Mostra Cultural da 1ª Profitecs oferece variedade de atrações

A Mostra Cultural da 1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços da UFSM (Profitecs) é realizada em três casas localizadas na entrada do Centro de Eventos da UFSM e no Palco Central, próximo à praça de alimentação. As atividades culturais são realizadas das 9h30 às 20h, até sexta-feira (21).

Terça-feira (18), alunos do curso de Artes Visuais exibiam e produziam obras na Casa 1, chamada Casa Experimental. Durante os quatro dias da Profitecs, cerca de 30 alunos vão expor pinturas, gravuras, serigrafia, desenhos, esculturas entre outras manifestações artísticas. As obras são fruto de pesquisa pessoal dos estudantes dentro do curso.

O Colégio Tiradentes da Brigada Militar, de Santa Maria, apresentou uma prévia do espetáculo Revivendo a Nossa História – A Legalidade. A atividade revive a história da Rede da Legalidade, episódio que envolveu o Rio Grande do Sul, o ex-governador gaúcho Leonel Brizola e completa 50 anos em 2011. O espetáculo apresenta slides, dramatização dos fatos, alunos caracterizados representando o povo na plateia e reprodução de trechos de discursos e documentos da época. Vinte alunos do 1º, 2º e 3º ano da escola participam da apresentação. A versão completa será realizada no dia 26 de novembro no estádio da Brigada Militar. Também no Palco Central ocorreu uma apresentação do projeto Cuica, que faz trabalho de inclusão social por meio da percussão.

Na Casa do Teatro alunos do curso de Artes Cênicas emocionaram a plateia com a apresentação da peça Novas Diretrizes em Tempos de Paz, escrita por Bosco Brasil. A diretora da peça, Flávia Cassol, explicou que o texto foi escolhido por discutir e mostrar o valor do teatro. A comoção gerada no final da apresentação foi tanta que um aluno do ensino médio presente decidiu que cursaria teatro.

Outras atividades culturais também foram realizadas no primeiro dia da 1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços da UFSM. Essas atividades e as que serão realizadas até sexta-feira podem ser vistas abaixo, na programação da Mostra Cultural. Nesta quarta, a partir das 19h, ocorre no Palco Central apresentações de duas bandas de rock e show com Beto Pires.

Foto: Pedro Henrique Porto