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O Curso em Números

O PPGBA tem se destacado nos últimos anos pelo aumento, tanto da quantidade como da qualidade, dos artigos publicados pelos professores e alunos do Programa. Considerando o Novo Qualis Capes (2019), o resultado indica uma clara mudança no perfil de publicação de artigos do PPGBA a partir do quadriênio 2017-2020, onde a maioria dos artigos está no estrato Qualis A. Notavelmente, o resultado indica claramente que a vasta maioria da produção do ano de 2021 (Quadriênio 2021-2024) também se encontra no estrato Qualis A.

Ao considerarmos o período do quadriênio 2017-2020, foram importados para a Plataforma Sucupira 269 artigos publicados pelos docentes do Programa. Considerando o Novo Qualis Capes 2019, 231 (86%) desses artigos encontram-se no estrato superior (A4+). Destes 231 artigos, 141 (61%) possuem discentes ou egressos como autores, sendo 44 A1 (31,4%), 33 A2 (23,3%), 31 A3 (22%) e 33 A4 (23,3%). Além desses dados, é muito importante destacar o expressivo crescimento do número de discentes/egressos com artigo Qualis A publicado neste quadriênio: 2017 = 16; 2018 = 18; 2019 = 22; e 2020 = 35.

  1. Número de artigos publicados por Qualis entre os anos de 2017 e 2020.
  2. Percentual de produção Qualis A de discentes/egressos e de apenas docentes no quadriênio 2017-2020.
  3. Número de discentes/egressos com artigo Qualis A publicado por ano do quadriênio 2017-2020.

É importante destacar que a Coordenação estimou que, para os anos de 2021 e 2022, ocorreria uma possível diminuição na quantidade (em torno de 30 a 40%) de artigos publicados em relação ao número de artigos publicados em 2020, assim como da qualidade (redução do número de artigos Qualis A1-A2) da produção associada a discentes/egressos do PPGBA. Contudo, felizmente, os números da produção associada a discentes/egressos em 2021 indicam claramente que estávamos equivocados, visto que o mesmo patamar de artigos publicados em 2020 se manteve em 2021. Portanto, esses dados comprovam que os nossos esforços para o aumento da quantidade e principalmente da qualidade da produção intelectual do nosso Programa estão dando resultados muito bons e sólidos.

  1. Número de artigos publicados por Qualis entre os anos de 2017 e 2021.
  2. Percentual de produção Qualis A de discentes/egressos e de apenas docentes no ano de 2021 (Quadriênio 2021-2024).

Desde março de 2018, o PPGBA passou a adotar a avaliação quantitativa dos egressos do Programa. Embora os egressos já fossem avaliados antes de 2018, este novo modelo incorporou métricas importantes que não eram quantificadas até então, como avaliação e destino dos egressos, de maneira individualizada, em relação à formação recebida.

O modelo de acompanhamento atual foi implementado em duas fases. Na fase inicial de testes, um questionário desenvolvido através da plataforma Google Forms foi enviado para todos os egressos de Mestrado e Doutorado formados entre os anos de 2016 e 2018.  

O número total de egressos do curso de Mestrado de 2016 a 2018 foi 31, sendo 12 formados em 2016, 13 em 2017 e 6 em 2018. Destes egressos, 19 ingressou em curso de Doutorado (62%), 1 é servidor público federal (3%), 1 é professor do ensino fundamental/médio em escola pública (3%), 1 é professor do ensino fundamental/médio em escola privada (3%), 1 é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico de Instituição Federal (3%), 1 ingressou em outro curso de graduação (3%) e 7 desempenham outras atividades como profissionais autônomos (23%). Desta forma, a grande maioria dos nossos egressos recentes do curso de Mestrado seguiu com o desenvolvimento de suas carreias acadêmicas por meio do ingresso em cursos de Doutorado.

O número total de egressos do curso de Doutorado de 2016 a 2018 foi 22, sendo 7 formados em 2016, 6 em 2017 e 9 em 2018. Destes egressos, 3 ingressaram em cargos administrativos em instituições públicas (14%), 1 é pesquisador em instituição privada (4,5%), 1 é biólogo institucional (4,5%), 1 ingressou em um novo curso de Doutorado (4,5%), 5 são alunos de pós-doutorado (23%), 1 é professor substituto em IES pública (4,5%), 1 é professor do ensino fundamental/médio em escola pública (4,5%), 1 é professor do Ensino Básico Técnico e Tecnológico de Instituição Federal (4,5%), 1 é professor do ensino superior em universidade pública (4,5%), 1 é professor do ensino superior em universidade privada (4,5%), 1 está sem emprego (4,5%) e 5 desempenham outras atividades como profissionais autônomos (23%). Desta forma, ficamos muito contentes em destacar que cerca de 95% dos egressos Doutores do PPGBA já estão atuando no mercado de trabalho, sendo que aproximadamente 80% destes estão trabalhando diretamente na área de formação.

Com a obtenção desses ótimos resultados, na segunda fase decidimos ampliar essa metodologia e aplicá-la para todos os egressos formados neste PPG até o primeiro semestre de 2020. A Coordenação trabalhou na elaboração de um novo formulário eletrônico, mais abrangente e eficiente, para ser aplicado no segundo semestre do ano de 2020. Sendo assim, este formulário foi enviado para os endereços de e-mail dos 212 egressos (Mestrado e Doutorado) formados neste Programa desde 2007 até este momento. Deste número total, tivemos 146 atividades profissionais indicadas nas respostas dos egressos. Porém, vale ressaltar que não foi possível atingirmos o número total de 212 respostas, pois muitos endereços de e-mails já não existem mais e, provavelmente, alguns dos egressos podem ter optado por não responder ao questionário. A partir dessa avaliação, contabilizamos que 93% das atividades profissionais indicadas pelos egressos que responderam ao nosso questionário estão diretamente relacionadas à formação obtida neste PPG e apenas 7% das respostas associam-se a outras atividades não relacionadas à área. No ranking das cinco atividades profissionais mais indicadas, a profissão de Professor (nível básico, técnico e superior) aparece em primeiro lugar com 42%, seguida por Estudante de Doutorado com 18%, Consultoria com 10%, Estudante de Pós-doutorado com 9% e Outras Atividades não relacionadas à área com 7%.