Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Livro de João Teixeira Porto conta A História do Palco



Nesta sexta-feira (30), ocorre o lançamento do livro A História do Palco, de João Teixeira Porto. O livro contém peças escritas para o teatro e o lançamento está previsto para as 19h30min, na Biiblioteca Pública Municipal. 

A primeira peça do livro a ser lançado nesta sexta intitula-se Os bastidores da Inconfidência, que foi levada ao ar pela Rádio Universidade, como rádio-teatro, entre outras que ele produziu para o rádio. A segunda peça é O Vinte de Setembro, que foi encenada em ocasiões distintas por alunos da EsFAS e também pelo grupo de teatro do Colégio Coronel Pilar. A terceira peça enfoca a vida dos santa-marienses que ficaram na vila, aguardando a volta dos filhos, maridos, pais, irmãos que foram lutar na Guerra dos Farrapos. Intitula-se: Santa Maria na Revolução Farroupilha

"São peças de cunho histórico, que ele havia selecionado para editar, mas não houve tempo, então eu estou fazendo agora, como um tributo ao seu talento", explica a escritora Aristilda Rechia, responsável pela edição. 

O autor 
Militar de formação – era oficial da reserva – , João Teixeira Porto foi profundo conhecedor de História, especialmente de guerras. Sobre este tema, ele manteve durante anos um programa na Rádio Universidade – Grandes Momentos da História – e proferiu muitas palestras. 

Destacou-se na área cultural, tanto nas letras como no teatro. Foi primeiro ator da Escola de Teatro Leopoldo Fróes. Premiado como ator, em nível estadual, obteve o primeiro lugar no Curso Nacional de Televisão Educativa, ministrado pela Unesco; e também recebeu a distinção da Comenda do Boi de Botas. Era integrante da Associação Santa-Mariense de Letras, hoje Academia Santa-mariense de Letras, integrando várias antologias publicadas pela entidade. Também era declamador. Durante anos foi o locutor oficial das paradas militares de 7 de setembro. Porto também integrou produções cinematográficas, como o curta "Uma gravata para Mário", de Sérgio de Assis Brasil. 

João Teixeira Porto foi servidor da Universidade Federal de Santa Maria, integrou a equipe da Rádio Universidade e Departamento de Divulgação por muitos anos, período em que aliou seu trabalho como ator, autor e diretor, produzindo para o rádio programas culturais, históricos e infantis. 

Na UFSM, João Teixeira Porto ocupou várias funções, entre elas a de assessor dos reitores José Mariano da Rocha Filho e Hélios Homero Bernardi. 

O autor faleceu em janeiro de 2009.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2105

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes