Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisa mapeia serviços de atendimento à comunidade em Santa Maria



Dados da pesquisa Diagnóstico sobre serviços escolares e não-escolares de atendimento à infância, à juventude e famílias em Santa Maria-RS foram divulgados ontem (26) no auditório da Escola Municipal de Aprendizagem Industrial (Emai). O trabalho realizado pelo Núcleo de Estudos Juventude Infância e Famílias daUFSM (Nejif) com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, fez um mapeamento de todos os serviços públicos ou gratuitos oferecidos à população. 

A pesquisa iniciou em 2007 com a participação de diversos cursos da UFSM e apoio de cursos da Fisma. A coordenadora geral do Nejif e coordenadora da pesquisa, profª Nara Vieira Ramos, definiu o trabalho como “uma pesquisa de fôlego”. Ao longo de três anos e meio os pesquisadores dividiram a cidade em regiões e fizeram levantamento de qualquer instituição que ofereça serviços à população, tais como escolas, igrejas, abrigos e centros comunitários. A seguir, foram construídos mapas dessas regiões, com a localização de todos os serviços. Os mapas podem ser acessados no site do Nejif: http://w3.ufsm.br/nejif 

A pedido das comunidades, os mapas também foram disponibilizados em versão impressa. Durante a Jornada Acadêmica Integrada da UFSM (JAI) serão entregues alguns exemplares. A JAI ocorre de 18 a 21 de outubro. 

Segundo a professora Nara, o mapeamento é só o início de um trabalho bem maior. Ela explicou que o próximo passo é a formação de uma rede, de uma integração entre todos os serviços. O objetivo é facilitar o acesso da população. A forma como essa etapa será realizada ainda está sendo pensada. Fundamental para que isso ocorra, pensa a professora Nara, é a educação da população. Para ela, as pessoas devem aprender a usufruir de todos os seus direitos. Também participaram da apresentação os alunos bolsistas da pesquisa: Tailine Halderstadt, Valéria Minussi, Michele Bamberg, Guilherme Kieling e Chaister de Campos, acadêmicos do curso de Pedagogia e Julie Anne de Vargas, do curso de Serviço Social. 

Cerca de 67 pessoas estiveram presentes na divulgação da pesquisa, que contou com a participação de representantes de instituições e poder público. 

Fonte: Assessoria de Comunicação da PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2084

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes