Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Profitecs apresenta os campos de atuação relacionados aos cursos da UFSM



 

A mostra de Cursos/profissões da 1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços da UFSM (Profitecs) ocorre no Pavilhão Politécnico do Centro de Eventos da UFSM das 9h às 22h, até sexta-feira (21). Todos os Centros de Ensino da Universidade apresentam seus cursos com exposição de equipamentos, pesquisas realizadas, possibilidades de atuação após a conclusão dos cursos oferecidos pela Universidade, atrações interativas, pôsteres e distribuição de materiais informativos.

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) também participa da mostra. São apresentados o Projeto de Obesidade Infantil e para Adolescentes, com realização de cálculo de massa corpórea aos adultos e crianças que circulam pelo pavilhão; uma apresentação sobre a Efetividade da Lavagem das Mãos, onde as pessoas tem a possibilidade de realizar um teste e saber como lavar as mãos corretamente e simulações em manequins sobre Cuidados Básicos de Primeiros Socorros.

A professora Irene Rieger Bratz, do Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, da cidade de Porto Xavier, circulava pelo estande do HUSM com alguns dos 50 alunos do 2º e 3º ano da escola que visitavam a Profitecs. Ela disse que a mostra é interessante porque muitos alunos tem dificuldade em decidir qual curso fazer. Irene acredita que com a Profitecs muitos estudantes acabam decidindo suas profissões. Segundo a professora, os alunos mostravam especial interesse pelos cursos de Medicina, Odontologia, Direito e pelas Ciências Rurais.

No estande do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o curso de Fisioterapia expõe lista das disciplinas ofertadas, áreas de atuação, alguns equipamentos utilizados durante o curso, vídeo institucional e distribuição de folders. A professora do curso de Fisioterapia, Vivian Antunes, lembra que muitas pessoas de cidades do interior tem pouco contato com a Universidade. “A mostra ajuda essas pessoas a conhecer melhor e decidir o que fazer”, disse a professora.

O curso de Farmácia também exibe a lista de disciplinas ofertadas e equipamentos utilizados na Farmácia Industrial, onde se produz medicamentos. Também é possível observar uma lâmina com esfregaço sanguíneo em um microscópio em campo focado. A professora do curso, Sandra Beck, falou que a mostra tem como um de seus trunfos mostrar aos estudantes os diversos campos de atuação em que se pode atuar após a formação. “Isso amplia a visão dos alunos e os ajuda na decisão de qual caminho seguir”, disse Sandra.

 

Foto: Pedro Henrique Porto

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2468

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes