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Políticas Institucionais

O Curso de Jornalismo integra o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). O CSSH da Universidade Federal de Santa Maria foi criado em 1970, originalmente chamado de Centro de Ciências Jurídicas, Econômicas e Administrativas. Com a implementação dos cursos de Arquivologia, Comunicação Social e História, o Centro passou a ter a denominação atual. Os cursos que compõem o CCSH fundamentam-se na capacitação social e humana dos seus acadêmicos. A principal preocupação é garantir a qualidade em ensino superior, pesquisa e extensão. Assim, o CCSH pretende ser uma referência, não só na UFSM, mas também em todo o Brasil. Para dar apoio às atividades desenvolvidas, o CCSH possui quatro órgãos suplementares: Assistência Judiciária Gratuita (AJUFSM), Biblioteca Setorial, Gabinete de Estudos e Apoio Institucional Comunitário (GEAIC) e o Núcleo de Informática – além de diversos laboratórios de suporte a disciplinas práticas ligados aos Departamentos de Ensino.

O curso de Comunicação Social – Jornalismo integra o CCSH. Neste sentido, a oferta do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSM está alinhada às disciplinas ofertadas pelos demais Cursos de Comunicação Social – Produção Editorial, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, mediante a proposta de um currículo de Estruturação comum, capaz de promover aos acadêmicos uma formação sistêmica, global e interdisciplinar com enfoque nas Ciências da Comunicação. Como parte fundamental na formação dos alunos, os professores propõem uma reflexão sobre as relações entre a ética e a prática profissional, incentivando o pensamento crítico e o fazer responsável do comunicador social. O objetivo contempla a promoção de uma formação humanística, teórica, científica e técnica, de modo a desenvolver saberes e competências que configuram um profissional apto a atuar no campo profissional do Jornalismo.

Departamento de Ciências da Comunicação também abriga o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, com cursos de Mestrado (desde 2006) e Doutorado (desde 2012), conceito 5 pela Capes. A relação com a graduação se dá, sobretudo, através: a) do convívio diário com professores da Pós-Graduação; b) dos grupos de pesquisa; c) da docência orientada, que é oferecida aos alunos do Mestrado e do Doutorado como atividade complementar; d) da participação em eventos organizados pela pós-graduação; e) da participação de mestrandos e doutorandos e pós-doutorandos como (co)orientadores e bancas de Trabalhos de Conclusão de Curso.