Ir para o conteúdo LEM Ir para o menu LEM Ir para a busca no site LEM Ir para o rodapé LEM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre

O Laboratório de Educação Musical – LEM foi criado no Centro de Educação da UFSM, na década de 1980, apresentando projeção como espaço e lugar (CUNHA, 2008) de formação e de produção de conhecimentos envolvendo o processo formativo de professores dos cursos de PedagogiaEducação Especial e de professores especialistas na área de Música. Pensar o LEM como lugar de formação é reconhecer sentido e legitimidade ao Laboratório e às práticas formativas que promovemos, dotadas de significados e significações que repercutem nos contextos profissionais.

A criação dos laboratórios que compõem o conjunto do LAMEN (Laboratórios de Metodologia do Ensino) está vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação, que desde os anos 1980 busca qualificar os processos formativos dos futuros professores, vinculados às diferentes licenciaturas da instituição. Com vistas nisso, o Laboratório de Música, atualmente Laboratório de Educação Musical, juntamente com outros oito laboratórios de diferentes áreas de conhecimento, foi criado no intuito de oferecer suporte estrutural e pedagógico às disciplinas de Metodologias e Estágios Supervisionados ofertadas aos cursos atendidos pelo Centro de Educação. Inicialmente, o conjunto dos laboratórios localizava-se no prédio de extensão da UFSM, no centro cidade, sendo transferido, nos anos 2000, para o campus. 

Atualmente, o LEM localiza-se na sala 3368, do Centro de Educação, em espaço amplo, tornando possível o desenvolvimento de trabalhos que envolvem práticas vocais e instrumentaisvivências pedagógico-musicais, bem como reflexões teóricas. Com acervo de instrumentos musicais, discografia, livros e revistas especializadas, aparelhagem de som, banco de teses, dissertações e monografias, dentre outros materiais e equipamentos que qualificam a relação dos acadêmicos com a música e seu ensino, o LEM torna possível a construção de conhecimentos basilares à formação de futuros professores, oferecendo formação metodológica, da Didática da Música, bem como de Estágio Supervisionado.

Ao longo dos anos, o Laboratório de Educação Musical foi desenvolvendo ações que incluíram não apenas ensino, mas extensão pesquisa, acolhendo acadêmicos de diferentes licenciaturas da UFSM, bem como professores de educação básica de Santa Maria e região. Neste processo, o LEM passou a constituir-se em lugar de discussão (CUNHA, 2008), reflexão, produção de conhecimentos e de desenvolvimento profissional para acadêmicos, pós-graduandos, professores e para os integrantes do grupo de pesquisa FAPEM: Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (CNPq), problematizando, mediando e construindo junto a seus integrantes.

 

O LEM, desde os anos 2000 desenvolve o Programa LEM: Tocar e Cantar, com oficinas de canto e instrumento, aberto à acadêmicos e à comunidade externa. Além disso, realiza trabalhos em escolas de Santa Maria e oferta cursos de formação continuada para professores da educação básica a partir do Programa SOM e dos Círculos Formativos em Música, programas de extensão desenvolvidos pelo laboratório. Tais cursos têm sido, também, implementados em parceria com o FIUFSM, Festival de Internacional de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria e com o Curso de Música.