Equipe do MEC avalia curso de Sistemas Para Internet em Frederico Westphalen

O curso de Sistemas Para Internet do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen está sendo avaliado, in loco, para fins do Ato Regulatório de Reconhecimento, entre 19 e 22 de outubro, pela Comissão do Ministério da Educação, composta pelos professores Lucas Ferrari de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e Eliane Pozzebon, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Na última quinta-feira (20), membros da Administração Central da UFSM se deslocaram para Frederico Westphalen a fim de participar da reunião dos representantes da Universidade com a Comissão Avaliadora. Na reunião, estiveram presentes o vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Hélio Leães Hey; o pró-reitor adjunto de Assuntos Estudantis PRAE, Ubiratãn Tupinambá da Costa; a coordenadora da Coordenadoria de Apoio ao Desenvolvimento de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação (CADE-PROGRAD), Cleonice Tomazetti; a diretora do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA), Maria Estela Bortoluzzi Pereira; a procuradora educacional institucional, Ivete Maria Klein Lunkes; a auxiliar institucional do CESNORS, Séres De Matos Pegoraro; o membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA),  Juarez de Lima Ventura; bem como os dirigentes do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, entre eles, o diretor Fernando de Cristo; o coordenador do curso de Sistemas Para Internet, Joel da Silva, além da equipe da CPA local e demais membros da coordenação do curso.

Após a reunião, a Comissão Avaliadora prossegue com os trabalhos da avaliação do curso em questão por meio de apreciação da documentação dos docentes, entrevista com alunos, professores e com o coordenador do curso, visita às instalações físicas da instituição, e a conclusão das atividades com a elaboração do relatório final, contendo o conceito final resultante dos conceitos de três dimensões avaliadas – Dimensão 1: Organização didático pedagógica; Dimensão 2: Corpo docente; Dimensão 3: Instalação física.

Com o término da avaliação in loco, os avaliadores encaminharão para o ministério os resultados obtidos, que serão conferidos e divulgados provavelmente até a próxima semana pelo MEC, através do sistema específico (e-MEC), o qual é acessado pelo P.I. da UFSM e imediatamente divulgado. O conceito final indicará se o curso está apto a ser reconhecido, ou não. Para ser reconhecido, ele precisa receber Conceito Final três ou superior a três, numa escala de um a cinco. Após, o Ministério da Educação envia para divulgação no Diário Oficial da União (D.O.U.) a Portaria de Reconhecimento do curso.

Repórter:

Mariana Cunha Fontana – Acadêmica de Jornalismo.

Editor:

Lucas Durr Missau