Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programação da Bienal do Mercosul em Santa Maria traz palestra com professora da UFRGS nesta sexta



Territórios e Geopoética com Deleuze e Nitzsche é o tema da palestra que a profª da UFRGS, Drª Paola Zordan, ministra nesta sexta-feira (16), às 19h, no auditório do Centro de Ciências Sociais e Humanas (antiga Reitoria), da UFSM. O evento faz parte das atividades da 8ª Bienal do Mercosul em Santa Maria.

Paola Zordan trabalha com a linha de pesquisa “Filosofias da Diferença e Educação”. Ela descreve o tema com o qual trabalha – Paisagens plásticas – como o encontro da arte com a educação, seus espaços de contágio, matérias, bandos e campos de delírio.

O evento contará, também, com a participação dos artistas paraguaios Laura Mendelik e Wolfang Krauch, do grupo Planta Alta, de Assunção, que participam do projeto Continentes.

A atual edição da Bienal do Mercosul, sob o título Ensaios de Geopoética, tem como tema central o território da arte, e busca discutir as relações entre arte e as questões de país e nação, identidade, território, mapa e fronteira. Em um mundo que passa por mudanças tecnológicas que alteram o modo como pensamos, agimos e nos entendemos, a arte busca esclarecer e compreender a sua participação nesse processo, englobando aspectos geográficos, políticos, econômicos e culturais.

Sobre a palestrante:
Paola Zordan é doutora e mestre em Educação, bacharel em Desenho e Licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da área de Didática das Artes, do Departamento de Ensino e Currículo da UFRGS, onde atua como supervisora de Estágio de Docência do curso de Licenciatura em Artes Visuais, do qual é membro da Comissão de Graduação, coordenando o sub-projeto ligado a este curso para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Capes). Na mesma instituição é professora do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha Filosofia da Diferença, junto ao grupo DIF: artistagens, fabulações e variações (CNPq). Coordena a pesquisa Paixões da Diferença, desenvolvida com a ecosofia de Guattari e o perspectivismo de Nietzsche. É artista membro da Galeria de mArte, coletivo de criações independente.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-1936

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes