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Palavra da Coordenação do LABCINE

Hoje, 16 de outubro de 2006, estamos lançando oficialmente o site do LABCINE; com isso, estamos completando mais uma etapa do nosso planejamento que visa a tornar o LABCINE um centro de referência na avaliação morfofuncional.

Profª. Drª. Silvana Corrêa Matheus

Quando ingressei na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) como professora adjunto do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD), em maio/2005, o Laboratório de Cineantropometria estava desativado; como o concurso público em que fui aprovada era específico na área de Medidas e Avaliação em Educação Física, vislumbrei no Laboratório de Cineantropometria a possibilidade de demonstrar na prática o conteúdo teórico que seria visto na sala de aula, bem como, de fazer dele um pólo de produção científica, colaborando para re-implantar o Programa de Pós-graduação do CEFD (mestrado e doutorado), além de estabelecer um vínculo com a comunidade acadêmica e a população em geral a partir de projetos de extensão.

Levei ao Departamento de Métodos e Técnicas Desportivas (DMTD), ao qual estou vinculada, este meu desejo e recebi todo o apoio do mesmo e da direção do CEFD para reabrir o Laboratório, bem como para estabelecer ali a minha sala de trabalho; este detalhe foi muito importante, pois me permitiu estabelecer uma rotina para o Laboratório de Cineantropometria e vivenciá-la diariamente, juntamente com a equipe de trabalho, o que contribui para um funcionamento mais eficiente.

Com alguns dias de funcionamento, ainda na fase de reestruturação física do Laboratório e de criação de uma estrutura de trabalho, recebi o convite da aluna Dalila Tosset para ser a sua orientadora em um projeto de pesquisa, com vistas ao processo de seleção de bolsistas do PBIC/CNPq; após reestruturação do projeto de pesquisa e submissão ao processo de seleção, o mesmo foi aprovado, marcando o início da produção científica do Laboratório de Cineantropometria e tornando-a a primeira integrante da equipe deste Laboratório.

Através de um processo seletivo, aberto a todos os alunos do CEFD que se enquadravam nos critérios pré-estabelecidos, juntaram-se a equipe quatro alunos de graduação, na função de laboratoristas. A participação desses alunos, como integrantes do grupo, visa a proporcionar a vivência laboratorial a partir do aprendizado/aprimoramento da rotina de avaliação morfofuncional, tanto teórica quanto prática, além do aprimoramento do conhecimento relativo a temas científicos relevantes para a formação acadêmica, os quais são abordados em reuniões semanais a partir da apresentação de artigos.

Reforçando o propósito de produção científica do LABCINE e o desenvolvimento da Linha de Pesquisa Avaliação e Desenvolvimento da Performance Humana, ingressaram no grupo, mediante processo seletivo, três alunos do Curso de Pós-graduação em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde (nível de especialização).

Das discussões realizadas em grupo e/ou individualmente, surgiram idéias e problemas que geraram até o momento 9 trabalhos científicos inéditos que foram apresentados em Eventos Científicos.

No momento em que se efetivou a produção de trabalhos a serem apresentados, houve a necessidade de estabelecermos um nome mais conciso para nos referirmos ao Laboratório de Cineantropometria; surgiu então o LABCINE e com ele a criação de uma logomarca, que já nos representa desde o seu lançamento, ocorrido em agosto/2006.

No III Congresso Sulbrasileiro de Ciências do Esporte, apresentamos o nosso primeiro trabalho realizado em parceria com outros grupos nacionais, no caso, com o GPAT, coordenado pelo Prof. Dr. Luiz Fernando Martins Kruel, da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Este site, que agora lançamos, servirá para: divulgar à comunidade internauta, a estrutura e o trabalho desenvolvido no LABCINE; informar a respeito de projetos de extensão, ensino e pesquisa em andamento; e estabelecer um canal de acesso rápido e direto com os integrantes da equipe.

Profª. Drª. Silvana Corrêa Matheus

Objetivos

O LABCINE atua em diferentes contextos, ou seja, de ensino, pesquisa e extensão, com propósitos específicos.

Ensino/Pesquisa

 Um dos propósitos do LABCINE é propiciar aos alunos engajados o aprofundamento em temas específicos e o desenvolvimento/aprimoramento da capacidade relativa à produção científica, tendo como linha de pesquisa a Avaliação e o Diagnóstico da Performance Humana.

Isso é possível a partir do ingresso do acadêmico como laboratorista, mediante processo seletivo, ou como estagiário (estágio profissionalizante) e do especializando no Curso de Pós-graduação em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde.

O LABCINE enquanto ambiente de ensino/pesquisa tem como objetivo:

– Aprofundar os conhecimentos em temas específicos, a partir de leitura e apresentação de assuntos relacionados à linha de pesquisa;

– Qualificar para a estruturação e o desenvolvimento de projetos de pesquisa em temas relacionados à linha de pesquisa;

-Contribuir para a formação de profissionais com espírito crítico através do domínio dos processos e métodos gerais e específicos de investigação, análise e atuação na área de conhecimento acadêmico-profissional.

Extensão

 Em relação à extensão o LABCINE tem como objetivo:

– Oferecer à comunidade uma possibilidade de avaliação morfofuncional (veja serviços prestados) a partir de testes específicos, que atendam aos propósitos do avaliado e possibilitem uma análise adequada do mesmo.