pós-graduação, referentes ao 1º semestre letivo de 2018. É responsabilidade dos alunos conferir noPortal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
ter - qua
27 - 28
Alunos da graduação e pós-graduação na modalidade presencial e a distância
Matrícula / Graduação - Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação modalidades presencial e a distância,no Portal do Aluno, referente ao 1º semestre letivo de 2018.
ter - qua
27 - 28
Alunos da graduação e pós-graduação na modalidade presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação modalidades presencial e a distância,no Portal do Aluno, referente ao 1º semestre letivo de 2018.
qua
28
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica do campus de Frederico Westphalen
Feriados - Aniversário da cidade de Frederico Westphalen, feriado municipal em Frederico Westphalen
qua - sáb
28/02 - 03/03
SAI - Estudantes Estrangeiros
Processos Seletivos / Graduação - Data prevista para realização da Semana de Acolhimento de estudantes estrangeiros ingressantesna UFSM promovida pela Secretaria de Assuntos Internacionais.
março2018
qui
01
DERCA - Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - Data prevista para o segundo processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações dematrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referentes ao 1º semestre letivo de 2018.
qui
01
DERCA - Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - Data prevista para o segundo processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações dematrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referentes ao 1º semestre letivo de 2018.
qui
01
SAI - Coordenações de Cursos de Graduação
Processos Seletivos / Graduação - Publicação, pela SAI, do edital de seleção de candidatos estrangeiros, oriundos de universidades parceiras daUFSM por meio de convênios bilaterais e programas multilaterais.
qui - qui
01/03 - 31/05
SAI - Estudantes Estrangeiros
Processos Seletivos / Graduação - Período de inscrição de alunos estrangeiros oriundos de universidades parceiras da UFSM por meio deconvênios bilaterais e programas multilaterais para o 2º semestre letivo de 2018.
qui - qui
01 - 29
Alunos do Ensino Básico, Médio e Tecnológico – modalidade presencial; alunos da graduação e pós-graduação da UFSM - modalidade presencial
Outras Datas - Período para solicitação do benefício socioeconômico, referente ao 1º 2018, conforme orientações do edital
sex - seg
02 - 05
Coordenação dos Cursos EaD
Outras Datas - Data prevista para a exportação dos dados do SIE e disciplinas dos cursos a distância para o Moodle.
seg
05
Coordenações de Cursos de Pós-Graduação e Classificados na Pós-Graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite às Coordenações de Cursos de Pós-Graduação concluírem a seleção de bolsistas depós-graduação e encaminharem a listagem à PRPGP.
seg
05
Alunos da graduação e pós-graduação
Outras Datas - Início das aulas do 1º semestre letivo de 2018 para todos os cursos de graduação e pós-graduação,nas modalidades presencial e a distância.
seg
05
Alunos do Ensino Básico, Médio e Tecnológico - modalidade presencial; alunos da graduação e pós-graduação da UFSM - modalidade presencial.
Outras Datas - Data de abertura do edital para solicitação do Auxílio Transporte, para o 1º semestre letivo de 2018,na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
seg
05
Alunos de cursos de graduação, modalidade presencial, com Benefício Socioeconômico ativo
Outras Datas - Data de abertura do edital para solicitação do auxílio para aquisição de material pedagógico,para o 1º semestre de 2018, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
seg - ter
05 - 06
Aluno Especial II (candidatos a partir de 55 anos) - graduação
Aluno Especial / Graduação - Período para inscrição à categoria de Aluno Especial II, nas coordenações de cursos de graduação,referente ao 1º semestre letivo de 2018.
seg - sex
05 - 09
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas coordenações e/ou secretarias de curso, referente ao 1º semestre letivo de 2018.
seg - sex
05 - 09
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas coordenações e/ou secretarias de curso, referente ao 1º semestre letivo de 2018.
seg - sex
05 - 09
Candidatos classificados na seleção de pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Período para matrícula presencial dos candidatos classificados em cursos de pós-graduação,para ingresso no 1º semestre letivo de 2018, convocados por edital de chamada de suplentes.
seg - seg
12/03 - 02/04
Prováveis formandos da graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Processos Seletivos / Graduação - Período para inscrição no Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira - TESLLE, via web, para o 1º semestre letivo de 2018.
seg - ter
12 - 13
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - Período para o aluno requerer na coordenação do seu curso autorização por meio de formuláriopara solicitar matrícula em disciplina ofertada por outro curso e encaminhar tal solicitação à coordenação do curso desejado,referente ao 1º semestre letivo de 2017.
seg - ter
12 - 13
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Período para o aluno requerer na coordenação do seu curso autorização por meio de formuláriopara solicitar matrícula em disciplina ofertada por outro curso e encaminhar tal solicitação à coordenação do curso desejado,referente ao 1º semestre letivo de 2017.
seg - ter
12 - 13
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Período para as Coordenações de Curso lançarem no SIE os pedidos aprovados de matrículaextracurricular de alunos de outros cursos, referente ao 1º semestre letivo de 2018.
