Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Santa Maria participa do Dia Internacional da Animação



Pelo oitavo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra simultânea e gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30min, haverá exibições em centenas de cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (Abca) e apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria. Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica. 

Este ano, a mostra acontece em todos os estados brasileiros. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação local de cada cidade pode ser conferida no site www.diadanimacao.com.br 

O Dia Internacional da Animação também acontece em 30 países, 
como Coréia do Sul, França, Polônia, Rússia, Grécia, Austrália, Egito, EUA, Portugal, Hungria, Índia, Israel, Iran, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Romênia, Suécia, Japão, China, Austrália, Finlândia, Alemanha e Inglaterra, que fazem intercâmbio de suas mostras. 

No Brasil, em 2011, foram inscritos 105 curtas-metragens de animação de vários estados. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes e nos 30 países membros da Asifa (http://asifa.net). 

Além das exibições da mostra oficial, nacional e internacional (que terão uma hora de duração cada), ocorrem várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostra infantil, mostra para pessoas com deficiência auditiva, mostra para pessoas com deficiência visual e também oficinas, debates, palestras e exposições. A realização está sendo possibilitada pela parceria com a UFSM e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. 

Em Santa Maria, a Mostra Nacional e a Mostra Internacional serão realizadas no Boteco do Rosário, rua do Rosário, 400, às 19h30min do dia 28, com entrada franca. 

Sobre o Dia Internacional da Animação: 

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa) para comemorar o Dia Internacional da Animação. Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. 
Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2386

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes