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Sobre o curso

O curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UFSM existe desde 1971.

Atualmente, o Curso possui uma duração regular de oito semestres, com aulas concentradas nos turnos matutino e vespertino, alocadas na estrutura de laboratórios e salas de aula dos prédios 21 e 74, do campus central da UFSM. 

O ingresso ocorre por editais de ingresso, respeitadas as normas vigentes na UFSM respaldadas pelo MEC. O ingresso único de 30 (trinta) alunos por ano será feito por processo seletivo.

COMO SERÁ SUA JORNADA?

O curso é constituído por 3 núcleos temáticos: Estruturação, Formação e Complementar.

As atividades totalizam 2.805 (duas mil, oitocentas e cinco) horas de curso.

É constituído por conteúdos básicos e essenciais para a formação dos profissionais da área de Comunicação, tendo como objetivo alcançar o perfil determinado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da área.

 

É formado pelas disciplinas fundamentais para a formação profissional em Publicidade e Propaganda, tendo como objetivo alcançar um perfil profissional que contemple o Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, o Projeto Político-Pedagógico da UFSM e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Câmara de Educação Superior/Conselho Nacional de Educação/Ministério da Educação.

É formado por conteúdos interdisciplinares da área de Comunicação e das Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas, propiciando a complementação da formação profissional através da conexão entre diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Seus conteúdos são provenientes de:

  • Disciplinas Complementares de Graduação (DCG) – 240h
  • Atividades Complementares de Graduação (ACG) – 180h

As DCG incluem um espaço avançado de estudos que permitem aprimorar a formação profissional aprofundando-se em conteúdos específicos, bem como iniciar o processo de convivência e integração entre a graduação e a pós-graduação.

Nas ACG, são incluídas as atividades compostas por programas de incentivo à formação acadêmica (PET, monitoria, iniciação científica, projetos de ensino e extensão, etc.), participação em eventos, publicações em eventos e periódicos científicos, colaborações em atividades do curso (ensino, pesquisa e/ou extensão), participação em diretórios/colegiados e estágios extracurriculares.

ONDE TRABALHAR?

O curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda busca a formação integral do acadêmico, tanto para atuação na área científica quanto no mercado da comunicação, em empresas específicas da publicidade, da comunicação social ou em outras instituições que desempenhem atividades de comunicação, com viés publicitário.

  • Agências de Publicidade e Propaganda;
  • Consultorias e assessorias de comunicação;
  • Gestão da comunicação
  • Departamento de comunicação de empresas e instituições;
  • Veículos de comunicação;
  • Produtoras de vídeo, áudio, impresso, digital;
  • Produtoras de eventos, conteúdo, ações promocionais;
  • Produtoras relação e experiência da marca;
  • Estúdios de design gráfico;
  • Empresas de soluções digitais;
  • Institutos de pesquisa;
  • Ensino;
  • Empreender na área de comunicação

O QUE FAZ UM PROFISSIONAL DA PUBLICIDADE?

Veja algumas possibilidades abaixo. 

  • Corporativas

  • Institucionais
  • Promocionais
  • Ativações de marcas
  • Outras expressões das marcas nas suas conexões com consumidores
  • Avaliar projetos pp
  • Avaliar campanhas pp
  • Produções Publicitárias

  • Estratégia
  • Design
  • Gráfico
  • Texto
  • Fotografia
  • Áudio
  • Audiovisual
  • Conteúdos

 

 

 

 

 

 

 

  • Outbound
  • Inbound
  • OOH (Out-of-home)
  • Online E Ofline
  • Tráfego Pago/Digital Ads
  • Tráfego Orgânico
  • SEO
  • Comportamento do consumidor e Jornada de compra
  • Análise de dados, audiência e rentabilidade
  • Fluência em Negócios
  • Gestão de públicos
  • Projetos de Comunicação
  • Branding (marcas como ativo das empresas)
  • Construção de identidades de marca
  • Construção de imagens de marcas
  • Construção de reputações
  • Aquisição de novos clientes E upselling
  • Costumer success E estímulo à apologia

Depoimentos

Clique nos depoimentos abaixo para acessá-los em vídeo.