Ir para o conteúdo PGFARMACOLOGIA Ir para o menu PGFARMACOLOGIA Ir para a busca no site PGFARMACOLOGIA Ir para o rodapé PGFARMACOLOGIA
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Linhas de Pesquisa

Farmacologia aplicada à produção animal

Nesta linha de pesquisa serão estudados os efeitos farmacológicos gerais de substâncias inéditas, ou já conhecidas, que possibilitem o incremento da produção animal. O incremento da produção animal na área de piscicultura e de gado leiteiro de corte, pelo uso de novos fármacos, ou de fármacos já conhecidos, engloba áreas diversas da farmacologia, e inclui desenvolvimento de antiparasitários, antimicrobianos, agentes pró-conceptivos e anabolizantes. Tal linha vem ao encontro de vocações regionais da UFSM e do setor produtivo local, e foi criada no intuito de estreitar as relações entre setor acadêmico e o setor produtivo. A investigação farmacológica nesta área dar-se-á utilizando modelos experimentais de triagem de agentes com ação antimicrobiana, antiparasitária, anabolizantes e pró-conceptivos. Os estudos serão reforçados com estudos bioquímicos, nos quais se verificarão os efeitos dos fármacos sobre atividades enzimáticas-chave em processos adaptativos (particularmente em peixes) e de biologia molecular, nos quais a expressão de determinados genes envolvidos na manutenção da viabilidade embrionária será investigada, bem como o seu impacto sobre parâmetros morfológicos teciduais.

Neuropsicofarmacologia e Imunofarmacologia

Nesta linha de pesquisa serão estudados os efeitos de agentes sintetizados ou isolados de plantas em modelos experimentais de dor, inflamação e febre que permitam o desenvolvimento de drogas com ação analgésica, antiinflamatória e antipirética. Da mesma forma também será investigado se tais compostos possuem efeito nootrópico, anticonvulsivante, ansiolítico ou neuroprotetor. Com o objetivo de esclarecer o mecanismo de ação de substâncias inéditas e de descobrir novos alvos farmacológicos, os estudos serão reforçados com estudos bioquímicos, incluindo estudos de migração leucocitária, ligação de radioligantes, impacto sobre atividades enzimáticas selecionadas e dosagem de mediadores químicos, bem como medidas morfológicas e eletrofisiológicas, como eletroencefalograma. Tal abordagem também permitirá vislumbrar mecanismos de ação para drogas de uso clínico corrente, cujo mecanismo de ação ainda é desconhecido, ou controverso.

Toxicologia e Nutracêutica

Esta linha de pesquisa se dedica à investigação dos efeitos tóxicos de compostos sintetizados ou isolados de plantas em modelos de estresse oxidativo, bem como seu potencial de prevenir efeitos tóxicos de agentes conhecidos. Da mesma forma, esta linha compreende o estudo dos efeitos tóxicos e terapêuticos de componentes da dieta, originalmente de interesse exclusivamente nutricional, como ácidos graxos poli-insaturados e suplementos, complexos vitamínicos, aminoácidos selecionados, entre outros.