Ir para o conteúdo LAC Ir para o menu LAC Ir para a busca no site LAC Ir para o rodapé LAC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

O LAC constitui-se de um serviço de apoio ao diagnóstico, cuja finalidade é realizar análises de fluídos biológicos de pacientes ambulatoriais, do pronto socorro ou das unidades de internação do HUSM, para auxiliar no diagnóstico médico e no acompanhamento da evolução clínica dos mesmos, bem como contribuir com a comunidade universitária para a realização de pesquisas científicas e possibilitar estágios para discentes do curso de Farmácia.

O LAC está vinculado hierarquicamente a Direção Clínica do HUSM. Possue uma chefia imediata e um quadro funcional composto por 62 funcionários públicos federais técnico-administrativos, além de funcionários terceirizados e bolsistas. As categorias funcionais são farmacêutico-bioquímico, técnico de laboratório, laboratorista, auxiliar de laboratório e assistente administrativo.

Localiza-se no andar térreo do HUSM, ocupando uma área de aproximadamente, 446 m2. As atividades são exercidas nos diferentes setores: Coleta, Hematologia, Bioquímica, Urinálise, Microbiologia, Micologia, Parasitologia, Imunologia, Biologia Molecular e Lavagem e esterilização os quais contam com as mais modernas tecnologias disponíveis para a realização das análises.

O LAC atende cerca de 400 pacientes/dia, provenientes das diversas áreas clínicas do HUSM. Além destes, presta serviços para a região do estado onde está inserido como membro da sub-rede de laboratórios públicos para monitoramento laboratorial da infecção pelo HIV, realizando a quantificação de ácido-nucleico – carga viral do HIV e contagem de linfócitos T CD4+CD8+. O número médio de exames/mês é de 59.000, atingindo um total de aproximadamente 700.000 exames em 2010.

Participa de Programas de Controle de Qualidade Externos:
– Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – SBAC)
– Programa Nacional de Monitoramento Laboratorial da Infecção pelo HIV – CD4+/CD8+ e carga viral – sub-programa de avaliação externa da qualidade – AEQ
– Rede de monitoramento e controle de resistência microbiana em serviços de saúde – REDE RM – vinculado à ANVISA.