Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançado o Prêmio Pesquisador Gaúcho – Ciência, Tecnologia e Inovação



Os destaques da pesquisa gaúcha que estão contribuindo para o desenvolvimento do Estado serão conhecidos na solenidade do Prêmio Pesquisador Gaúcho, no dia 17 de novembro, no Congresso Internacional da Inovação. O Prêmio Pesquisador Gaúcho é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), com o objetivo de premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado. As inscrições estão abertas até 31 de outubro. 

Com abrangência estadual, o Prêmio conta com o envolvimento de todas as universidades do Estado, institutos de pesquisa, escolas de ensino técnico e empresas que desenvolvem pesquisa e desenvolvimento. Além de premiar os pesquisadores destaques em sete áreas do conhecimento, também serão reconhecidos os jovens doutores; alunos de graduação e de ensino técnico inseridos em projetos inovadores e pesquisadores que atuaram dentro de micro e pequenas empresas. 

O processo de seleção para a premiação passa pelas seguintes etapas: inscrição e submissão de projetos (de 1º a 31 de outubro); avaliação feita por avaliadores externos, divulgação e entrega de prêmios. 

Categorias de seleção para premiação 

Este ano o Prêmio Pesquisador Destaque contemplará sete áreas do conhecimento: Agrárias, Saúde, Biológicas, Artes e Letras, Educação e Psicologia, Administração e Economia e Ciências Humanas e Sociais. Além do Prêmio ao Pesquisador Destaque com relevância em cada uma das sete áreas do conhecimento, também serão contempladas quatro tipos de categorias de reconhecimento: 
– Prêmio Pesquisador Destaque (nas Ciências Agrárias, Saúde, Biológicas, Artes e Letras, Educação e Psicologia, Administração e Economia e Ciências Humanas e Sociais) 
– Categorias com ênfase na inovação: Medalha Sylvio Torres, Tese Inovação Gaúcha, Prêmio Piá Inovador e Prêmio Pesquisador na Empresa. 

O Prêmio Pesquisador Destaque visa distinguir pesquisadores com reconhecido mérito em sua área que, nos últimos dez anos, tenham contribuído, de modo relevante, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Rio Grande do Sul. Nos anos ímpares é premiado um pesquisador de cada uma das seguintes áreas correspondentes aos Comitês Assessores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul: Artes e Letras; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação e Psicologia. Nos anos pares será premiado um pesquisador de cada uma das seguintes áreas correspondentes aos Comitês Assessores da Fapergs: Arquitetura, Urbanismo e Design; Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química. 

A Medalha Sylvio Torres será concedida a um dos ganhadores do Prêmio Pesquisador Destaque, que tenha, ao longo de sua vida, contribuído, extraordinariamente, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado, com ênfase na inovação. 

A Tese Inovação Gaúcha será concedida ao doutor que tenha se titulado nos últimos três anos, em programa de pós-graduação de instituição localizada no Estado do Rio Grande do Sul e cuja tese represente uma contribuição inegável à inovação científica, tecnológica ou artística. 

O Prêmio Piá Inovador será concedido a um aluno matriculado no ensino de graduação ou técnico durante 2011, que tenha se destacado em projetos de inovação. 

O Prêmio Pesquisador na Empresa será concedido ao pesquisador que contribui para a inovação em uma micro e pequena empresa gaúcha. 

Premiação 
Os agraciados recebem troféu e os pesquisadores das sete áreas do conhecimento, além do troféu, recebem uma premiação em dinheiro. 

Regulamento e inscrições 
O regulamento pode ser conferido e as inscrições podem ser realizadas até o final do mês no sitewww.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br 

Fonte: Assessoria de Comunicação/Fapergs

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2247

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes