Ir para o conteúdo CAL Ir para o menu CAL Ir para a busca no site CAL Ir para o rodapé CAL
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

3º SIGATEC – Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias Digitais na Educação

Técnico-Científicos Publicado: 1 abril 2019 - 14:26 Última modificação: 4 agosto 2020 - 14:11 Ouvir

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

02/09/2019 13:00 - 04/09/2019 21:00

Notícias do Evento sigatec-3

Divulgação da Programação para o SIGATEC
Verifique o horário e o local de apresentação do seu trabalho no PDF da programação do evento. Programação do Evento Também disponível o PDF para o SeDiTER Veja como chegar…
23/08/2019 - 10:56
3º SIGATEC - Informações sobre o Local do Evento, Transportes, Hospedagens e Restaurantes
O Evento será realizado no Colégio Politécnico - UFSM. Aqui podem ser consultadas Informações de Transportes, Hospedagens e Restaurantes.
14/08/2019 - 11:35
3º SIGATEC - Relação de Trabalhos Aprovados
A lista com os trabalhos aprovados para o evento está disponível abaixo. Relação de Trabalhos Aprovados.
14/08/2019 - 09:49
Download do Template e Circular do 3º SIGATEC
O download do Template e da Circular do evento podem ser efetuados aqui: Download Template Artigo SIGATEC. Download Circular do Evento.
12/08/2019 - 17:46
Descrição

Convidamos a comunidade científica para o 3º Simpósio Internacional sobre Games, Gamification e Tecnologias Digitais na Educação, a realizar-se nos dias 02, 03 e 04 de setembro de 2019, na Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria – RS.

A proposta de evento – 3° SIGATEC – é uma atividade de extensão promovida pelos Projetos “Laboratório de Ensino e Aprendizagem de Línguas Online (LabEOn/UFSM)”, em parceria com o “Laboratório de Línguas” (LabLin/UFSM) e o GrPesq “Núcleo de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem de Línguas a Distância” (NuPEAD/UFSM). O evento tem como objetivo geral proporcionar momentos de reflexão sobre a importância do uso de jogos online, gamification e tecnologias digitais na educação, considerando o impacto evolutivo da sociedade contemporânea. Para atingir essa meta, o evento tem como objetivos específicos:

a) fomentar a discussão sobre o uso de jogos e tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem em contexto educacional;

b) compartilhar experiências de elaboração de material didático digital, desenvolvimento de jogos digitais;

c) discutir sobre design, princípios de aprendizagem, jogabilidade em jogos educativos e gamification no ensino de línguas;

d) debater sobre tecnologias digitais para o desenvolvimento de jogos digitais, materiais didáticos e mundos imersivos;

e) promover discussão sobre os multiletramentos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem de línguas mediados por tecnologias, mais especificamente na promoção de letramentos diversos.

Neste ano, o evento conta com palestrantes convidados e professores pesquisadores de diferentes áreas disciplinares, entre eles: Edna Lima – videoconferência (Ohio University); Lynn Alves – videoconferência (UFBA); Júnia Braga (UFMG); Rodrigo Guerra (UFSM); Christian Puhlmann Brackmann (IFFAR), João Ricardo Bittencourt (UNISINOS); Vilson Leffa (UFPel); João Batista Bottentuit Júnior (UFMA); André Coordenonzi (UFSM); Felipe Becker Nunes (UM); Fabrício Herpich (UFRGS); Giani Petri (Politécnico/UFSM); Carlos Silva (NTE), entre outros, para discutirem temáticas, tais como produção de Narrativas para Jogos Digitais, Robótica na Educação, Pensamento computacional desplugado, Uso e desenvolvimento de Jogos Digitais e Gamification na Educação, Realidade Virtual e Aumentada, entre outros.

Também, neste evento, inserimos o 1º Seminário de Dissertações e Teses em Andamento sobre Tecnologias Educacionais em Rede, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER), da UFSM, espaço este destinado aos nossos acadêmicos para discussão de suas pesquisas em andamento.

Tendo em vista esse contexto efetivo para trocas e compartilhamento de conhecimentos, e, ainda, com sua participação e contribuição, temos plena convicção de que o evento ocasionará momentos repletos de reflexões, discussões e avanços das áreas investigadas.