seg - ter
12 - 13
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - Período para as Coordenações de Curso lançarem no SIE os pedidos aprovados de matrículaextracurricular de alunos de outros cursos, referente ao 1º semestre letivo de 2018.
qua - qui
14 - 15
Aluno Especial I – graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Graduação - Período para matrícula na categoria de Aluno Especial I – Graduação e Pós-Graduação,referente ao 1º semestre letivo de 2018, no DERCA.
qua - qui
14 - 15
Aluno Especial I – graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Pós-Graduação - Período para matrícula na categoria de Aluno Especial I – Graduação e Pós-Graduação,referente ao 1º semestre letivo de 2018, no DERCA.
sex - seg
16 - 19
Aluno Especial II (candidatos a partir de 55 anos) - graduação
Aluno Especial / Graduação - Período para matrícula na categoria de Aluno Especial II, referente ao 1º semestre letivo de 2018, no DERCA.
sex
30
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
Feriados - Sexta-feira Santa, feriado nacional.
sáb
31
Comunidade acadêmica de todos os campi - suspensão de atividades administrativas correlatas
Aluno Especial / Graduação - Dia não letivo e suspensão de atividadesadministrativas correlatas.
abril2018
dom
01
Comunidade acadêmica de todos os campi - suspensão de atividades administrativas correlatas
Feriados - Páscoa, feriado nacional.
seg - sex
02 - 06
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação - modalidade a distância.
Oferta de Disciplinas / Graduação - Período para as coordenações de cursos EaD/UAB - graduação e pós-graduação solicitarem oferta dedisciplinas no SIE, para o 2º semestre letivo de 2018 e enviarem à Secretaria Acadêmica do NTE o nome e código da disciplina; turma, nome e SIAPE do docente.
seg - ter
02/04 - 06/03
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação - modalidade a distância
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - Período para as coordenações de cursos EaD/UAB - graduação e pós-graduação solicitarem oferta dedisciplinas no SIE, para o 2º semestre letivo de 2018 e enviarem à Secretaria Acadêmica do NTE o nome e código da disciplina; turma,nome e SIAPE do docente.
sex
06
Coordenações de curso de graduação - modalidades presencial e a distância.
Oferta de Disciplinas / Graduação - Data limite para as coordenações de cursos de graduação enviarem à PROGRAD os pedidos de criação deDisciplinas Complementares de Graduação - DCG, para serem inseridas no currículo dos cursos e ofertadas no 2º semestre letivo de 2018.
sex
06
Coordenações de cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite para as coordenações de cursos de pós-graduação enviarem à PRPGP os dadospertinentes à elaboração do edital de seleção para ingresso em cursos de pós-graduação no 2º semestre letivo de 2018.
sex
06
Alunos da graduação - modalidade presencial.
Matrícula / Graduação - Último dia para solicitação de trancamento total do semestre ou parcial(disciplinas, referente ao 1º semestre letivo de 2018, para alunos dos cursos de graduação, modalidade presencial.
sáb
21
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
Feriados - Tiradentes, feriado nacional
seg
30
Comunidade acadêmica de todos os campi - suspensão de atividades administrativas correlatas
Feriados - Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas.
maio2018
ter
01
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
Feriados - Dia do Trabalhador, feriado nacional.
dom
06
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica do campus de Palmeira das Missões
Feriados - Emancipação da cidade de Palmeira das Missões, feriado municipal em Palmeira das Missões.
seg
07
Professores e alunos da graduação e pós-graduação
Outras Datas - Data referência considerada como metade do 1º semestre letivo de 2018 para fins de avaliação docente.
sex
11
Candidatos à Pós-Graduação Presencial
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Publicação do Edital de Seleção para a Pós-Graduação presencial para ingresso no 2º semestre de 2018.
sáb
12
Candidatos à seleção de Ingresso/ Reingresso na graduação
Processos Seletivos / Graduação - Data prevista para a publicação pelo DERCA do edital de seleção de ingresso e reingresso(transferência interna e externa, reingresso e portadores de diploma), para início de atividades no 2º semestre letivo de 2018.
seg - qua
14 - 30
Candidatos aos cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Período para inscrições via web (site: http://site.ufsm.br/editais/prpgp) no processo seletivo para ingressoem cursos de Pós-Graduação, com início de atividades acadêmicas no 2º semestre letivo de 2018.
qui
17
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica do campus de Santa Maria
Feriados - Aniversário da cidade de Santa Maria, feriado municipal em Santa Maria.
sex - sáb
18 - 19
Comunidade Acadêmica do Campus de Santa Maria - Dias não letivos e suspensão de atividades administrativas correlatas
Feriados - Dias não letivos e suspensão de atividades administrativas correlatas no campus de Santa Maria.
sex
25
Coordenações de cursos de graduação - modalidades presencial e a distância.
Formandos / Graduação - Para o 1º semestre letivo de 2018, trata-se de data limite para as coordenações de curso de graduação enviarem ao DERCA:1) formulários com a data da formatura solene e gabinete; 2) formulário com a lista dos nomes de todos os prováveis formandos do semestre;e 3) cópias dos documentos pessoais dos prováveis formandos. Os formulários específicos, que dispensam o envio de memorando,estão disponíveis na página do DERCA.
seg
28
Departamentos didáticos
Oferta de Disciplinas / Graduação - Data limite para atualização dos encargos didáticos referentes ao 1º semestre letivo de 2018.
qua
30
Candidatos à Mobilidade Acadêmica para a UFSM
Processos Seletivos / Graduação - Data limite para solicitações de Mobilidade Acadêmica, por parte de estudantes de outras IES para início deatividades na UFSM no 2° semestre letivo de 2018. Os alunos da UFSM interessados em mobilidade devem observar o calendário daIES de seu interesse.
qui
31
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os do campi
Feriados - Feriado Nacional. Corpus Christi.
junho2018
sex - sáb
01 - 02
Comunidade acadêmica de todos os campi - Dia não letivo e suspensão de atividades administrativas correlatas
Feriados - Dia não letivo e suspensão deatividades administrativas correlatas.
seg - sex
04 - 08
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação - modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - Período para as coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial,solicitarem oferta de disciplina regular e por Resolução do Regime Especial de Avaliação aos respectivos departamentos didáticos,através do SIE, para o 2º semestre letivo de 2018.
seg - sex
04 - 08
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação - modalidade presencia
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - Período para as coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial,solicitarem oferta de disciplina regular e por Resolução do Regime Especial de Avaliação aos respectivos departamentos didáticos,através do SIE, para o 2º semestre letivo de 2018.
qui
07
Acadêmicos dos Cursos de Graduação, Ensino Médio e Técnico da UFSM
Outras Datas - Início da disponibilização da Avaliação Docente no Portal do Aluno.
sex
08
Prováveis formandos da graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Processos Seletivos / Graduação - Dia da aplicação da prova do Teste de Suficiência em Leitura em Língua Estrangeira – TESLLE,para o 1º semestre letivo de 2018.
seg - sex
11 - 15
Departamentos didáticos dos cursos de graduação e pós-graduação - modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - Período para os departamentos didáticos da graduação e pós-graduação procederem à conferência,retificação, inclusão de docente e confirmação das solicitações de oferta de disciplina para o 2º semestre letivo de 2018.
seg - sex
11 - 15
Departamentos didáticos dos cursos de graduação e pós-graduação - modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - Período para os departamentos didáticos da graduação e pós-graduação procederem à conferência,retificação, inclusão de docente e confirmação das solicitações de oferta de disciplina para o 2º semestre letivo de 2018.
seg - qua
11 - 13
Alunos do Curso de Medicina
Matrícula / Graduação - Período para os alunos do Curso de Medicina solicitarem via Portal do Aluno matrícula emInternato Curricular obrigatório, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
qua
13
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica dos campi de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões
Feriados - Dia de Santo Antônio, feriado nas cidades de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões
qui
14
DERCA - Alunos do Curso de Medicina
Matrícula / Graduação - Data prevista para o 1º processamento de matrícula emInternato Curricular obrigatório do Curso de Medicina, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
sex
15
Alunos do Curso de Medicina
Matrícula / Graduação - Ajuste via Portal do Aluno dos pedidos de matrícula dos alunos do Curso de Medicina emInternato Curricular obrigatório, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
sex
15
Coordenações de Cursos de Graduação
Outras Datas - Data limite para as coordenações de curso se manifestarem sobre asolicitação de candidaturas de alunos estrangeiros oriundos de universidades parceiras da UFSM por meio de convênios bilaterais eprogramas multilaterais, para o segundo semestre de 2018.
seg
18
DERCA - Alunos do Curso de Medicina
Matrícula / Graduação - Data prevista para o 2º processamento de matrícula emInternato Curricular obrigatório do Curso de Medicina, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
ter
19
Coordenação de Curso - Alunos do Curso de Medicina
Matrícula / Graduação - Período para ajuste de matrícula dos alunos do Curso de Medicina em Internato Curricular obrigatório, na coordenação e/ou secretaria de curso, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
sex
22
Coordenações de curso de graduação
Outras Datas - Data limite para realização dos pedidos de dispensa de disciplina on-line.
sex
22
Coordenações de curso de graduação
Oferta de Disciplinas / Graduação - Data limite para chegada ao DERCA dos pedidos de alteração de pré-requisito, enviados pelas coordenações decurso para incidência nas solicitações de matrícula referentes ao 2° semestre letivo de 2018.
seg
25
Aluno Especial I - graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Graduação - Data prevista para a publicação do edital de seleção de candidatos à Aluno Especial I de Graduação ePós-Graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg
25
Aluno Especial I - graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Pós-Graduação - Data prevista para a publicação do edital de seleção de candidatos à Aluno Especial I de Graduação ePós-Graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - sex
25 - 29
Coordenações e departamentos de cursos de graduação e pós-graduação - modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - Período para ajuste da oferta de disciplina pelas coordenações e departamentos didáticos de cursos degraduação e pós-graduação, modalidade presencial, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - sex
25 - 29
Coordenações e departamentos de cursos de graduação e pós-graduação - modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - Período para ajuste da oferta de disciplina pelas coordenações e departamentos didáticos de cursos degraduação e pós-graduação, modalidade presencial, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
qui
28
SAI – Estudantes Estrangeiros
Processos Seletivos / Graduação - Divulgação do resultado da seleção de estudantes estrangeiros oriundos de universidades parceiras da UFSM por meio de convênios bilaterais e programas multilaterais, pela SAI, para o 2º semestre de 2018.
sex
29
Coordenações de cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Graduação - Data limite para as coordenações de cursos de pós-graduação enviarem à Pró-Reitoria dePós-Graduação e Pesquisa - PRPGP a lista com os nomes dos candidatos classificados nos cursos de Pós-Graduação da UFSMpara ingresso no 2º semestre letivo de 2018.
julho2018
seg - sex
02 - 20
Professores de graduação e pós-graduação
Outras Datas - Período para consolidação dos Diários de Classe on-line referentes ao1º semestre letivo de 2018. Encerramento das turmas no Portal do Professor.
qui
05
Candidatos classificados na seleção de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite para a publicação pela PRPGP da lista com os nomes dos candidatos classificadosnos cursos de pós-graduação da UFSM, para ingresso no 2º semestre letivo de 2018.
sáb
07
Alunos e professores da graduação
Outras Datas - Data limite para as defesas de relatório de estágio curricular, referentes ao 1º semestre letivo de 2018.
seg
09
Comunidade Acadêmica
Outras Datas - Dia da semana considerado como SÁBADO para fins acadêmicos no campus de Santa Maria.
ter
10
Candidatos classificados na seleção de pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Data limite para a PRPGP informar ao DERCA os nomes dos candidatos classificados noscursos de pós-graduação da UFSM, para ingresso no 2º semestre letivo de 2018, após recursos.
qua
11
Alunos da graduação e pós-graduação
Outras Datas - Término das aulas e prazo final para segunda avaliação parcial referente ao 1º semestre letivo de 2018.
qua
11
Comunidade Acadêmica
Outras Datas - Dia da semana considerado como SEXTA-FEIRA para fins acadêmicos no campus de Santa Maria.
qua - sex
11 - 13
Candidatos classificados na seleção de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Período para solicitação de confirmação de vaga via web e entrega no DERCA ou postagem dosdocumentos necessários à confirmação de vaga dos candidatos classificados em cursos de pós-graduação, para ingresso no2º semestre letivo de 2018, conforme orientações do edital de seleção.
qui - qua
12 - 18
Professores e alunos da graduação e pós-graduação
Outras Datas - Período para avaliações finais referentes ao 1º semestre letivo de 2018 - Período de exames.
sex
20
Departamentos didáticos
Outras Datas - Data limite para a publicação do aproveitamento escolar pelos departamentos didáticos,referente ao 1º semestre letivo de 2018.
seg - qui
23 - 26
Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação presencial,veteranos da pós-graduação presencial e ingressantes e veteranos da modalidade a distância (graduação e pós-graduação)referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - qui
23 - 26
Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - Período para solicitação de matrícula via Portal do Aluno dos veteranos da graduação presencial,veteranos da pós-graduação presencial e ingressantes e veteranos da modalidade a distância (graduação e pós-graduação)referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - qua
23 - 25
Candidatos classificados na seleção de pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Período para solicitação de matrícula, via Portal do Aluno, dos candidatos classificados emcursos de pós-graduação, para ingresso no 2º semestre letivo de 2018, conforme orientações do edital de seleção.
seg - seg
23 - 30
Alunos da graduação
Matrícula / Graduação - Período para os alunos veteranos se inscreverem em disciplinas amparadas pelaResolução do Regime Especial de Avaliação via Portal do Aluno, referentes ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - sex
23/07 - 14/09
Alunos da graduação, modalidade presencial
Matrícula / Graduação - Período para solicitação de trancamento total do semestre, via Portal do Aluno ou na secretaria/coordenaçãodo curso, referente ao 2º semestre letivo de 2018, para alunos dos cursos de graduação, modalidade presencial.
sex
27
Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - Data prevista para o primeiro processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações dematrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2018. É responsabilidade dos alunosconferir no Portal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
sex
27
Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - Data prevista para o primeiro processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações dematrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2018. É responsabilidade dos alunosconferir no Portal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
sáb - sáb
28/07 - 08/09
Alunos formandos da graduação - modalidades presencial e a distância
Formandos / Graduação - Período de formaturas referente ao 1º semestre letivo de 2018 para os alunos formandos da graduação,modalidades presencial e a distância.
seg
30
Coordenações de cursos de pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Data limite para entrada no DERCA da lista com os nomes dos candidatos suplentes naseleção de pós-graduação, enviada pela coordenação de cada curso de pós-graduação, com vistas à 2ª chamada de candidatospara ingresso no 2º semestre letivo de 2018.
seg - sex
30/07 - 31/08
Alunos do Ensino Básico, Médio e Tecnológico - modalidade presencial; alunos da graduação e pós-graduação da UFSM - modalidade presencial
Outras Datas - Período para solicitação do benefício socioeconômico, referente ao 2º semestre letivo de 2018,conforme orientações do edital.
seg - sex
30/07 - 03/08
SAI - Estudantes Estrangeiros
Outras Datas - Data prevista para realização da Semana de Acolhimento deestudantes estrangeiros ingressantes na UFSM, promovida pela Secretaria de Assuntos Internacionais.
seg - ter
30 - 31
Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação modalidades presencial e a distância, no Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - ter
30 - 31
Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação modalidades presencial e a distância, no Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
agosto2018
qua
01
DERCA - Suplentes para cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Publicação, pelo DERCA, de edital de suplentes da Pós-Graduação para ingresso no2º semestre de 2018.
qua
01
Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Graduação - Data prevista para o primeiro processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações dematrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2018. É responsabilidade dos alunos conferir noPortal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
qua
01
Alunos da graduação e pós-graduação - modalidades presencial e a distância
Matrícula / Pós-Graduação - Data prevista para o primeiro processamento no sistema SIE da UFSM das solicitações dematrícula dos alunos da graduação e pós-graduação, referente ao 2º semestre letivo de 2018. É responsabilidade dos alunos conferir noPortal do Aluno se as solicitações foram aceitas pelo sistema.
qua
01
SAI - Coordenações de Cursos de Graduação
Processos Seletivos / Graduação - Publicação do edital de seleção de candidatos estrangeiros, oriundos de universidades parceiras da UFSMpor meio de convênios bilaterais e programas multilaterais, pela SAI.
qua - seg
01/08 - 29/10
SAI - Estudantes Estrangeiros
Processos Seletivos / Graduação - Período de inscrições de alunos estrangeiros oriundos de universidades parceiras da UFSM por meio deconvênios bilaterais e programas multilaterais, para o 1º semestre letivo de 2019.
qui - sex
02 - 03
Candidatos classificados na seleção de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Período para solicitação de confirmação de vaga e entrega no DERCA dos documentosnecessários dos candidatos suplentes classificados para ingresso no 2º semestre letivo de 2018 e convocados através de edital dechamada de suplentes.
qui - sex
02 - 03
Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE
Outras Datas - Período para exportação das matrículas do SIE para o Moodle, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg
06
Alunos da graduação e pós-graduação
Outras Datas - Início das aulas do 2º semestre letivo de 2018 para todos os cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidadespresencial e a distância.
seg
06
Alunos do Ensino Básico, Médio e Tecnológico - modalidade presencial; alunos da graduação e pós-graduação da UFSM - modalidade presencial
Outras Datas - Data de abertura do edital para solicitação do Auxílio Transporte, para o 2º semestre letivo de 2018,na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
seg
06
Alunos de Cursos de Graduação - modalidade presencial, com Benefício Socioeconômico ativo
Outras Datas - Data de abertura do edital para solicitação do Auxílio para aquisição de Material Pedagógico,para o 2º semestre de 2018, na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.
seg - ter
06 - 07
Aluno Especial II (candidatos a partir de 55 anos) - graduação
Aluno Especial / Graduação - Período para inscrição à categoria de Aluno Especial II, nas coordenações de cursos de graduação,referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - sex
06 - 10
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas coordenações e/ousecretarias de curso, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - sex
06 - 10
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Período para ajuste de matrícula dos alunos de graduação e pós-graduação, nas coordenações e/ousecretarias de curso, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - sex
06 - 10
Candidatos classificados na seleção de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Período para matrícula presencial dos candidatos classificados em cursos de pós-graduação,para ingresso no 2º semestre letivo de 2018, convocados por edital de chamada de suplentes.
qua
08
Coordenações de Cursos de Pós-Graduação e Classificados na Pós-Graduação
Processos Seletivos / Graduação - Período destinado às Coordenações de Cursos de Pós-Graduação e Classificados naPós-Graduação para concluírem a seleção de bolsistas de pós-graduação e encaminharem à Pró-Reitoria dePós-Graduação e Pesquisa - PRPGP.
qua
08
Coordenações de Cursos de Pós-Graduação e Classificados na Pós-Graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Período destinado às Coordenações de Cursos de Pós-Graduação e Classificados naPós-Graduação para concluírem a seleção de bolsistas de pós-graduação e encaminharem à Pró-Reitoria dePós-Graduação e Pesquisa - PRPGP.
seg - sex
13 - 31
Prováveis formandos da graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Processos Seletivos / Graduação - Período para inscrição no Teste de Suficiência em Língua Estrangeira – TESLE, via web,para o 2º semestre letivo de 2018.
seg - ter
13 - 14
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - Período para o aluno requerer na coordenação do seu curso autorização por meio de formuláriopara solicitar matrícula em disciplina ofertada por outro curso e encaminhar tal solicitação à coordenação do curso desejado,referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - ter
13 - 14
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Período para o aluno requerer na coordenação do seu curso autorização por meio de formuláriopara solicitar matrícula em disciplina ofertada por outro curso e encaminhar tal solicitação à coordenação do curso desejado,referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - ter
13 - 14
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Graduação - Período para as Coordenações de Curso lançarem no SIE os pedidos aprovados de matrículaextracurricular de alunos de outros cursos, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
seg - ter
13 - 14
Alunos da graduação e pós-graduação
Matrícula / Pós-Graduação - Período para as Coordenações de Curso lançarem no SIE os pedidos aprovados de matrículaextracurricular de alunos de outros cursos, referente ao 2º semestre letivo de 2018.
qua - qui
15 - 16
Aluno Especial I – graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Graduação - Período para matrícula na categoria de Aluno Especial I – Graduação e Pós-Graduação,referente ao 2º semestre letivo de 2018, no DERCA.
qua - qui
15 - 16
Aluno Especial I – graduação e pós-graduação
Aluno Especial / Pós-Graduação - Período para matrícula na categoria de Aluno Especial I – Graduação e Pós-Graduação,referente ao 2º semestre letivo de 2018, no DERCA.
sex - seg
17 - 20
Aluno Especial II (candidatos a partir de 55 anos) - graduação
Aluno Especial / Graduação - Período para matrícula na categoria de Aluno Especial II, referente ao 2º semestre letivo de 2018, no DERCA.
setembro2018
qui
06
Coordenações de cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite para as coordenações de cursos de pós-graduação enviarem à PRPGP os dados pertinentes àelaboração do edital de seleção para ingresso em cursos de pós-graduação no 1º semestre letivo de 2019.
qui
06
Coordenações de curso de graduação - modalidades presencial e a distância
Oferta de Disciplinas / Graduação - Data limite para as coordenações de curso enviarem ao DERCA os pedidos de criação de Disciplinas Complementares de Graduação - DCG, para serem inseridas no currículo dos cursos e ofertadas no 1º semestre letivo de 2019.
sex
07
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
Feriados - Independência da República, feriado nacional.
sex
14
Alunos, coordenadores e secretários de cursos de graduação e pós-graduação, da modalidade presencial
Matrícula / Graduação - Último dia para solicitação de trancamento total do semestre ou parcial (disciplinas),via Portal do Aluno, referente ao 2º semestre letivo de 2018, para alunos dos cursos de graduação, modalidade presencial.
seg - ter
17 - 25
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação - modalidade a distância
Oferta de Disciplinas / Graduação - Período para as coordenações de cursos EaD/UAB - graduação e pós-graduação solicitarem oferta dedisciplinas no SIE, para o 1º semestre letivo de 2019 e enviarem à Secretaria Acadêmica do NTE o nome e código da disciplina;turma, nome e SIAPE do docente.
seg - ter
17 - 25
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação - modalidade a distância
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - Período para as coordenações de cursos EaD/UAB - graduação e pós-graduação solicitarem oferta dedisciplinas no SIE, para o 1º semestre letivo de 2019 e enviarem à Secretaria Acadêmica do NTE o nome e código da disciplina;turma, nome e SIAPE do docente.
qui
20
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
Feriados - Revolução Farroupilha, feriado estadual.
sex - sáb
21 - 22
Comunidade acadêmica de todos os campi - suspensão de atividades administrativas correlatas
Feriados - Dia não letivo e suspensão deatividades administrativas correlatas em todos os campi.
qui - sáb
27 - 29
Alunos da graduação
Outras Datas - Realização da 5ª edição do Descubra UFSM.
sex
28
Candidato à Pós-Graduação Presencial
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Publicação do edital de seleção para a Pós-Graduação presencial para ingresso no 1º semestre de 2019.
outubro2018
seg - sex
01 - 19
Candidatos à seleção de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Período para inscrições via web no processo seletivo para ingresso em cursos de pós-graduação,com início de atividades acadêmicas no 1º semestre letivo de 2019.
sex
05
Prováveis formandos da graduação, alunos de pós-graduação e servidores da UFSM
Processos Seletivos / Graduação - Dia da aplicação da prova do Teste de Suficiência em Língua Estrangeira – TESLE, para o 2º semestre letivo de 2018.
seg
08
Professores e alunos da graduação e pós-graduação
Outras Datas - Data referência considerada como metade do 2º semestre letivo de 2018 para fins de avaliação docente.
seg
08
Departamentos didáticos
Oferta de Disciplinas / Graduação - Data limite para atualização dos encargos didáticos referentes ao 2º semestre letivo de 2018.
sex
12
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
Feriados - Nossa Senhora Aparecida, feriado nacional.
qua - qua
17 - 24
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - Período para as coordenações de curso de graduação e pós-graduação,modalidade presencial, solicitarem oferta de disciplina regular e por Resolução do Regime Especial de Avaliação aos respectivosdepartamentos didáticos, através do SIE, para o 1º semestre letivo de 2019.
qua - qua
17 - 24
Coordenações de cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - Período para as coordenações de curso de graduação e pós-graduação,modalidade presencial, solicitarem oferta de disciplina regular e por Resolução do Regime Especial de Avaliação aos respectivosdepartamentos didáticos, através do SIE, para o 1º semestre letivo de 2019.
sex
19
Coordenações de cursos de graduação - modalidades presencial e a distância.
Formandos / Graduação - Para o 2º semestre letivo de 2018, trata-se de data limite para as coordenações de curso de graduação enviarem ao DERCA:1) formulários com a data da formatura solene e gabinete; 2) formulário com a lista dos nomes de todos os prováveis formandos do semestre; e3) cópias dos documentos pessoais dos prováveis formandos. Os formulários específicos, que dispensam o envio de memorando, estãodisponíveis na página do Derca.
sáb
20
Candidatos à seleção de Ingresso/Reingresso
Processos Seletivos / Graduação - Data prevista para a publicação pelo DERCA do edital de seleção de ingresso e reingresso (transferênciainterna e externa, reingresso e portadores de diploma), para início de atividades acadêmicas no 1º semestre letivo de 2019.
seg - sex
22 - 26
Alunos da graduação e pós-graduação. Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão
Outras Datas - Jornada Acadêmica Integrada - JAI.
qui
25
PROGRAD/SAI
Processos Seletivos / Graduação - Data prevista para abertura do edital PROMISAES para concessão de bolsas para alunos estrangeiros,referente ao 1º semestre letivo de 2019.
qui - qui
25/10 - 01/11
Departamentos didáticos dos cursos de graduação e pós-graduação - modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Graduação - Período para os departamentos didáticos dos cursos de graduação e pós-graduação,modalidade presencial, procederem à conferência, retificação, inclusão de docente e confirmação das solicitações de oferta de disciplinapara o 1º semestre letivo de 2019.
qui - qui
25/10 - 01/11
Departamentos didáticos dos cursos de graduação e pós-graduação - modalidade presencial
Oferta de Disciplinas / Pós-Graduação - Período para os departamentos didáticos dos cursos de graduação e pós-graduação,modalidade presencial, procederem à conferência, retificação, inclusão de docente e confirmação das solicitações de oferta de disciplinapara o 1º semestre letivo de 2019.
dom
28
Comunidade acadêmica de todos os campi - Dia não letivo e suspensão de atividades acadêmicas
Feriados - Dia do Servidor Público.
novembro2018
sex
02
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
Feriados - Dia de Finados, feriado nacional.
seg - sex
05 - 09
Coordenações e departamentos didáticos de cursos de graduação e pós-graduação - modalidade presencial
Matrícula / Graduação - Período para ajuste da oferta de disciplina pelas coordenações edepartamentos didáticos de cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg - sex
05 - 09
Coordenações e departamentos didáticos de cursos de graduação e pós-graduação - modalidade presencial
Matrícula / Pós-Graduação - Período para ajuste da oferta de disciplina pelas coordenações edepartamentos didáticos de cursos de graduação e pós-graduação, modalidade presencial, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
qua
07
Acadêmicos dos Cursos de AVALIAÇÃO DOCENTE: Início da disponibilização da Avaliação Docente no Portal do Aluno. Graduação, Ensino Médio e Técnico da UFSM
Outras Datas - Início da disponibilização da Avaliação Docente no Portal do Aluno.
qua
14
Coordenações de Cursos de Graduação
Outras Datas - Data limite para as coordenações de curso se manifestarem sobre a solicitação decandidaturas de alunos estrangeiros de universidades parceiras da UFSM por meio de convênios bilaterais e programas multilaterais,para o 1º semestre de 2019.
qui
15
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
Feriados - Dia da Proclamação da República, feriado nacional.
sex - sáb
16 - 17
Comunidade acadêmica de todos os campi - suspensão de atividades administrativas correlatas
Feriados - Dias não letivos e suspensão deatividades administrativas correlatas para todos os campi.
qua
21
Candidatos à Mobilidade Acadêmica para UFSM
Processos Seletivos / Graduação - Data limite para solicitações de Mobilidade Acadêmica, por parte de estudantes de outras IES para início de atividadesno 1° semestre letivo de 2019. Os alunos da UFSM interessados em mobilidade devem observar o calendário da IES de seu interesse.
