A equipe Bombaja UFSM está preparada para a competição nacional Baja SAE BRASIL

A equipe Bombaja UFSM já está nos preparativos finais para a  23ª Competição Baja SAE BRASIL que acontecerá de 9 a 12 de março, na cidade de São José dos Campos, em São Paulo. Este ano eles retornam à competição nacional depois de obter a 29ª posição em 2015.

Estudante do curso de Engenharia Mecânica, Leonardo Colpo, integra a equipe há 4 anos e conta que a expectativa para a competição é boa: “O veículo tem apresentado resultados muito bons desde a primeira competição que participou. Mas, ele tem a vida útil de dois anos, ou seja, quatro competições e, por isso, está se aposentando”. A competição tende a ser vista como automobilística, porém, segundo Leonardo, se trata de uma competição de engenharia, pois o projeto é muito valorizados pelos juízes, por isso, deve ser muito bem estudado pela equipe.

O foco da equipe para a 23ª Competição Baja SAE BRASIL é chegar lá com a apresentação muito bem feita, pois um bom projeto e  uma justificativa bem embasada das escolhas são extremamente importantes na hora da avaliação. Além disso, eles se preparam com testes em pista para garantir que o veículo está como planejado e realizar as melhorias, se necessário.

Sobre o projeto deste ano, Leonardo conta que mudou pouco visualmente e que a melhora significativa está no estudo da área de suspensão, já que a competição é “off road” (fora da estrada) e o veículo precisa ser capaz de  transpor vários obstáculos e fazer manobras em espaços reduzidos.

700x450 crop 90 images slides image019

O dia a dia da competição

A equipe Bombaja vai para São José dos Campos na terça-feira (7), para realizarem a inscrição na quarta-feira (8). Do dia 9 ao dia 12, passarão por inúmeras provas com critérios rígidos como a de segurança e a de motor, e também a prova das apresentações dos projetos que envolve dez áreas, tanto relacionadas ao veículo, como  sistemas de suspensão, transmissão, freio, sistemas de gestão, quanto vendas e marketing. O carro vai para a pista só no domingo (12). Pista esta que é planejada para testar a resistência dos veículos, portanto, vence a prova aquele que der o maior número de voltas.

Sobre a equipe

A Bombaja UFSM é um projeto de extensão do Departamento de Engenharia Mecânica, curso de Engenharia Mecânica e Curso de Engenharia Elétrica e tem o objetivo de proporcionar aos alunos a possibilidade de aplicar a teoria na prática. O projeto conta com dois professores orientadores, Nattan Caetano e Gilmar Fernando Vogais, e funciona como uma empresa. Por isso, hoje a Bombaja conta com membros de diferentes cursos incluindo outras Engenharias, Comunicação Social e Administração.

Texto por Leandra Cruber, acadêmica de Jornalismo. – Núcleo de Divulgação Institucional do CT/UFSM.