Ir para o conteúdo LAQIA Ir para o menu LAQIA Ir para a busca no site LAQIA Ir para o rodapé LAQIA

Prof. Dr. Fábio A. Duarte

fabio

O Prof. Fábio Duarte possui graduação em Química Industrial (2004), Mestrado em Química (2006) e Doutorado em Química Analítica (2009) pela Universidade Federal de Santa Maria. Em 2007 fez estágio no exterior na University of Aberdeen, sob supervisão do Prof. Dr. Jörg Feldmann. Foi professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande de 2009 a 2013, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Química Tecnológica e Ambiental (2010 a 2013). Atualmente, é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Santa Maria e é Coordenador de Pesquisa junto à Pro-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa. Foi Assessor Adjunto do Reitor da UFSM junto à Secretário de Apoio Internacional (SAI), de 04 à 11/2018). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Química da UFSM entre 2014 e 2016, sendo reeleito para biênio 2016-2018, período no qual o PPGQ/UFSM retomou o Conceito 7 na avaliação da CAPES (quadriênio 2013-2016). Foi Tesoureiro da Secretaria Regional RS (2014-2016) e Secretário desta Regional (2016-2018) da Sociedade Brasileira de Química (SBQ). Atualmente é membro do Comitê Assessor de Química da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS, 2015-2017 e 2017-2019). Participou da comissão organizadora e/ou científica de eventos nacionais e internacionais, com destaque para a organização (como coordenador geral) do XXIII Encontro de Química da Região Sul (XXIII SBQSul 2016). Atua como revisor de mais de 35 periódicos científicos e é assessor de diversas agências de fomento. Coordenou projetos com financiamento da PETROBRAS, Ministério da Saúde, CAPES, CNPq e FAPERGS. Tem experiência na área de Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: preparo de amostras, análise direta de amostras sólidas, análise de especiação e emprego de técnicas cromatográficas e espectrométricas. Possui 8 capítulos de livros publicados, 5 pedidos de depósito de patente e mais de 90 artigos publicados em periódicos científicos (h = 22).

fabioand@gmail.com