Ir para o conteúdo Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional Ir para o menu Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional Ir para a busca no site Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional Ir para o rodapé Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, nas modalidades Uni e Multiprofissional
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Residência Multiprofissional

Sistema Público de Saúde

Campos: Unidades Básicas de Saúde, 4ª CRS, Estratégias de Saúde da Família, HUSM.

Núcleos: Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Objetivos:

  • Capacitar os residentes para uma atuação norteado por uma concepção ampliada de saúde, sustentadas nos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde, a fim de que sejam competentes para desenvolver ações de gestão e atenção comprometidas com contexto inovador de desenvolvimento loco-regional mais sustentável.
  • Qualificar profissionais da saúde para atuar em situações clínicas de relevância epidemiológica tendo o cenário de um hospital universitário como estratégia balizadora do processo de formação.
  • Viabilizar novos cenários integrados e descentralizados de ensino-aprendizagem, que viabilizem processos assistenciais organizados, segundo princípios da regionalização, incluindo dinâmicas mais efetivas de referência e contrareferência entre níveis de baixa, média e alta complexidade.
  • Desenvolver competências para atuar numa perspectiva de rede regional integrada, articulando e promovendo, permanentemente, propostas de ações intersetoriais para melhoria constante da qualidade de vida da população.
  • Desenvolver uma modalidade de formação que pressupõe aquisição de competências para articular serviços, ações e políticas públicas de saúde, como forma de assegurar a construção de caminhos para a integralidade da
    assistência, com repercussão mais efetiva na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.
  • Potencializar a integração de ações de ensino-serviço, proporcionando um espaço de troca de saberes e experiências que possibilitem aproximar a formação às necessidades do sistema de saúde.
  • Propiciar uma formação crítico-reflexiva na perspectiva do desenvolvimento de competências técnico-sócio-político, ético-humanística e de relações interpessoais, com o propósito de provocar mudanças nos modos pensar-
    fazer saúde individual e coletiva a partir de uma concepção ampliada de saúde, sustentada nos Princípios e Diretrizes do SUS.
  • Adotar metodologias de ensino em serviço consonantes à Política de Humanização, de Gestão e de Educação para desenvolvimento do SUS, no sentido de instrumentalizar os profissionais para a qualificação de serviços condizentes às prerrogativas do SUS.
  • Fortalecer o trabalho interdisciplinar, fomentando a transversalidade, a grupalidade e/ou redes de conversação entre trabalhadores.
  • Promover a formação profissional integrada (interdisciplinar-intersetorial- fundamentada em uma discussão crítico reflexiva sobre a problemática da qualidade/resolutividade/efetividade do cuidado profissional centrada no
    usuário, na família.
  • Incentivar e capacitar para o desenvolvimento e utilização da pesquisa como ferramenta para planejamento, programação, implementação e avaliação das ações de gestão e atenção em saúde.
  • Contribuir para o processo de qualificação e humanização da assistência e de Reforma do Sistema Hospitalar Brasileiro buscando se inserir nos pilares da humanização do SUS como a co-responsabilidade, o protagonismo e a autonomia.

Gestão e Atenção Hospitalar

Campo: Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM.

Núcleos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social.

Objetivos:

  • Conhecer o processo saúde-doença das patologias crônico-degenerativas relacionando com as medidas de atenção em saúde.
  • Identificar fatores de risco para as doenças crônico-degenerativas do adulto e do idoso e a relação com os determinantes sociais, econômicos e culturais.
  • Promover ações assistenciais individuais e em grupo de acordo com as especificidades (definidas pelas diretrizes de cada profissão).
  • Desenvolver ações educativas e terapêuticas em saúde com grupos de pacientes, seus familiares e a comunidade, com ênfase em mudanças do estilo de vida, correções dos fatores de risco e adesão ao tratamento.
  • Contribuir para a educação permanente da equipe multiprofissional que atua com agravos crônico-degenerativos..
  • Realizar a contra-referência fomentando a corresponsabilização dos serviços da Atenção Básica com a alta hospitalar do usuário, utilizando mecanismos e estratégias de integração de serviços e experiências já existentes
  • Desenvolver a prática de atenção ao crônico-degenerativo, alicerçada em uma concepção ampliada de saúde, buscando a combinação de novas tecnologias que integram ações de promoção, prevenção, assistência curativa e reabilitação.

Campo: Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM.

Núcleos: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social.

Objetivos:

  • Viabilizar o aprimoramento das competências para desenvolver atividades de gestão e gerência em relação à saúde da mulher e do bebê, mantendo a equipe de profissionais com elevado nível de qualificação técnico-científica;
  • Desenvolver capacidades gerenciais voltadas para o exercício da função de gestor de sistemas e serviços de saúde da mulher e criança, apoiadas em base conceitual atualizada, bem como, em instrumentos operacionais adequados às exigências de descentralização e eficiência/efetividade, colocadas pelo Sistema Único de Saúde;
  • Estimular nos profissionais o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo que propulsione novos processos de gestão e gerência, considerando sua correlação com políticas de saúde da mulher e criança de modo que possibilitem a realização da atenção integral à saúde mediante a construção de práticas interdisciplinares;
  • Proporcionar a incorporação e utilização de estratégias de planejamento e programação na condução do processo de trabalho que assegurem oferta de serviços comprometidos com as necessidades sociais e de saúde da mulher e da criança;
  • Analisar criticamente a realidade do serviço e área de abrangência sob sua responsabilidade;
  • Atuar em equipes multidisciplinares na perspectiva interdisciplinar, com vistas à humanização da assistência a mulher e a criança, a integralidade da atenção, a melhoria dos indicadores qualitativos da saúde, a redução do tempo de hospitalização e índices de morbimortalidade materna e neonatal;
  • Planejar as intervenções a indivíduos, família e coletividade considerando o perfil epidemiológico da população, os princípios do Sistema Único de Saúde, os saberes e o conhecimento do Campo e Núcleo de Saber e Prática;
  • Participar e promover ações voltadas ao controle social das ações em saúde;
  • Identificar e atuar na rede de serviços de saúde dos diferentes níveis de atenção e de suporte social, com vistas a ações intersetoriais e estimular a participação nas mesmas, a fim de construir alternativas integradas para a melhoria da qualidade de vida do binômio mão-bebe;

Campo: Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM.

Núcleos: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Objetivos:

  • Desenvolver competências para atenção em onco-hematologia, que possibilitem identificar problemas de saúde prevalentes, intervindo de modo a respeitar as diversidades e especificações de cada área geográfica e/ou região, atuando principalmente nos cuidados primários de saúde com alta resolutividade.
  • Conhecer o processo saúde-doença das patologias onco-hematológicas relacionando com as medidas de atenção em saúde.
  • Desenvolver e implementar ações preventivas e de detecção precoce, que e atendam as diretrizes da Política de Atenção Oncológica.
  • Promover ações assistenciais individuais e em grupo de acordo com as especificidades (definidas pelas diretrizes de cada profissão).
  • Desenvolver processos de trabalho, voltado à intervenção nos problemas/situações de saúde no contexto individual, familiar e coletivo de forma integrada, respeitando os conhecimentos e valores populares, associados à competência técnica na área onco-hematológica.
  • Estabelecer vínculos com pacientes, família e comunidade pautados pelo respeito, ética e responsabilidade no cuidado à saúde, desenvolvendo uma prática humanizada e com excelência técnica.
  • Desenvolver a prática de atenção aos pacientes, família e comunidade de doenças onco-hematológicas, alicerçada em uma concepção ampliada de saúde, buscando a combinação de novas tecnologias que integram ações de promoção, prevenção, assistência curativa e reabilitação.

Saúde Mental

Campo: Unidade Paulo Guedes (HUSM), Estratégia de Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial.

Núcleos: Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Objetivos:

  • Desencadear o processo de reconhecer e compreender a Política Nacional de saúde mental e álcool e outras drogas, bem como a Rede de atenção em saúde mental.
  • Caracterizar o perfil dos usuários dos serviços de atenção em saúde mental/crack, álcool e outras drogas na 4ª Coordenadoria Regional, como forma de obter subsídios para ações de planejamento;
  • Instrumentalizar as equipes envolvidas em saúde mental e toda a rede de suporte a fim de subsidiar ações com a perspectiva de uma clínica ampliada;
  • Instrumentalizar as equipes envolvidas em saúde mental para a buscas de dados nos sistemas de informações disponíveis referente aos dados de saúde  mental (SIAB, DATASUS, entre outros) para obter o perfil estatísticos dos serviços e auxiliar a gestão e planejamento da ações;
  • Promover a inserção de acadêmicos nos serviços de saúde mental, visando desenvolver ações de atenção direcionadas aos usuários em sofrimento psíquico;
  • Proporcionar diálogos por meio da efetivação de espaços de discussão entre ensino-serviço, a fim de qualificar as práticas profissionais de modo a contribuir no desenvolvimento de dispositivos e tecnologias da clínica ampliada e projetos terapêuticos na perspectiva da atenção psicossocial;
  • Desenvolver atividades acadêmicas tutoriais, por meio da avaliação crítica e reflexiva das situações vivenciadas por residentes e preceptores, buscando qualidade na assistência à saúde mental;
  • Desenvolver habilidade acadêmica de co–responsabilização, ética e humanização nas atividades realizadas, buscando maior resolutividade das ações de cuidado em saúde Mental e usuários que fazem uso de crack, álcool e outras drogas;
  • Identificar as dificuldades de operacionalização dos parâmetros da Política de Atenção Integral aos usuários de saúde mental e uso de crack, álcool e outras drogas, nos municípios da região de abrangência da 4a CRS;
  • Desenvolver ações de educação em saúde nos territórios com ênfase na saúde mental/crack, álcool e outras drogas em parceira com as equipes de Estratégia de Saúde da Família e Unidades de Atenção Básica e demais cenários sociais envolvidos;
  • Trabalhar na perspectiva das Metodologias ativas e da clínica ampliada em saúde mental, considerando os aspectos socioeconômicos, culturais,  diversidade e singularidade da história de vida de cada pessoa visando a sua corresponsabilização pelo cuidado;
  • Refletir sobre os principais desafios no trabalho comunitário e reconhecer o papel da comunidade na prevenção aos Usuários que padecem de sofrimento psíquico e os que fazem uso de Crack Álcool e Outras Drogas
  • Trabalhar com apoio matricial na perspectiva da Atenção Integral aos Usuários que estão em sofrimento psíquico e os que fazem uso de Crack Álcool e Outras Drogas, a fim de compartilhar e potencializar as práticas no território, discutir os modos de promoção e prevenção em saúde mental e as possíveis formas de intervenção, envolvendo trabalhadores do CAPS e algumas equipes de ESF e UBS e acadêmicos.