Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Recital Marimba e Dança no Teatro Caixa Preta



O professor do Departamento de Música da UFSM, Gilmar Goulart, e a bailarina e atriz Joelma Rannov do Carmo, formada em Artes Cênicas pela UFSM, apresentam o recital “Marimba e Dança”, nesta sexta-feira (7), às 20h30min, no Teatro Caixa Preta. 

Serão apresentadas as obras de marimba e dança “For Marimba and Tape” e “Tennei-Ji”. De caráter cênico, “For Marimba and Tape”, do compositor australiano Martin Wesley-Smith, tem uma parte musical criada em sintetizador e reproduzida para que o marimbista toque junto. A iluminação é parte fundamental nesta obra de caráter futurista, criando um efeito visual muito interessante. Já a obra “Tennei-Ji” (o templo de Tennei, no Japão), do norte-americano Michael Udow, originou-se de uma poesia no estilo Haiko, de frases curtas. Parte desta poesia é recitada pelo marimbista enquanto toca, empregando os personagens do teatro japonês No. A tradução da poesia será projetada num telão. 

A apresentação é uma continuação do trabalho iniciado na metade do primeiro semestre, quando foram escolhidas as obras e, nos ensaios, foram surgindo a coreografia e a parte de encenação. O projeto terá continuidade no ano que vem, com outras obras e encenações. 

Exterior – O professor Gilmar Goulart irá realizar viagem nos meses de outubro e novembro aos Estados Unidos para apresentar recitais de marimba e ministrar aulas nas seguintes universidades: Missouri Southern State University (Joplin, Missouri), Pittsburg State University (Pittsburg, Kansas), University of Colorado at Boulder (Boulder, Colorado), Elizabethtown College (Millersville, Pennsylvannia), Temple University (Temple, Pennsylvannia), Juniata College (Huntingdon, Pennsylvannia) e University of Wisconsin at Superior (Superior, Wisconsin). 

Na volta dos EUA, Gilmar Goulart apresenta-se com Joelma Rannov do Carmo no Encontro Internacional de Percussão do Conservatório de Tatuí (SP), que será realizado entre os dias 9 e 12 de novembro. E no dia 13 de novembro, a dupla se apresenta no teatro da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). 

As coreografias são de Joelma Rannov do Carmo e a iluminação da acadêmica Luiza de Rossi, do curso de Artes Cênicas. O Teatro Caixa Preta é anexo ao prédio 40 do campus. A entrada é franca.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2174

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes