Ir para o conteúdo MSRS Ir para o menu MSRS Ir para a busca no site MSRS Ir para o rodapé MSRS

I Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos

Banner_Competição_de_solos

O Grupo de Pedologia da UFSM (Departamento de Solos/PPG em Ciência do Solo/Museu de Solos do RS), com apoio da Embrapa e do Núcleo Regional Sul da SBCS realizaram a I Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos, evento até então inédito no Brasil. Alunos de diversas instituições do sul do Brasil mostraram suas habilidades na identificação de solos típicos da região central do RS, nos dias 7 e 8 de maio, no campus da UFSM.

Este tipo de evento costuma ser organizado em outros países, como nos EUA e  tem como objetivo a integração de alunos, professores e pesquisadores da área de Pedologia através de atividades desafiadoras e dinâmicas, fora da sala de aula, bem como difundir aos jovens Pedólogos as particularidades dos solos da região sede do evento.

A competição coordenada pelos professores do Departamento de Solos Fabrício de Araújo Pedron, Ricardo Bergamo Schenato e Ricardo Simão Diniz Dalmolin foi um sucesso! O primeiro lugar individual ficou com o aluno de doutorado do PPGCS-UFSM Luis Antonio Coutrim dos Santos e o primeiro lugar por equipes também com a UFSM com os alunos Angélica Silveira Bonumá (doutoranda do PPGCS), Flávia Benvenuti Ferreira (graduanda do curso de Engenharia Florestal), Débora Milani Kemerich (graduanda Engenharia Florestal) e Luís Antonio Coutrim dos Santos (doutorando do PPGCS). Os segundo e terceiro lugares, tanto individual quanto por equipes, ficaram com os competidores da UFSC -Universidade Federal de Santa Catarina.

I_CIS_SUL_1
Grupo de participantes da I Competição de Identidicação de Solos.
I_CIS_SUL_2
Organizadores da I Competição de Identificação de Solos.
I_CIS_SUL_3
Competidores realizando as provas de identificação dos solos.