Sérgio narra o caminho percorrido na UFSM

Aos 26 anos, Antonio Sérgio Freitas Farias ingressou na instituição por meio de concurso público, no cargo de auxiliar de biblioteca. Um ano depois, após tentar vestibular três vezes para Engenharia, vontade de sua mãe, acabou mudando o rumo de seu futuro profissional, e optou pelo curso de Administração. Terminou a graduação em 1979, ano em que já estava trabalhando na Pró-reitoria de Planejamento. A partir daí, a carreira profissional de Sérgio deslanchou, passando por diversos cargos na UFSM.

No ano seguinte, foi convidado pelo professor Juarez Hoppe para dar início ao projeto da secretaria do Departamento de Ciências Florestais. Lá permaneceu até o final de 1985, quando foi chamado para trabalhar como assessor de gabinete de Gilberto Aquino Benetti, recém eleito reitor.  Ao fim da gestão de Benetti, em 1990, Sérgio passou a integrar a equipe da Pró-reitoria de Administração (PRA), na época como assistente do pró-reitor. No ano de 2002, com o remanejamento dos cargos na PRA, Sérgio assumiu como pró-reitor adjunto, função que exerce até hoje.

No cargo, Sérgio trabalha com as atividades administrativas e a organização do dia-a-dia da pró-reitoria e considera seu trabalho pesado, mas recompensador. “Em relação ao serviço é cansativo, mas é uma satisfação que tu tens de estar produzindo e sendo recompensado pelo teu trabalho”, avalia o administrador, que concluiu sua pós-graduação em planejamento estratégico e financeiro em 2004.

Tranquilo e com a transparência de quem tem a sensação de dever cumprido, Sérgio, depois de quase 40 anos de serviço na Universidade, prepara-se para sua aposentadoria. “No dia 26 de dezembro de 2013, eu arrumo minhas coisas e vou embora”, declara Sérgio, referindo-se a data em que termina o mandato do reitor Felipe Muller e coincide com a sua despedida. “Eu cheguei à conclusão que a gente tem que dar chance aos mais novos”, analisa o pró-reitor.

Ainda sem saber o que esperar após o fim de suas atividades na UFSM, o pai de dois filhos, casado há 34 anos, diz que com certeza irá sentir falta da rotina de trabalho. “É complicado deixar uma rotina de tantos anos de trabalho, mas eu já estou me preparando”, pondera. Aos 63 anos de idade, mas dono de uma jovialidade aparente, Sérgio se mostra uma pessoa simpática e prestativa. As horas vagas, ele diz preencher com a leitura e corridas periódicas, atividades que se tornarão mais freqüentes com sua aposentadoria.

Sérgio começou com um cargo simples e está hoje na direção de uma pró-reitoria. Ele diz que nunca imaginou, quando de sua entrada na UFSM, há 37 anos, que traçaria esse caminho. Mesmo assim, não perde a simplicidade no dia-a-dia do seu trabalho. “Não me custa dar um telefonema, atender as pessoas. Sempre que posso procuro ajudar tanto os colegas quanto as pessoas de fora”, comenta.

Orgulhoso da família e da profissão, Sérgio credita à sua carreira um dos motivos do sucesso de sua vida. Ainda faz questão de lembrar os colegas que o ajudaram a evoluir dentro da Universidade. Natural de Santa Maria, Sérgio contribuiu na construção da história da UFSM, trabalhando desde cedo em diversos cargos. Com 37 anos no serviço público, Sérgio segue os últimos anos de serviço da mesma maneira alegre: “Sou muito expansivo e amigo das pessoas, isso ajuda muito no trabalho diário em qualquer lugar”, conclui Sérgio.

Repórter:

Natascha Carvalho- Acadêmica de jornalismo.

Edição:

Lucas Dürr Missau.