qui
22
Coordenações de curso de graduação
Outras Datas - Data limite para realização dos pedidos de dispensa de disciplina on-line.
sex
23
Coordenações de curso de graduação
Oferta de Disciplinas / Graduação - Data limite para chegada ao DERCA dos pedidos de alteração de pré-requisito, enviados pelas coordenações de cursopara incidência nas solicitações de matrícula referentes ao 1° semestre letivo de 2019.
seg
26
Comunidade Acadêmica
Outras Datas - Dia da semana considerado como SEXTA-FEIRA para fins acadêmicos.
sex
30
SAI - Estudantes Estrangeiros
Processos Seletivos / Graduação - Divulgação do resultado da seleção de estudantes estrangeiros oriundos da universidades parceirasda UFSM por meio de convênios bilaterais e programas multilaterais, para o 1º semestre de 2019.
dezembro2018
seg - sex
03 - 21
Professores da graduação e pós-graduação
Outras Datas - Período para a consolidação dos diários de classe on-line referentes ao2º semestre letivo de 2018. Encerramento das turmas no Portal do Professor.
ter
04
Comunidade Acadêmica
Outras Datas - Dia da semana considerado como SEXTA-FEIRA para fins acadêmicos.
sex
07
Alunos e professores da graduação
Outras Datas - Data limite para as defesas de relatório de estágio curricular, referentes ao 2º semestre letivo de 2018.
sáb
08
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica dos campi de Santa Maria e Cachoeira do Sul.
Feriados - Nossa Senhora da Conceição, feriado em Santa Maria e Cachoeira do Sul.
seg
10
Comunidade Acadêmica
Outras Datas - Dia da semana considerado como SÁBADO para fins acadêmicos.
seg - qua
10 - 12
Alunos do Curso de Medicina
Matrícula / Graduação - Período para os alunos do Curso de Medicina solicitarem via Portal do Aluno matrícula em Internato Curricularobrigatório, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
ter
11
Comunidade Acadêmica
Outras Datas - Dia da semana considerado como SEXTA-FEIRA para fins acadêmicos.
ter
11
Comunidade acadêmica de todos os Campi
Outras Datas - Término das aulas e prazo final para segunda avaliação parcial referente ao 2º semestre letivo de 2018 para todos os campi.
qua - ter
12 - 18
Professores e alunos da graduação e pós-graduação
Outras Datas - Período para avaliações finais referentes ao 2º semestre letivo de 2018- Período de exames.
qui
13
DERCA - Alunos do Curso de Medicina
Matrícula / Graduação - Data prevista para o 1º processamento de matrícula em Internato Curricular obrigatóriodo Curso de Medicina, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
sex
14
Alunos do Curso de Medicina
Matrícula / Graduação - Ajuste via Portal do Aluno dos pedidos de matrícula dos alunos do Curso de Medicina em InternatoCurricular obrigatório, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
seg
17
DERCA - Alunos do Curso de Medicina
Matrícula / Graduação - Data prevista para o 2º processamento de matrícula em Internato Curricular obrigatóriodo Curso de Medicina, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
ter
18
COORDENAÇÃO DE CURSO - Alunos do Curso de Medicina
Matrícula / Graduação - Período para ajuste de matrícula dos alunos do Curso de Medicina em Internato Curricular obrigatório, nacoordenação e/ou secretaria de curso, referente ao 1º semestre letivo de 2019.
sex
21
Departamentos didáticos
Outras Datas - Data limite para a publicação do aproveitamento escolar pelos departamentos didáticos,referente ao 2º semestre letivo de 2018.
sáb - dom
22/12 - 10/02
Alunos da graduação - modalidades presencial e a distância
Formandos / Graduação - Período de formaturas referente ao 2º semestre letivo de 2018 para os alunos formandos da graduação,modalidades presencial e a distância.
ter - qua
25 - 26
Comunidade em Geral e FERIADO: Natal, feriado nacional. Comunidade Acadêmica de todos os campi
Feriados - Natal, feriado nacional.
janeiro2019
ter
01
Comunidade em Geral e Comunidade Acadêmica de todos os campi
Feriados - Confraternização Universal, feriado nacional.
sex
04
Coordenações de cursos de pós-graduação
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite para as coordenações de cursos de pós-graduação enviarem à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP a lista com os nomes dos candidatos classificados nos cursos de pós-graduação da UFSM, para ingresso no 1º semestre letivo de 2019.
qui
10
Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa - PRPGP
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite para a publicação pela PRPGP da lista com os nomes dos candidatos classificados nos cursos de pós-graduação da UFSM, para ingresso no 1º semestre letivo de 2019.
sex
18
PRPGP e DERCA
Processos Seletivos / Pós-Graduação - Data limite para publicação pela PRPGP da lista com os nomes dos candidatos classificados nos cursos de pós-graduação da UFSM, após recursos, conforme edital PRPGP, para ingresso no 1º semestre letivo de 2019.