Ir para o conteúdo PPBIO Ir para o menu PPBIO Ir para a busca no site PPBIO Ir para o rodapé PPBIO
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dados

Para ser útil para cientistas, profissionais envolvidos com o manejo ambiental e formadores de políticas públicas, um conjunto de dados deve ser devidamente armazenado em uma estrutura organizada e sempre vir acompanhado de explicações detalhadas, incluindo informações sobre como foram coletados, onde, por quem e quando – os chamados Metadados Primários. Com isso, assegura‐se que esse conjunto de dados possa ser entendido e utilizado futuramente por qualquer pessoa, não necessariamente por quem o coletou. Metadados são dados sobre dados que auxiliam os pesquisadores a encontrar, entender e utilizar eficientemente conjuntos de dados gerados por eles mesmos ou outros pesquisadores.

Visando disponibilizar um banco de dados sobre a biodiversidade da Mata Atlântica para diversos setores da sociedade, o PPBio Mata Atlântica segue o princípio de que toda coleta de informações deve ser devidamente documentada na forma de metadados, associado ao respectivo conjunto de dados validados e disponibilizada em um sítio na internet com livre acesso. A política de Dados do PPBio Mata Atlântica está disponível na seção de Política de dados.

Os metadados presentes no Portal PPBio Mata Atlântica seguem o padrão EML (Ecological Metadata Language, Fegraus et al. 2005), desenvolvido pelo Knowledge Network for Biocomplexity (KNB), uma rede internacional que pretende a integração dos dados de vários sítios de coletas, laboratórios e pesquisadores. Eles são organizados da seguinte maneira: título e resumo, palavras‐ chave, proprietário, contato, partes associadas, projeto de pesquisa, direitos de uso, cobertura geográfica, cobertura temporal, cobertura taxonômica, métodos, informações sobre acesso, arquivos de dados e informações sobre a tabela de atributos.

A confecção dos metadados deve ser feita através do software Morpho, disponível gratuitamente para download no site da rede KNB. A equipe PPBio Amazônia desenvolveu um manual para utilização do Morpho, que pode ser baixado aqui (última atualização maio/2012). Leia o manual antes de iniciar seus metadados.

Além dos metadados, disponibilizamos o conjunto de tabelas de dados PPBio e as instruções de preenchimento, que podem ser baixados aqui (Última atualização: 25/05/2012). Este é um conjunto de 8 arquivos, composto por:

  • 5 tabelas .xls para inserção dos dados, sendo 1 tabela uma sugestão de planilha para campo;
  • 3 arquivos .doc, sendo um arquivo chamado “Me leia antes!.doc”, que contém instruções detalhadas de preenchimento, “Glossário de termos repositório de dados PPBio.doc” e “TERMO DE COMPROMISSO e Normas de conduta.doc”

Em breve você poderá acessar a área do Repositório de Dados do Programa de Pesquisa em Biodiversidade da Rede PPBio Mata Atlântica e pesquisar em todos os METADADOS cadastrados em nossa base de dados.

Roteiro para enviar seus metadados e dados:

  • Baixe o Manual Morpho do PPBio;
  • Leia o Manual;
  • Baixe o programa no site indicado no Manual;
  • Baixe o conjunto de tabelas de dados e instruções;
  • Leia todos os arquivos e tente preencher as tabelas antes de ir para o campo (com dados coletados ou imaginários, como treinamento);
  • Envie os metadados e/ou dados para contato@biodiversidade.uerj.br