Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Recital com pianista italiano e professor de contrabaixo da UFRGS



Nesta quarta-feira (14), o Centro de Artes e Letras (CAL) será palco para um recital do pianista italiano Mauro Ronca, professor do Istituto Comprensivo di Moncalvo, e do contrabaixista brasileiro Alexandre Ritter, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Eles vão tocar obras de Adolf Misek e Armando Trovajoli. O recital ocorre às 19h30min, na sala 1107 do prédio 40 do campus da UFSM. A entrada é franca. 

Breves currículos: 

Alexandre Ritter é doutor em performance pela University of Georgia (EUA). Sua formação musical e acadêmica também inclui um ano de mestrado em double bass performance na University of British Columbia (Canadá). Alexandre já participou de vários festivais de música, tendo a oportunidade de estudar com alguns dos melhores contrabaixistas do mundo, como Franco Petracchi, Joel Quarrington, Edwin Barker, Gary Karr e François Rabbath. Já participou das orquestras sinfônicas de Savannah, Charleston, Greenville e Augusta, todas nos EUA, bem como das sinfônicas de Porto Alegre e do Paraná. O trabalho de Alexandre como músico sinfônico, camarista e solista lhe proporcionou a oportunidade de tocar em países como Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Costa Rica, França, Itália e EUA. 

Mauro Ronca começou a estudar música ainda criança. Foi aluno de Giacomo Fuga no Conservatorio Vivaldi de Alessandria, na Itália, onde graduou-se em piano. Foi premiado nos concursos nacionais Carlo Mosso (2005) e Luigi Nono (2007). Seu trabalho de solista, músico de câmara e acompanhador o tem levado a fazer concertos na Itália e nos Estados Unidos. Mauro é professor de piano no Istituto Comprensivo di Moncalvo (atualmente “Centro de Formação Musical Primária”), em concordância com o Conservatório de Alessandria, e está realizando o Corso di Perfezionamento na Accademia di Musica de Pinerolo, com Enrico Pace e Laura Richaud. 

Com informações da Assessoria de Comunicação do CAL

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-1873

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes