Ir para o conteúdo Música Ir para o menu Música Ir para a busca no site Música Ir para o rodapé Música
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa de Estudo Sugerido

É somente no edital do processo seletivo de Música de cada ano que você encontrará as informações e os programas das provas de habilidades específicas.  Contudo, para que o candidato possa se preparar com antecedência, são fornecidas aqui sugestões de conteúdo e/ou repertório de estudo para a prova prática do processo seletivo (PROVA A). De acordo com a área desejada, você encontrará referências do que será cobrado nesta prova.

Em caso de dúvidas, incluindo acesso às partituras indicadas abaixo, entre em contato com a respectiva coordenação de curso.

Música – Bacharelado – Opções: Instrumento e Canto

Canto

  • Uma obra de compositor italiano do séc. XVII, XVIII ou XIX de livre escolha – a obra deverá ter acompanhamento de piano ou teclado;
  • Uma obra de livre escolha – a obra deverá ter acompanhamento de piano ou teclado;
  • Vocalizar a lição no. 2 (Sol maior) do álbum “50 lições Para o Médio da Voz” de G. Concone, opus 9. Vocalizar com “a” ou “ó” (poderá ser feita transposição tonal para se adequar à voz do candidato).

Clarineta

  • Um estudo técnico de livre escolha;
  • Uma obra de livre escolha.

Contrabaixo

  • Uma escala maior de livre escolha (três oitavas) com o arpejo;
  • Uma escala menor melódica de livre escolha (três oitavas) com o arpejo;
  • Um estudo para contrabaixo de livre escolha;
  • Dois movimentos ou obras de livre escolha contrastantes entre si.

Fagote

  • Duas escalas maiores de livre escolha, em duas oitavas;
  • Um estudo técnico de livre escolha;
  • Uma obra de livre escolha.

Flauta transversa

  • Uma obra brasileira de livre escolha;
  • Um movimento de Sonata para flauta de livre escolha;
  • Escalas maiores em 2 oitavas: Si bemol, Fá maior, Dó maior, Sol maior e Ré maior.

Oboé

  • Escala de Si bemol maior em duas oitavas;
  • Um estudo técnico de livre escolha;
  • Uma obra de livre escolha.

Percussão

  • Barrafones: uma obra para duas baquetas do livro de Wolfgang Pachla: 12 Etüden für Marimba, ou uma obra de livre escolha para quatro baquetas;
  • Caixa-clara: dois estudos do livro 3 (Studien für Kleine Trommel. Heft 3: Progressivetüden) de Siegfried Fink, entre os números 1 e 11 (os dois estudos de cada página).

Piano

  • Repertório erudito de livre escolha com, ao menos, 3 estilos contrastantes. Exemplos: uma composição brasileira, um estudo, uma composição do período barroco, um movimento de sonata do período clássico, uma composição do período romântico, entre outros. Duração mínima do
    repertório escolhido: 5 minutos.

Trombone e Tuba

  • Três escalas maiores de livre escolha;
  • Série harmônica;
  • Um estudo de J.B. Arban ou J. Rochut (Bordogni).

Trompete

  • Escalas maiores e menores (natural, harmônica e melódica);
  • Um estudo entre:
    • Brandt: 34 Studies #1 ou #2;
    • Arban: Fantasia Brilhante Alegro Maestoso e Tema;
    • Roger Voisin: 11 Studies #1;
    • V. Blazhevich Russian Etude #1.
  • Um trecho de orquestra entre:
    • Mussorgsky: Pictures at an Exhibition: Promenade Abertura;
    • Respighi: Pines of Rome mov. 1, off stage solo;
    • Brahms: Academic Festival Overture, solo (compassos 63 a 89).
  • Uma obra de livre escolha.

Viola (de arco)

  • Uma escala em três oitavas de livre escolha (pode ser baseado em Sevcik, Flesch ou Galamian);
  • Um arpejo em três oitavas de livre escolha (pode ser baseado em Sevcik, Flesch ou Galamian);
  • Um movimento de sonata ou concerto para viola dentre os seguintes: Sonata de Eccles em Sol m; Sonata de B. Marcello em Mi M; Sonata de CPE Bach em Sol m; Concerto de Telemann em Sol M; Concerto de Handel-Casadesus em Si m (as obras podem ser encontradas no site www.imslp.org);
  • Um estudo de Kreutzer (42 Etüden, versão viola) de livre escolha.

Violão

  • Leo Brouwer: Estudios Sencillos Nº 11;
  • Francisco Tárrega: Prelúdio em Ré menor Nº 1;
  • Escalas em Dó, Ré, Mi e Fá (maiores);
  • Fernando Sor: Estudo XXII, Op. 60, ou Estudo Nº 13, Op. 35;
  • Uma obra de livre escolha.

Violino

  • Uma escala em três oitavas de livre escolha (pode ser baseado em Sevcik, Flesch ou Galamian);
  • Um arpejo em três oitavas de livre escolha (pode ser baseado em Sevcik, Flesch ou Galamian);
  • Um movimento de concerto para violino dentre os seguintes: Concerto de Vivaldi em Sol m (RV 317); Concerto de Vivaldi em Lá m (RV 356); Concerto de Bach em Lá m (BWV 1041); Concerto de Bach em Mi M (BWV 1042); Concerto de Haydn em Sol M (Hob. VIIa:4); Concerto de Mozart em Sol M (KV 216). As obras podem ser encontradas no site www.imslp.org;
  • Um estudo de Kreutzer (42 Etüden) de livre escolha.

Violoncelo

  • Uma Escala Maior em pelo menos duas oitavas;
  • Dois estudos do Volume Nº 1 de Friedrich Dotzauer de livre escolha;
  • Dois movimentos contrastantes a escolher entre as Seis Sonatas de Antonio Vivaldi ou as Seis Sonatas de Benedetto Marcello.

Música – Bacharelado – Opção: Composição

Composição

  • Domínio técnico básico em algum instrumento musical ou no canto (tocar/cantar obras musicais de um repertório de livre escolha);
  • Possuir ao menos duas composições próprias (e eventualmente arranjos, conforme edital). No caso de formações instrumentais ou vocais, o candidato deverá submeter a partitura  (manuscrito legível ou partitura editorada em software de editoração musical). Podem ser submetidas composições eletroacústicas.

Música – Licenciatura Plena

Licenciatura

  • Cantar uma música à escolha do candidato, com ou sem o acompanhamento de um instrumento;
  • Cantar uma canção folclórica brasileira sem acompanhamento instrumental;
  • Executar uma peça instrumental de livre escolha.

Música e Tecnologia – Bacharelado

Música e Tecnologia

  • Executar uma peça de livre escolha em instrumento de livre escolha ou canto (com ou sem acompanhamento);
  • Realizar uma Prova de Percepção Acústica que consistirá numa sequência de audições de tons puros para identificação de frequências.