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Informações complementares à Estrutura Curricular

Para o cálculo do total de créditos do curso serão consideradas as aulas teóricas, práticas e teórico-práticas. O curso de Mestrado terá a duração mínima de doze e máxima de vinte e quatro meses, e o curso de Doutorado, duração mínima de vinte e quatro e máxima de quarenta e oito meses; respeitando o mínimo de dezoito créditos para o Mestrado e trinta e seis créditos para o Doutorado. Por solicitação justificada do professor orientador do trabalho de conclusão, os prazos definidos poderão ser prorrogados por até seis meses, mediante aprovação do Colegiado.

O estágio de docência é uma atividade curricular para estudantes de pós-graduação que se apresenta como disciplina denominada “Docência Orientada”, sendo definida como a participação de aluno de pós-graduação em atividades de ensino na educação superior da UFSM, servindo para a complementação da formação pedagógica dos pós-graduandos. Os alunos do curso de Mestrado do PPGBA poderão totalizar até dois créditos e os alunos do curso de Doutorado até quatro créditos nessa disciplina para integralização curricular. Para os efeitos deste regulamento serão consideradas atividades de ensino:

  • Ministrar um conjunto pré-determinado de aulas teóricas e/ou práticas que não exceda a trinta por cento do total de aulas da disciplina;
  • Auxiliar na preparação de planos de aula e/ou atuar no atendimento extra-aula aos alunos;
  • Participar, em avaliação parcial, de conteúdos programáticos, teóricos e práticos;
  • Aplicar métodos ou técnicas pedagógicas, como: estudos dirigidos, seminários, etc.

As atividades de ensino desenvolvidas pelo aluno de pós-graduação em Estágio de Docência Orientada devem ser desenvolvidas sob a supervisão de um professor de carreira do magistério superior. É importante destacar que, de acordo com a nova Resolução Normativa N. 03, de 09 de outubro de 2020, que dispõe sobre disciplinas e créditos mínimos obrigatórios para alunos de Mestrado e Doutorado, apenas as disciplinas de Docência Orientada I e II são obrigatórias para os alunos de doutorado bolsistas do Programa, sendo as disciplinas III e IV optativas, e as disciplinas de Docência Orientada I e II são optativas para os alunos de mestrado.

A apresentação na disciplina de Seminários pelos alunos do Programa se dá na forma descrita abaixo.

1) Mestrado: alunos de primeiro semestre apresentam seus projetos de pesquisa e alunos de terceiro semestre apresentam seus resultados parciais.

2) Doutorado: alunos de segundo semestre apresentam seus projetos de pesquisa e alunos de quarto, sexto e oitavo semestres apresentam seus resultados parciais.

É importante destacar que os projetos ou relatórios de desempenho acadêmico contendo os resultados obtidos dos alunos que apresentam na disciplina são enviados para uma banca, composta por dois professores avaliadores (internos e/ou externos ao Programa), que consiste no Comitê de Acompanhamento do aluno. Esse Comitê acompanha o aluno durante toda a sua formação, desde a entrada no curso até a defesa de tese ou dissertação. Os professores avaliadores, membros Comitê de Acompanhamento, julgam a qualidade do documento recebido, a adequação da pesquisa à área de Biodiversidade e a apresentação do aluno. Caso o desempenho do aluno não seja favorável, a sua situação será imediatamente analisada pelo Colegiado do Programa, onde serão decididas medidas para reverter a situação. A manutenção da bolsa também está vinculada ao desempenho do aluno nessa disciplina.

O PPGBA possui ao total 44 disciplinas ativas registradas. Dentre estas, as disciplinas de Bioestatística, Sistemática Filogenética e as de Seminários (I e II para o Mestrado; I, II, III e IV para o Doutorado) são obrigatórias para todos os alunos matriculados no Programa.

É importante destacar também que o nosso Programa possui 13 disciplinas de “Tópicos Especiais em Biodiversidade Animal”, que são geralmente ministradas por pesquisadores externos ao nosso Programa, com o objetivo de aumentar a oferta de disciplinas que abordam temas de vanguarda e novas técnicas de análises de dados para os nossos alunos.