Janela Aberta para o conhecimento

Do dia 29 de agosto até a última sexta-feira (23) os acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria depararam-se com milhares de rostos diferentes passeando pelo campus. Os grupos de estudantes secundaristas vieram de diversas partes do estado para participar da nona edição do Programa Janela Aberta. Através do Programa, as escolas registradas junto à Comissão Permanente do Vestibular (Coperves) puderam realizar visitas a laboratórios, museus, mostras de ensino e palestras na Universidade. Simone Marion, responsável pela organização de eventos da Coperves, ressalta que os principais objetivos do Janela Aberta são o desenvolvimento da interação entre a Universidade e os estudantes do Ensino Médio, a promoção da integração entre a comunidade e a academia e a ampliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula.

O Programa Janela Aberta surgiu em 2004 e desde então passou a acontecer anualmente, com uma única exceção no ano de 2009 em que foram realizadas duas edições, uma em cada semestre, chegando-se à atual nona edição. Para a organização do evento, primeiramente foi realizado um cadastro interno com os laboratórios da Universidade interessados em participar do Programa. Em seguida, aconteceu uma seleção, dando-se prioridade aos que possuem um ambiente mais amplo. Simone justifica: “Os espaços maiores são importantes e necessários para a realização das visitas, porque os alunos chegam em ônibus de excursões, geralmente em grupos de 40”.

O Planetário da UFSM foi o ponto de encontro dos ônibus de excursões. Foto: Camila Marchesan Cargnelutti.

Este ano foram selecionados 19 laboratórios. Cada escola participante do Programa fez seu próprio roteiro. Os estudantes passaram o dia inteiro na Universidade, visitando em média 10 lugares, escolhidos previamente de acordo com o interesse manifestado pelos alunos, entre os laboratórios disponíveis para visitação. Todas as visitas eram acompanhadas por um professor da escola responsável e por alunos-guias da UFSM. Os guias foram selecionados de acordo com a disponibilidade de horário, e especialmente treinados para o acompanhamento dos estudantes durante as visitas.

Os laboratórios escolhidos, por sua diversidade, atenderam aos mais variados interesses dos estudantes de Ensino Médio, a maioria recém inscrita no Vestibular da UFSM. Entre os lugares disponíveis para a visitação no Programa Janela Aberta estavam: o Laboratório Herbário, onde os estudantes conheceram parte da biodiversidade vegetal da região, através do acervo de amostras da flora de Santa Maria e do Rio Grande do Sul; o Laboratório de Embriologia e Histologia, em que foi explicado aos jovens o funcionamento de um laboratório de histopatologia e sua utilidade para a sociedade; o Laboratório de Análises Clínicas, onde os alunos puderam ter uma ideia dos exames realizados nos laboratórios; o Laboratório Estúdio 21 e Facos Agência, dos Cursos de Comunicação Social para a criação de produtos publicitários e jornalísticos.

No roteiro planejado pelos estudantes também esteve a Mostra de Biologia. Nela, eles puderam ver esqueletos, aquários e animais, vivos ou empalhados, da fauna gaúcha. O Planetário e o Museu Interativo de Astronomia, que oferecem um espaço destinado à divulgação e à complementação do ensino formal na área de Astronomia, foram consenso de visitação pela maior parte dos secundaristas.

Estudantes do Colégio Marista Santa Maria em visita à Universidade no dia 1º de setembro. Imagem: divulgação Colégio Marista.

De acordo com Simone Marion, durante os dias em que aconteceu o Programa Janela Aberta, a UFSM recebeu aproximadamente 5 mil alunos do Ensino Médio, vindos de diversas escolas do Rio Grande do Sul, além de contar com a participação de uma escola de Santa Catarina. O número de excursões foi limitado a, no máximo, seis por dia, chegando a 150 ônibus. “Como a maioria dos estudantes vêm de cidades pequenas do interior do estado, eles chegam aqui e ficam encantados com a Universidade, dizem que o campus é maior que a cidade onde moram”, conta Simone. Fala também das respostas e motivação recebidas pelos alunos dos laboratórios e pelos alunos-guias: “Muitos professores e estudantes do Ensino Médio enviam emails agradecidos pela oportunidade e experiência proporcionada pelo Programa”. Ao apresentar a Universidade, as instalações e os cursos, o evento é fundamental na escolha da futura profissão dos alunos.

A participação no Janela Aberta e a importância do Programa, tanto para a academia quanto para os alunos, vem crescendo ao longo dos anos, conforme ressalta Simone: “A cada ano cresce a procura, as escolas e os alunos estão muito interessados. E é preciso incentivar esse interesse e essa integração entre a nossa Universidade e os estudantes do Ensino Médio, para que eles sejam os nossos futuros estudantes”.

Repórter:

Camila Marchesan Cargnelutti – Acadêmica de Jornalismo