Edital seleciona propostas de parceria entre Brasil e França na área de engenharia

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou nesta segunda-feira (31) o edital N° 41/2011, que trata da seleção de parcerias universitárias na área de engenharia para o Programa Brasil France Ingénieur Technologie (Brafitec). O edital está inserido no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras e tem como base o convênio assinado entre a Capes e a Confèrence des Directeurs d´Écoles et Formations d’Ingénieurs. Seu objetivo é fomentar parcerias institucionais em todas as especialidades de engenharia, estimulando o intercâmbio de estudantes de graduação entre Brasil e França.

Aqueles que preencherem os requisitos para candidatura descritos no edital devem fazer a inscrição até 14 de dezembro, exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento de formulários de inscrição e o envio de documentos eletrônicos descritos no edital.

A seleção vai se desenvolver em quatro fases, todas de caráter eliminatório: análise documental, análise de mérito, priorização das propostas e reunião conjunta. A divulgação do resultado está prevista para fevereiro de 2012, com início das atividades a partir de março de 2012.

Está prevista a aprovação de até 15 projetos, podendo haver alteração do quantitativo mediante decisão em reunião conjunta entre as agências e disponibilidade orçamentária. Cada proposta de projeto de parceria universitária deverá planejar suas atividades considerando a duração de dois anos, podendo ser prorrogada por mais dois anos, conforme critérios de avaliação das duas agências.

Aos projetos aprovados estão previstos benefícios como missões de trabalho, missões de estudo e recursos de custeio.