Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Quinta edição do Encontro Regional da AFAB discute sobre Família e Saúde Mental



Inicia nesta sexta-feira (30) e prossegue no sábado (1° de outubro) o 5º Encontro Regional da Associação de Familiares, Amigos e Bipolares (AFAB). Esta edição do congresso discute sobre o tema Família e Saúde Mental e realiza-se no conjunto 1 do Centro Universitário Franciscano, em Santa Maria. A promoção é do Laboratório de Transtornos do Humor da UFSM e AFAB, com apoio da Unifra, Hospital Universitário e Associação de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. 

Uma das palestras do encontro vai tratar da bipolaridade a partir do temperamento e será ministrada pelo psiquiatra Dr. Diogo Lara (PUCRS), autor dos livros Temperamento Forte e Bipolaridade (com 60 mil exemplares vendidos) e Modelo de Medo e Raiva. Diogo Lara publicou 95 artigos científicos em revistas científicas internacionais nas áreas de psiquiatria, neurociência comportamental, psicologia, psicofarmacologia, e neuroquímica. Tem doutorado em Neurociências pela UFRGS, é professor e orientador de pós-graduação em Medicina e Biologia Celular e Molecular pela PUCRS e pesquisador do CNPq em psiquiatria. 

Outra das palestras do encontro da AFAB vai fazer um panorama da saúde mental no Brasil. Os palestrantes, Geraldo Peixoto e Dulce dos Santos, de São Vicente (SP), são familiares, com longa experiência no cuidado em saúde mental, em função de suas vivências pessoais e fazem parte dos movimentos associativos de familiares, como presenças constantes nos eventos nacionais e internacionais sobre o tema. 

Dois outros temas que o encontro do próximo final de semana vai abordar são: as internações psiquiátricas e seu significado para os familiares, com a enfermeira Rita de Mello, da Unisinos; e o papel da família na saúde mental das crianças, com a psicóloga Hericka Zogbi Jorge Dias, da UFSM

Além de palestras, haverá oportunidade de participação em oficinas: 
Oficina 1: Arteterapia: com a artista Simone Cambraia 
Oficina 2: Grupo de Familiares do CAPS de Santa Cruz do Sul 
Oficina 3: Neuropsicologia: com as psicólogas Ana Cristina Dias e Lilian Pereira 
Oficina 4: Pensando a Família: com a enfermeira Maria Ester Maffioletti 

As inscrições ainda estão abertas. Informações completas sobre inscrições e programação podem ser acessadas no site:http://www.husm.ufsm.br/afab/index.php?janela=eventos.html.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2124

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes