Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CTISM participa da Maratona da Eficiência Energética em São Paulo



Professores e alunos de 25 instituições brasileiras de ensino superior passarão o Dia da Criança de forma diferente este ano. Muitos estão na estrada desde domingo para disputar a 8ª edição da Maratona Universitária da Eficiência Energética, única prova da América Latina dedicada aos protótipos de economia, desenvolvidos com o menor impacto ambiental possível. O Kartódromo Ayrton Senna, de Interlagos (SP), receberá os competidores de amanhã até a próxima sexta-feira. O Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da UFSM, atual Campeão Nacional, vai participar com sua equipe, sob a coordenação dos professores Fernando Mariano Bayer e Luciano Caldeira Vilanova. 

Estarão na pista 51 veículos, sendo 19 carros elétricos, 14 modelos a etanol e 18 movidos à gasolina. Os participantes, mais de 500 pessoas, representarão oito estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Maranhão. 

O carro do CTISM foi desenvolvido nos laboratórios do colégio e irá concorrer com mais de 50 competidores de todo o País, tentando manter a hegemonia do ano passado (2010), quando atingiu, na Categoria Gasolina, 284,2 km/l e obteve o 1º lugar, enquanto que na Categoria Etanol obteve a 2º colocação com o carro Eco-CTISM 01 perfazendo 134 km/l. 

Regulamento da Prova – Os protótipos a gasolina e etanol têm direito a três tentativas para estabelecer a sua marca de consumo, com 12 voltas cada. A classificação considera o melhor resultado, desde que mantenham uma velocidade média mínima de 24 km/h. Os veículos elétricos recebem uma bateria padrão (12V 4Ah) em cada uma das três saídas. O campeão será aquele que completar mais voltas com uma velocidade média mínima de 15 km/h. A distância percorrida é usada como desempate. 

Programação 
* Quarta-feira (12) 
– 8h às 9h: Treinos Livres 
– A partir das 9h30min: Primeira tentativa das categorias gasolina e etanol 
– A partir das 12h: Primeira tentativa dos veículos elétricos 

* Quinta-feira (13) 
– 8h às 9h: Treinos Livres 
– A partir das 9h30min: Primeira tentativa das categorias 
gasolina e etanol 
– A partir das 12h: Primeira tentativa dos veículos elétricos 

* Sexta-feira (14) 
– 8h às 9h: Treinos Livres 
– A partir das 9h30min: Primeira tentativa das categorias gasolina e etanol 
– A partir das 12h: Primeira tentativa dos veículos elétricos 
– 15h: Premiação e encerramento 

A Melhor Premiação Universitária – Realizada desde 2004, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é a quarta maior competição do gênero no mundo e a única organizada na América Latina. Essa 8ª edição terá o patrocínio da Fiat Automóveis, Fiat Powertrain, NSK Rolamentos e Radix Engenharia e Software, além de apoio da Tramontina Pro, Baterias Heliar e VZAN. 

É a prova estudantil com a melhor premiação do país. As duas universidades que alcançarem o menor consumo (em cada categoria) ganharão veículos para uso didático. As terceiras colocadas receberão três motores cada. Todos os alunos integrantes das três equipes que desenvolverem os melhores projetos levarão conjuntos de ferramentas profissionais para casa. 

Universidades Confirmadas 
– Bahia – UESC (estreante). 
– Maranhão – UEMA (estreante, virá apenas a equipe, sem o carro). 
– Rio de Janeiro – UFRJ (estreante). 
– Minas Gerais – UFMG, CEFET e UNIFEI. 
– São Paulo – Anhembi Morumbi, Mauá, Mackenzie, UNIBAN, UNICAMP, USP Politécnica, USP São Carlos, UNIFEB (estreante) e UNIFEV (estreante). 
– Paraná – UNIOESTE e UTFPR. 
– Santa Catarina – UFSC E3 Florianópolis, UFSC CEM Joinville e UNIVILLE. 
– Rio Grande do Sul – UFRGS, FURG, UFSM, CTISM e UNIPAMPA (estreante). 

Para obter mais informações sobre a competição, acesse www.maratonadaeficiencia.com.br.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2335

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes