Equipe Carancho participa da SAE BRASIL AeroDesign 2011 e conquista seu melhor resultado

A Equipe Carancho Aerodesing participou da 13ª edição da Competição SAE BRASIL AeroDesign, que foi realizada no departamento de ciência e tecnologia da aeronáutica (DCTA), em São José dos Campos – SP, entre os dias 20 e 23 de outubro. O evento contou com 98 equipes, das classes aberta, regular e micro, de todas as regiões do país, e do México e Venezuela.

A equipe competiu na classe regular, com mais 69 equipes de outras escolas de engenharia do Brasil, México e Venezuela.

A Competição SAE Brasil de Aerodesing é divida nas etapas de:

avaliação do relatório do projeto da aeronave; apresentação do projeto para uma banca de engenheiros; voo realizado com sucesso transportando uma carga o mais próximo da estipulada em relatório de projeto; retirada da carga do avião o mais rápido possível; medições do peso e dimensões do avião, para comparação com as estipuladas do projeto, para avaliação da eficiência estrutural e evitar penalizações.

A equipe da UFSM conseguiu o melhor resultado dentre todas suas participações na competição. Carregou 10,25 Kg, ficando em 11º lugar.

O projeto Carancho Aerodesign é um projeto em parceria com o Centro de Tecnologia (CT), e o Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM). É constituída por alunos do curso de Engenharia, Tecnólogo em Fabricação Mecânica, e do curso técnico em mecânica. A coordenação do projeto é do professor Gilmar Fernando Vogel, sendo Marcelo Kroetz, o capitão da equipe.

Para ver o avião de perto e ter mais informações, visite o estande da UFSM na Feisma.