Ir para o conteúdo Geografia - EaD Ir para o menu Geografia - EaD Ir para a busca no site Geografia - EaD Ir para o rodapé Geografia - EaD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

História do Curso

Em 9 de agosto de 2005, o MEC, lançou o edital Pró-licenciaturas. O objetivo deste edital foi financiar projetos de cursos de graduações a distância de licenciatura plena, para atender os professores da rede pública estadual e municipal, que não possuem curso de licenciatura plena na área em que exercem a docência.

 

A UFSM ganhou quatro cursos de graduação a distância a partir deste edital: Geografia, Letras – Português, Letras – Espanhol e Matemática.

Fonte: Boletim Informativo EaD da UFSM

O atual Curso de Licenciatura em Geografia a distância partiu da experiência acumulada desde o ano de 2005, com a oferta do Curso de Graduação de Licenciatura em Geografia a Distância, por meio do edital PROLIC II/MEC, do qual resultou na Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância (REGESD) http://www.regesd.tche.br/. Na época, este se inseriu em uma proposta maior de qualificação de professores em serviço, construída no âmbito da REGESD, visando atender a Resolução FNDE/CD/Nº 34, de 9 de agosto de 2005. No âmbito das Instituições de Ensino Superior (IES), a REGESD esteve formada por oito instituições que se comprometeram a efetivar a parceria e concretizar seus objetivos sendo representadas por um Comitê Gestor, no qual tiveram assento todas as IES parceiras. Acredita-se que estas experiências foram gratificantes a ponto de estimular a oferta do Curso de Licenciatura em Geografia a distância através da UAB, de onde surgiu a atual proposta de Curso e a respectiva oferta pela Universidade Federal de Santa Maria na modalidade EaD no ano de 2014.

O Curso de Licenciatura em Geografia a distância foi ofertado a partir de pesquisa de demanda e da necessidade de formação de professores de Geografia nas diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul. Assim, a partir do edital de financiamento articulado pela CAPES no ano de 2013, o Curso, após os trâmites internos e aprovação nos Conselhos Superiores da UFSM, foi aprovado para ser ofertado em cinco Polos: Palmeira das Missões, Quaraí, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar e Santo Antônio da Patrulha. O processo seletivo vestibular foi organizado pela Comissão Permanente do Vestibular da UFSM (COPERVES) no final de 2013 (https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/ingresso-de-alunos/) e, a matrícula dos ingressantes foi realizada pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFSM (DERCA). O início das aulas ocorreu no primeiro semestre de 2014, obedecendo ao calendário letivo da UFSM que pode ser acessado em  https://www.ufsm.br/calendario/. Ao final do ano de 2016 houve a conclusão do Curso e a respectiva diplomação dos concluintes desses cinco Polos. ( https://ntetube.nte.ufsm.br/v/1517227351 )

No edital de financiamento articulado pela CAPES no ano de 2016, o Curso de Licenciatura em Geografia a distância candidatou-se para a oferta do Curso nos Polos de Tapejara, Três Passos, Sapiranga e Serafina Corrêa, após orientação do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/ que faz sistematicamente pesquisa de demanda por Cursos nos Polos/UFSM/UAB e orienta o direcionamento da oferta de Cursos. O processo seletivo foi organizado pela COPERVES (http://coperves.com.br/) no final do ano de 2016 (https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/ingresso-de-alunos/) e a matrícula dos ingressantes foi realizada pelo DERCA (https://www.ufsm.br/orgaos-executivos/derca/) para inicio das aulas no primeiro semestre letivo de 2017, conforme o calendário acadêmico da UFSM (https://www.ufsm.br/calendario/). Ao final do ano de 2020 haverá a conclusão do Curso e a respectiva diplomação dos concluintes dessa atual oferta. Destaca-se que em face da demanda pelo Curso em diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, o Curso de Licenciatura em Geografia-EaD segue o modelo seriado e, a reoferta, para os mesmos Polos onde já aconteceu uma primeira oferta, dependerá sempre do resultado da demanda apresentada pela pesquisa realizada pelo NTE. O PPC do Curso está disponível em https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/projetos-pedagogicos-ead/ https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/nte/cursos-ead/

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ao ofertar o curso de Geografia na modalidade a distância (EaD) pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), vem ao encontro com as transformações que atingem as mais diversas esferas da sociedade. A Universidade tem como uma das suas metas funcionar como um agente impulsionador da produção de conhecimento e tecnologia, reorganização e ampliação daquelas já existentes, introdução de novas tecnologias na condução do processo de formação. No caso específico do Curso de Graduação de Licenciatura em Geografia a distância, incentiva-se a produção do conhecimento mais consentâneo ao atual período técnico-científico-informacional que vivemos.

A relevância da Geografia no Ensino Básico decorre do seu papel na sociedade. Entretanto, se observa uma crescente demanda por professores habilitados à desenvolver as várias temáticas geográficas. Ao professor de Geografia compete compreender a complexidade do real e suas múltiplas relações no processo de transformação contemporâneo por meio das categorias e conceitos espaciais, de maneira que ele possa, em sala de aula, levar o educando a refletir sobre as interrelações de sua experiência nas esferas local, nacional e internacional.

É necessário destacar a formação em nível superior como forma de ampliar, a um maior número de pessoas, o acesso à informação e à comunicação. Desta forma, a utilização do aparato tecnológico da Educação a Distância (EaD) permite ampliar a capacidade de compartilhar conhecimento e informação.

Ressalta-se que a EaD insere-se em uma modalidade de ensino diferenciada. Utiliza-se de um aparato tecnológico na prática docente, cuja metodologia decorre da inclusão digital para suprir as necessidades de formação teórica, metodológica e prática na atualização e qualificação dos docentes em Geografia. Neste sentido, destaca-se a importância do compromisso com a formação profissional para o exercício de uma educação de qualidade nesta área do conhecimento, consolidando a função social das Instituições Superiores de Ensino Público.

Nesse sentido, acredita-se a oferta do Curso de Licenciatura em Geografia a distância (https://www.ufsm.br/educacao-a-distancia/) assume importante relevância social pois atende à demandas específicas que, além de geograficamente distribuídas pelo território gaúcho, atendem principalmente localidades distantes, onde não há a oferta de cursos presenciais e de formação de professores em Geografia. Ainda, entende-se que a relevância da Geografia no Ensino Básico decorre do seu papel na sociedade, existindo uma crescente demanda, nas várias regiões do Estado, por professores habilitados a desenvolver as várias temáticas da geografia em um mundo cada vez mais globalizado.

Neste contexto, acredita-se que o Curso de Licenciatura em Geografia a distância contribui com a indispensável formação geográfica, colocando o expertise da UFSM, tanto no que se refere a estrutura administrativa, quanto aos recursos humanos por ela disponibilizados para orientar conteúdos, procedimentos metodológicos e didáticos necessários à transmissão e produção deste conhecimento, sempre na busca da formação professores e de cidadãos responsáveis com práxis educativa.