Ir para o conteúdo PGMEC Ir para o menu PGMEC Ir para a busca no site PGMEC Ir para o rodapé PGMEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório de Vibrações e Acústica

Destinado a pesquisa em ruído, vibrações e acústica, este apresenta a seguinte estrutura e equipamentos: 01 (uma) câmara de dois pavimentos para avaliação da transmissão sonora por impacto; 01 (uma) câmara reverberante de 207 m³; 01 (uma) câmara reverberante dupla de 60 / 67 m³; medidores de nível de pressão sonora; microfones para campos livre difuso e de pressão; acelerômetros; shakers e martelos de impacto; analisadores de sinais; manequim para medições biauriculares e de fones de ouvido; medidor de vibração no corpo humano; fontes sonoras omnidirecionais; fonte sonora de diretividade variável; fonte sonora especial para acústica de dutos e silenciadores; tapping machines para avaliação de ruído de impacto; sonda de medição de intensidade sonora; fones de ouvido eletrodinâmicos; ferramentas computacionais.

A câmara reverberante maior, de 206 metros cúbicos é usada para ensaios de medição de absorção sonora de materiais (ISO 354), potência sonora de equipamentos domésticos ou máquinas industriais (ISSO 3745), entre outros ensaios que utilizam campo difuso. A figura seguinte demonstra a aplicação de uma fonte de referência de ruído aerodinâmico (Bruel&Kjaer type 4204) e o sistema giratório para microfones (rotate boom) modelo Bruel&Kjaer type 3923. A câmara de transmissão sonora, usada para medir níveis de isolamentos sonoro de paredes de alvenaria (ISO 10140), paredes de gesso ou elementos construtivos da indústria ou da construção civil (portas, janelas, divisórias, etc.). A câmara de impacto é usada para verificar níveis de isolamento de impacto entre pisos superior e inferior. Um exemplo de aplicação da fonte sonora omnidirecional (dodecaedro, modelo Bruel&Kjaer Type 4292-L) e o rotate boom são vistos na Figura seguinte. No piso superior, utiliza-se a máquina de impacto para gerar um nível de ruído de impactação padronizado (ISO 717-2).

Outro instrumento frequentemente utilizado é o medidor de nível de pressão sonora (Bruel&Kjaer 2270). É utilizado para medir níveis de pressão sonora de máquinas, ruído ambiental (tráfego, ruído de trem, aeronáutico) ou avaliação de ruído em edificações. Para medições segundo a ISO 10534-2, utiliza-se tubos de impedância. São usados para medira absorção sonora de materiais como espumas, lãs de vidro, ressonadores, materiais construtivos, asfalto, concreto.

O laboratório de vibrações e acústica também conta fontes de referência, analisadores de sinais, amplificadores de potência, microfones, acelerômetros e martelos de impacto. A figura abaixo apresenta alguns dos principais equipamentos, marca e modelo.