1º PROFITECS: a UFSM à mostra

Do dia 18 a 21 de outubro, acontece a 26ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM.  Este ano, o maior evento da área científica do interior do Rio Grande do Sul traz como uma de suas novidades a 1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços da UFSM (PROFITECS). O evento faz parte das comemorações do cinquentenário da instituição e é uma realização da Administração Central da UFSM, através do Gabinete do Reitor e das Pró-Reitorias.

A PROFITECS tem como principal objetivo a integração da universidade com a comunidade. Ela reunirá, ao longo dos quatro dias de evento, diversas ações e atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pela UFSM, representadas pelos Centros de Ensino, Unidade Descentralizada, Escolas de Ensino Médio e Tecnológico, Grupos de Pesquisa, Projetos Especiais, Projetos de Ensino e Pesquisa e Ações de Extensão. Espera-se com ela, propiciar à comunidade acadêmica da UFSM um espaço de troca efetiva entre as ações de ensino, pesquisa e extensão realizadas na instituição. Além disso, dar à comunidade a oportunidade de conhecer a produção de conhecimento gerado pela universidade.

A atividade contará com 4 mostras distintas:  mostra de cursos/profissões, na qual serão apresentados os mais de 270 cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e de educação a distância da UFSM, mostra de cultura, que vai apresentar atrações artísticas durante todo o evento, a mostra de serviços, um espaço que será destinado a empresas, como cursinhos pré-vestibulares e lojas de vestuário e  a mostra de ciência e tecnologia.

A mostra de ciência e tecnologia terá como sua principal atração a vinda do Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que trará, segundo o professor Alessandro Dal'Col Lúcio, coordenador de Iniciação Científica da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da UFSM e da JAI, em torno de setenta experimentos interativos, mais um mini cine em 3D sobre corpo humano. Ainda segundo Alessandro, o museu ficará no pavilhão de microempresas, no Centro de Eventos. No pavilhão, estarão também a Prefeitura de Santa Maria, a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, um cineclube e o Pré-Vestibular Popular Alternativa.

Ainda dentro do âmbito científico, a JAI está inserida na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (SNCT/MCT), como também na versão estadual do evento. A SNCT ocorrerá entre 17 e 23 de outubro. O tema principal será: “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de risco”. Além de promover inúmeras atividades de divulgação científica em todo o país, serão estimulados na SNCT 2011 a difusão dos conhecimentos e o debate sobre as estratégias e maneiras de se enfrentar as mudanças climáticas e de prevenir riscos decorrentes de desastres naturais e de situações criadas pela ação humana. Segundo Alessandro Dal'Col Lúcio, a data da JAI foi pensada em razão da participação dela na SNCT.

Os cursos, dentro da PROFITECS, terão a oportunidade de mostrar à comunidade o que são e, principalmente, o que desenvolvem. Segundo o professor Valmir Aita, vice-diretor do Colégio Politécnico da UFSM, a instituição tentará tirar as dúvidas sobre os cursos oferecidos, como também levará experimentos práticos que possam atrair os visitantes e fazê-los compreender mais facilmente o que é trabalhado em cada um deles.

São aguardados ao longo dos quatro dias do evento, a participação significativa da comunidade universitária, alunos e professores do sistema estadual de ensino do Rio Grande do Sul, público e privado, além de outras pessoas que tenham interesse. Segundo dados da Coperves, já estão confirmados 130 ônibus para o evento, vindos de diferentes regiões do estado.

A 1ª PROFITECS será realizada de 18 a 21 de outubro, das 9h às 22h, no Centro de Eventos da UFSM, com entrada gratuita. A mostra de ciência a tecnologia está sob a coordenação do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).

Confira o VT do evento, veiculado na TV Campus:

Repórter:

Julia do Carmo – Acadêmica de jornalismo.

Edição:
Lucas Durr Missau.