Ir para o conteúdo CAPES/PrInt Ir para o menu CAPES/PrInt Ir para a busca no site CAPES/PrInt Ir para o rodapé CAPES/PrInt
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sociedade Informacional: Memória e Tecnologias

A temática está elaborada com base em três conceitos: sociedade informacional, memória e tecnologia. Em conjunto, estas noções definem o campo geral e a dimensão específica da abordagem. O conceito de sociedade informacional denotará o campo temático e os conceitos de memória e tecnologia caracterizarão o enfoque específico em cada uma das competências aqui apresentadas. Como sabemos, sociedade informacional ou sociedade da informação é um conceito amplamente reconhecido que designa um desdobramento progressivo da estruturação tecnológica de todas as formas humanas de sociedade. Com o desenvolvimento das Tecnologias de Informação e da Comunicação, as sociedades humanas deixaram de ser apenas integralmente cimentadas pela tecnologia, passando, além disso, a constituírem-se como sociedades inteiramente estruturadas pela Tecnologia de Informação. O vínculo social deixa de ser fundamentalmente baseado em representações, para ser fortemente definido pela Tecnologia de Informação. Ou seja, no mundo contemporâneo, a atividade econômica, a vida coletiva e individual, as organizações e instituições regulam-se majoritariamente pela produção, registro, gerenciamento e uso de informação. Em razão disso, as populações humanas assumem, como resultado de um processo histórico antigo e veloz, as identidades resultantes da sociedade informacional.

Quando se aborda o fenômeno da identidade social, por princípio, se está num campo intrinsecamente dinâmico. No entanto, as sociedades informacionais representam uma intensificação na dinâmica social e sistêmica, pois a Tecnologia de Informação está intrinsecamente implicada como aceleração quantitativa e qualitativa. Big Science, Big Data, mas, também, Big Changes e Big Catastrophes não são fenômenos contingentes na sociedade informacional. Nesse sentido, os conceitos de memória e tecnologia fornecem o aspecto particular de definição da temática, no intuito de restringir o foco na dimensão dinâmica da identidade das sociedades informacionais. Por outro lado, podemos compreender a memória como um fenômeno complexo, no qual o estrato operacional, de uma pessoa ou de um dispositivo, referido à capacidade de coletar, armazenar e recuperar informação é integrado com o nível coletivo e cultural da memória, resultando, assim, em um conceito suficientemente diferenciado e coeso que permite uma abordagem dos diversos sentidos e contextos em que acontece a dinâmica de indivíduos, de grupos e de sistemas nas sociedades de informação.

PAÍSES