Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Museu Gama D’Eça faz exposição sobre Arquipélago dos Açores e sua influência no povoamento do Rio Grande do Sul



O arquipélago dos Açores e sua influência no povoamento do Rio Grande do Sul é o tema da exposição itinerante que está aberta ao público até 14 de outubro no Museu Educativo Gama d'Eça da UFSM

A exposição destaca o papel dos ilhéus portugueses na ocupação do território gaúcho, no século 18, quando Portugal e Espanha se digladiavam pela demarcação de fronteiras entre ambos os países, na América. A exposição é uma proposta de divulgação e valorização da memória cultural de o Estado, com curadoria da professora e museóloga Maria Zulmira Dias Mariano da Rocha, a exposição já percorreu várias cidades do Rio Grande do Sul. 

"O arquipélago dos Açores e sua influência no povoamento do Rio Grande do Sul", participou da 5ª Primavera de Museus que ocorreu entre os dias 19 e 25 de setembro e teve, este ano, a participação de 589 instituições, que promoveram 1.779 atividades em 310 cidades de todas as regiões do País. Com o tema Mulheres, Museus e Memórias. Coordenada pelo Ibram e realizada pelas instituições museológicas brasileiras, a Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera, com o objetivo de sensibilizar as instituições museais e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade. A exposição foi escolhida por ser uma pesquisa de muitos anos da professora e museóloga Maria Zulmira Mariano da Rocha. 

Museu Educativo Gama d'Eça / UFSM 
Rua do Acampamento, 81 – Centro 
Santa Maria – RS 
fone: (55) 3220-9306 
e-mail: museuedu@gmail.com

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2098

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes