Projeto de extensão oferece curso de edição de apoio cultural para rádios comunitárias

Um projeto de extensão da UFSM oferece neste sábado (22), em Nova Palma, uma oficina de edição de apoio cultural para os gestores das rádios da Quarta Colônia. A atividade ocorre às 9h e será ministrada pelo coordenador do Estúdio 21, professor Luciano Mattana, do Departamento de Ciências da Comunicação. Ele contará com o auxílio dos alunos bolsistas deste projeto, que se chama Tecnologia Social para Inclusão e Apropriação do Fazer Midiático por Associações de Rádios Comunitárias.

A oficina acontece em espaço anexo ao salão paroquial da Igreja Santíssima Trindade, que fica na rua Raimundo Aléssio, 320, no centro da cidade. A atividade é gratuita e aberta à comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail radcom@ufsm.br.

Objetivos – O projeto tem o objetivo de assessorar na viabilização de rádios comunitárias as associações e/ou fundações comunitárias que tenham como sede os municípios da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul.

As ações de extensão buscam desenvolver, nos integrantes das comunidades, as habilidades de planejamento, produção e veiculação de conteúdo, além de fornecer noções sobre linguagem radiofônica, gêneros jornalísticos e também de locução e redação de notícias.

O projeto conta com a participação de sete professores dos cursos de Comunicação Social da UFSM e de dez alunos monitores dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Produção Editorial e Relações Públicas. Eles vão acompanhar durante todo o ano as rádios comunitárias contempladas pelo projeto.

O material utilizado nas oficinas e outras informações sobre o projeto estão disponíveis no endereço www.ufsm.br/radiocomunitaria.