Palestrantes


Giani Petri – UFSM


Rodrigo da Silva Guerra – UFSM

Giliane Bernandi – UFSM

André Zanki Cordenonsi – UFSM

Felipe Becker Nnunes – Antonio Meneghetti Faculdade

Junia de Carvalho Braga – UFMG

Edna Lima – Ohio University

Susana Cristina dos Reis – UFSM

Vilson José Leffa – UFPel

Lynn Rosalina Gama Alves – UFBA

João Batista Bittentuit Junior – UFMA

Fabrício Herpich – UFRGS

Christian Puhlmann Brackmann – IFFAR

Francisco Ritter – UFSM

Liane Margarida Rockenbach Tarouco – UFRGS
Comissão

Anidene Siqueira Cecchin – UFSM

Adilson Fernandes Gomes – UFSM

Edoardo Pletsch – UFSM

Fabiane Godoy Flores – UFSM

Rosangela Segala de Souza – UFRGS

Quelvin S. Gazen – UFSM

Susana Reis – UFSM

Maicon Luiz Anschau – UFRGS

Alisson do Nascimento – UFSM

Circular do Evento

Download Template Resumo SIGATEC

Programação

Inscrição

As inscrições como ouvinte ou como apresentador de trabalhos serão realizadas pelo site do evento (o site ainda está em construção, será divulgado em breve). Acompanhe informações pelo Facebook do evento, clicando AQUI

TIPOS DE PARTICIPAÇÃO

Como ouvinte:

➢ Período de inscrições para ouvintes: 05/03/2019 a 02/09/2019.

Como apresentador de comunicação oral individual:
➢ Envio de resumos: 20/03/2019 a 20/04/2019;
➢ Divulgação dos trabalhos aprovados para o evento: 06/05/2019;
➢ Para os resumos selecionados para o ebook, o prazo da versão final do artigo completo será: 02/08/2019;

Como apresentador em sessões coordenadas:
➢ Para enviar proposta de sessões coordenadas é preciso ser professor com titulação em nível de doutorado. Verificar mais detalhes nesta circular em “Modalidades de participação”.
➢ Envio de resumo da proposta de sessão: 20/03/2019 a 20/04/2019;
➢ Divulgação dos trabalhos aprovados para as sessões: 06/05/2019;
OBS: O número de vagas para sessões coordenadas será limitado em função do espaço físico.

INVESTIMENTO

Inscrição como ouvinte:
➢ Alunos de graduação R$ 65,00 (até 10/05/19) e R$ 90,00 (até 10/08/19);
➢ Professores de escola da rede pública R$ 75,00 (até 10/05/19) e R$ 100,00 (até 10/08/19);
➢ Alunos de Ensino Médio/Técnico (IFs): R$ 30,00 (até 10/05/19) e R$ 45,00 (até 10/08/19);
➢ Alunos de Pós-Graduação R$ 90,00 (até 10/05/19) e R$ 130,00 (até 10/08/19);
➢ Alunos do PPGTER/UFSM: R$ 50,00 (até 10/05/19) e R$ 65,00 (até 10/08/19);
➢ Professores universitários e pesquisadores R$ 150,00 (até 10/05/19) e R$ 250,00 (até 10/08/19);

Inscrição com apresentação de trabalho (oral, sessão, pôster ou amostra):
➢ Professores universitários e pesquisadores: R$ 200,00 (até 10/05/19); R$ 300,00 (até 10/07/19);
➢ Alunos de Pós-graduação: R$ 100,00 (até 10/05/19); R$ 200,00 (até 10/07/19);
➢ Alunos de graduação: R$ 80,00 (até 10/05/19); R$ 160,00 (até 10/07/19);
➢ Professores de escola da rede pública: R$ 90,00 (até 10/05/19); R$ 180,00 (até 10/07/19);
➢ Alunos do PPGTER/UFSM: R$ 65,00 (até 10/05/19); R$ 130,00 (até 10/07/19);
➢ Alunos de Ensino Médio/Técnico (IFs): R$ 45,00 (até 10/05/19); R$ 90,00 (até 10/07/19).

LINHAS TEMÁTICAS
➢ Desenvolvimento/Produção de Jogos Online/Educativos, Mundos virtuais e tecnologias móveis na Educação;
➢ Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede;
➢ Relatos de Experiências sobre integração de Jogos Online/Educativos, Mundos virtuais e Tecnologias na Educação;

