Ir para o conteúdo PRH52 Ir para o menu PRH52 Ir para a busca no site PRH52 Ir para o rodapé PRH52
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Infraestrutura

O Departamento de Engenharia Química da UFSM (DEQ) conta com uma infraestrutura física de 1.900 m² em prédio próprio, composta por laboratórios de pesquisa, central analítica exclusiva do Departamento e laboratório de informáca, onde os alunos podem desenvolver seus trabalhos de conclusão de curso ou dissertações e teses na pós-graduação. Ainda se encontram disponíveis salas de estudo e permanência para os discentes, salas de professores e área administrava.

Os principais laboratórios do DEQ são:

Laboratório de Biocombusveis: neste laboratório são realizadas pesquisas na área de separação e produção de biocombusveis ulizando catalisadores heterogêneos e processos não-catalícos. Novos catalisadores são desenvolvidos e avaliados em diversas reações, em parcular, reações de produção de olefinas e outros insumos da indústria petroquímica a parr de fontes renováveis, além de reações para a produção de biodiesel e butanol. Principais equipamentos: Analisador de álcool, Coluna de deslação de bancada, Coluna de deslação piloto, Analisador de gases portál, Analisador de gases de bancada, reatores batelada Marca Parr, unidade de reação connua para reação em fase gasosa, unidade de reação connua para reação em fase líquida, Cromatógrafo gasoso com Espectrômetro de Massas, Cromatógrafo gasoso com detectores FID e TCD, Cromatógrafo gasoso com detectores FID e TCD, Cromatógrafo Líquido (HPLC) com detectores RID e UV-VIS, Espectrofotômetro UV-VIS, Evaporador rotavo com bomba de vácuo.

– Laboratório de Bioprocessos: neste laboratório são desenvolvidas pesquisa na área de desenvolvimento de processos fermentavos, processos enzimácos e de separação de biocompostos. Principais equipamentos: Sistema de cromatografia líquida de alta eficiência, Sistema de cromatografia muldimensional, Leitor de Microplacas HIDEX Sense, com tecnologia para medidas de Luminescência (Lum), Intensidade de Fluorescência (FI), Fluorescência Resolvida no Tempo (TRF), Fluorescência Polarizada(FP) e Absorbância (ABS), Espectrofotômetro com refletância difusa, Biorreatores para fermentação líquida do po STR com volume total de 5 L, Biorreator para fermentação líquida do po airlif com volume total de 3 L,1 Biorreator para fermentação líquida do po STR com volume total de 40 L, Bomba de seringa para uso em fluídos pressurizados, Reator enzimáco em vidro com volume total de 2L (com controle de agitação, temperatura, pressão), Reator leito fixo de aço inox para fermentação em estado sólido com volume de 5L (com controle de temperatura, pressão, Umidade relava e CO2), Agitadores orbitais po shaker, Agitadores orbitais po banho-maria, Banho metabólico dubinoff, Reator composto por sonda de ultrassom com potência de 400W.

– Laboratório de Processos Ambientais: neste laboratório são desenvolvidos processos relacionados ao tratamento e recuperação de resíduos. Mais especificamente, são realizados trabalhos de pesquisa na área de recuperação de metais nobres de sucata eletrônica e pirólise de resíduos de materiais poliméricos e biomassa para obtenção de produtos de maior valor agregado. Principais equipamentos: Cromatógrafo Gasoso acoplado ao espectrômetro de massas (GC-MS), Pirolisador, Plastômetro de Extrusão, Separador magnéco de rolos Marca Inbras, Separador eletrostáco Marca Inbras, Equipamento para produção de nanofibras – Forcespinning Fiberlab, Sistema de Extração com Fluidos Supercrícos (Reatores de Aço Inox, Bomba seringa, banhos de aquecimento), Calorímetro Diferencial de Varredura, Módulo de Termogravimetria, Microscópio Eletrônico de Varredura com EDS, Fluorescência de Raio-X por energia dispersiva, Planta de Deslação a Vácuo, Moinho de facas, Moinho de Martelos.

– Laboratório de Engenharia de Processos Assisda por Computador: neste laboratório são feitos estudos de modelagem e simulação de processos, como reatores catalícos e bioquímicos, colunas de deslação e processos de adsorção. Este laboratório possui 12 computadores e um notebook, sowares e ferramentas Numéricas (Microso Visual Studio com Fortran, Bibliotecas Numéricas IMSL em linguagem Fortran, MatLab, Stasca, simulador EMSO com aplicavo VRTherm, AVL Fire, GT-Suite/GT-Power).

– Laboratório de Processos: este laboratório possui vários módulos didácos de fenômenos de transporte, operações unitárias e reatores químicaos e foi concebido para o desenvolvimento de atividades didáticas no Curso de Graduação em Engenharia Química. Principais equipamentos: Módulo de Adsorção Sólido-Líquido, Módulo de Condução em Barras, Módulo de colunas de leito fixo e fluidizado, Módulo de secagem em leito de jorro, sistema de tubos e conexões, Módulo de Transporte e Separação Pneumáca, Módulo de Secagem, Módulo de Absorção em coluna com cilindros de gases. 

– Central Analíca: neste espaço, se encontram equipamentos adquiridos com recursos do Programa PróEquipamentos e são de uso comum a todos os docentes e discentes como: Espectrofotômetro de Absorção Atômica; Espectrofotômetro de Infravermelho com transformada de Fourier (FT-IR); Difratômetro de raios-X; Analisador de fisissorção e quimissorção; Microscópio Metalográfico com Câmara Digital; Forno de Microondas; Espectrofotômetro UV-VIS. Além dos laboratórios acima mencionados, os alunos do Programa contam com duas Plantas Pilotos de Biocombusveis para o desenvolvimento de seus trabalhos: 1- uma Planta Piloto para a Produção de Etanol com capacidade de deslar até 1000 L de mosto por dia, sendo esta planta mulpropósito, pois foi concebida para processar várias matérias-primas como cana-de-açúcar, matérias primas amiláceas e também processar etanol de 2a geração; 2 – uma Planta Piloto para a Produção de Biodiesel, com capacidade para processar 60 L em seu reator batelada, com todas as etapas do processo atualmente empregado nas indústrias permindo também seu uso com outras tecnologias como catálise enzimáca e heterogênea.

O DEQ conta com o apoio da Biblioteca Central (BC) da UFSM para as avidades de ensino, pesquisa e extensão -hp://w3.ufsm.br/biblioteca/. A BC coordena o Sistema de Bibliotecas da UFSM (SiB-UFSM), composto pela Biblioteca Central e doze bibliotecas setoriais, dentre elas, a Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia. A BC possui espaço sico de 3.770 m2 distribuídos em três pavimentos bem iluminados e arejados. Possui um acervo total de 298.752 volumes destes 233.651 são livros. Também possui acesso a portadores de necessidades especiais e cabines para estudo individual e em grupo, uma sala de vídeo com dois televisores e aparelho de DVD. Disponibiliza 11 terminais para consulta dos usuários, sendo 5 para uso exclusivo do Portal de Periódicos CAPES. Apresenta horário amplo para atendimento aos usuários, inclusive a noite. Todo o acervo da Biblioteca Central e da Biblioteca Setorial do Centro de Tecnologia encontra-se disponível para consulta em sistema automazado e disponível na internet para acesso por computador. A UFSM também disponibiliza aos professores e alunos o portal da CAPES que permite acesso a banco de dados de periódicos e patentes. Além disso, a Biblioteca Central faz parte do programa COMUT cadastrada como Biblioteca Base e uliza o soware Ariel, para fornecimento e recebimento de cópias on-line.

O DEQ possui ainda um Laboratório de Informáca com 25 computadores disponíveis para uso dos discentes durante a realização das disciplinas e para a realização das avidades de pesquisa e revisão bibliográfica no portal de Periódicos da CAPES. Também foram adquiridas licenças de sowares para usos dos alunos em suas dissertações, como o Stasca, Fortran, MatLab, MathCad, Origin, Cocco, EMSO e Polymath. O soware Aspen Plus está em processo de aquisição pela instuição. Além deste espaço, o Centro de Tecnologia da UFSM dispõe de duas salas de informáca para uso dos alunos.

Estão disponíveis também para os alunos uma área de 120 m2 dividida em cinco salas com bancadas individuais e armários para a permanência/estudo de alunos e uma sala de reuniões. Este espaço conta ainda com 15 computadores distribuídos entre as salas, que podem ser usados pelos discentes para o desenvolvimento de seus trabalhos. Estão sendo implementadas novas salas de aula com estrutura de vídeo conferência, lousa digital e salas de co-working para maior integração. Para a apresentação de trabalhos de conclusão de curso e realização de defesas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, o Centro de Tecnologia possui 3 auditórios e salas com infra-estrutura para a realização de videos conferencias.

O curso de Tecnologia de Processos Químicos conta com o Laboratório de Análises Químicas, Industriais e Ambientais (LAQIA – área total de 410 m2) e do Centro de Estudos em Petróleo (CEPETRO – área total de 1.130 m2), este úlmo inaugurado em 2012 e fruto da parceria com a Petrobrás. Estes espaços estarão totalmente disponíveis para o PRH. No caso de formação de recursos humanos na área de controle de qualidade e de processos, os equipamentos que constuem o LAQIA permitem a idenficação e determinação de elementos e compostos químicos, contaminantes ou não, em baixas concentrações, em vários pos de materiais. Dentre os principais equipamentos, destacam-se: i) espectrômetros de infravermelho; ii) espectrômetro de massas com separador por tempo de voo; iii) espectrofotômetro UV-VIS; iv) microscópio eletrônico de varredura, v) analisadores elementares de enxofre, nitrogênio e cloro; vi) cromatógrafos de íons (IC) com detector UV e por espectrometria de massas (ICMS); vii) cromatógrafos a gás e a líquido com espectrômetro de massa sequencial (GC e LC-MS/MS), viii) cromatógrafos a líquido (HPLC) com detectores de arranjo de diodos, UV e fluorescência; ix) espectrômetros de absorção atômica; e, x) espectrômetros de massa e de emissão ópca com plasma induvamente acoplado. Para a formação de recursos humanos na área de tratamento de materiais e intensificação de processos, a infraestrutura do CEPETRO compreende: (i) reatores para micro-ondas em sistema aberto e fechado, bem como em fluxo, em fornos de diferentes capacidades operacionais; (ii) reatores para aplicação de ultrassom em batelada e em fluxo, com banhos e sondas, com potências e frequências disntas e com frequência variável; (iii) reatores para tratamento com radiação UV e micro-ondas; (iv) analisador de densidade e viscosidade; e, (v) analisador de tamanho e distribuição de gotas.