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO COM PUBLICAÇÃO:
Sessões Coordenadas – resumo/artigo completo: Para este tipo de sessão, pelo menos, até dois professores doutores, de uma mesma instituição ou duas instituições diferentes. Esses professores solicitam e encaminham os resumos de seus integrantes à comissão de avaliação de trabalhos. As sessões serão compostas por até, no máximo 5 trabalhos, sendo preciso encaminhar o resumo de cada uma das apresentações previstas, bem como o resumo geral da sessão coordenada. Apenas os proponentes precisam ser doutores. Os apresentadores não precisam ter doutorado. As inscrições para essas sessões serão limitadas.
Comunicações individuais – resumo/artigo completo: professores pesquisadores e alunos de Pós-graduação, professores de escola da rede pública, por meio de exposição oral de trabalhos (15 minutos) e debate (5 minutos);
Comunicações via pôster (Digital Pechakucha) – resumo: alunos de graduação, exposição do pôster em sessão programada.
Amostra de games e softwares educativos – resumo: alunos de graduação/pós-graduação, professores, desenvolvedores, designers de jogos, entre outros.

OBS:
➢ Os artigos selecionados serão submetidos a avaliação da comissão Técnico Científico, a qual selecionará os artigos que irão compor os capítulos do ebook do evento;
➢ Cada inscrito poderá submeter apenas um trabalho como 1º autor.
➢ Será disponibilizado aparelho multimídia para as apresentações que necessitarem de projeção de slides;
➢ Os anais do evento serão disponibilizados online

NORMAS DE SUBMISSÃO DO RESUMO:
➢ A formatação do resumo deve atender as normas estabelecidas no Template e deve ser enviado no e-mail: simposiogames@gmail.com;

NORMAS DE SUBMISSÃO DE ARTIGO COMPLETO:
➢ A formatação do artigo completo deve atender as normas estabelecidas no Template e deve ser enviado no e-mail: simposiogames@gmail.com;

CERTIFICADOS

Links para download dos certificados para ouvintes dos Minicursos ministrados na 3º edição do SIGATEC :

Minicurso 1 – Realidade Aumentada na Educação: desafios e possibilidades na educação.

Minicurso 2 – Pensamento Computacional Desplugado: Ensino da Computação sem o Protagonista.

Minicurso 3 – Criação de Games do Ensino Fundamental ao Ensino Superior: Potencializando a Aprendizagem e Desenvolvendo Novas Competências.

Minicurso 4 – Hipervídeo na Educação.

Minicurso 5 – Robótica com Lego Educacional.

Contato

COORDENAÇÃO GERAL
Profª Drª Susana Cristina dos Reis (UFSM)

COMISSÂO ORGANIZADORA
Profª Drª Susana Cristina dos Reis (NUPEAD/UFSM)
Profª. Doutoranda. Anidene Cecchin (NUPEAD/UFSM);
Profª. Me. Rosangela Segala de Souza (NUPEAD/IFFar/JC);
Prof. Me. Adilson Fernandes Gomes (NUPEAD/Colaborador);
Prof. Me. Edoardo Pletsch (NUPEAD/Rede Estadual);
Prof. Esp. Maicon Luiz Anschau (NUPEAD/UFSM);
Prof. Ricardo Block ((NUPEAD/UFSM);
Acadêmico IC PIBIC Quélvin Gazen (NUPEAD/UFSM);
Acadêmico IC PROBIC Fabiane Godoy Flores (NUPEAD/UFSM).

COMISSÃO CIENTÍFICA PARA AVALIAÇÃO DE TRABALHOS
Profª. Drª Susana Cristina dos Reis (NUPEAD/UFSM);
Profª. Drª Júnia Braga (UFMG);
Profª. Drª Roseclea Duarte Medina (UFSM);
Profª. Drª Giliane Bernardi (UFSM);
Prof. Dr. André Zanki Cordenonsi (UFSM);
Prof. Dr. Felipe Becker Nunes (Universidade Meneghetti).
Profª. Drª. Cândida Martins Pinto (Col. Politécnico/UFSM);
Profª. Doutoranda Anidene de Siqueira Cecchin (NUPEAD/UFSM);
Profª. Me. Rosangela Segala de Souza ((NUPEAD/IFFar-JC);
Prof. Me. Adilson Fernandes Gomes ((NUPEAD/Colaborador);

APOIO TÉCNICO
Prof. Esp. Maicon Luiz Anschau (NUPEAD/UFSM);

COLABORADORES
Prof. Me. Anderson José Machado Linck (NUPEAD/Colaborador);
Profª Me. Luana Mattiello (NUPEAD/Colaboradora);

MAIS INFORMAÇÕES:

Av. Roraima, 1000 – Camobi, Santa Maria – RS
Centro de educação, prédio 16, Sala: 3311

Localização

Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Av. Roraima - 1000 - Camobi

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Realização
Apoiadores