Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Há Alternativa, a escolha está em suas mãos



Em setembro deste ano, foi assinado o convênio de implantação do curso pré-vestibular gratuito  “Universidade Já”, em Santa Maria. O projeto é uma parceria entre o governo gaúcho, a Universidade Federal de Santa Catarina e a secretaria de Justiça e Direitos Humanos. O cursinho oferecerá 250 vagas para estudantes de baixa renda oriundos de escolas públicas do município e as aulas funcionarão nas dependências da Escola Estadual Cilon Rosa.

O “Universidade Já” é uma boa oportunidade para quem não tem condições de pagar por uma preparação para o vestibular.  Mas, ao contrário do que muitos pensam, essa não é a primeira iniciativa desse âmbito na cidade. Dois projetos ligados à UFSM, o Pré-Vestibular Popular Alternativa (PVPA) e o Práxis, oferecem esse serviço há mais de uma década na cidade. E é a história do primeiro que você vai conhecer nessa reportagem.

O PVPA partiu da iniciativa de alunos de graduação do Centro de Ciências Rurais que faziam parte de uma ONG chamada Ecopolis, em 2000. Seu principal objetivo é preparar estudantes carentes da região central do estado para que possam concorrer em concursos, dentre eles o vestibular da UFSM. O cursinho é vinculado à UFSM, através da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e tem como coordenador institucional o professor João Rodolpho Amaral Flôres. Além da coordenação institucional, o Alternativa conta com cinco estudantes de graduação que constituem a coordenação geral, sendo responsáveis pelo dia a dia do projeto, como impressão de materiais, obtenção de recursos junto à PRE, organização de eventos, entre outras atividades.

Hoje, o cursinho oferece 150 vagas anualmente, divididas em quatro turmas, em processo seletivo realizado no início do ano. As vagas são distribuídas de acordo com critérios socioeconômicos e interesse dos alunos. Segundo um dos coordenadores do projeto, o estudante Felipe Rios Pereira “Há uma procura grande. São selecionados todos os que se enquadram nos critérios e destes, os 150 que ficam com as vagas são sorteados. O resto fica na suplência”. A procura ocorre também depois do processo seletivo. Muitas pessoas chegam na metade do ano querendo entrar no cursinho. “Infelizmente não podemos fazer nada. Explicamos como funciona o processo e os aconselhamos a participar no próximo ano” – reitera o coordenador.

De início, o cursinho realizava suas atividades em escolas da região. No ano de criação, ele funcionava em um espaço cedido pelo Instituto de Educação Olavo Bilac, com o apoio da 8ª Delegacia de Educação, da UFSM e do Diretório Central dos Estudantes.

A partir de 2006, houve a mudança para o Prédio de Apoio Didático e Comunitário da UFSM, localizado no centro da cidade, onde funciona até hoje, no turno da noite, das 19h às 22h45min de segunda a sexta e no sábado, das 13h30min às 15h30min.

As aulas ficam a cargo de estudantes de Instituições de Ensino Superior, assim como profissionais já formados que, voluntariamente, expressem interesse em participar do projeto. O Alternativa também conta com profissionais de cursos que não são licenciatura, como Engenharia Elétrica e Jornalismo. A equipe de cada disciplina tem total autonomia para realização das aulas e de suas atividades e conta com um coordenador.  Com esse exercício, os estudantes de graduação, em sua maioria futuros professores, vão complementando sua formação, através do contato com a realidade da sala de aula. Para muitos cursos, esse contato dá-se apenas nos últimos semestres, sendo o PVPA uma útil ferramenta para a preparação dos mesmos. A equipe de professores conta, atualmente, com 80 pessoas que, segundo os alunos, são mais que mestres, são amigos.

Um dos problemas enfrentados pelo cursinho é a desistência. Entretanto, ela não pode ser creditada à falta de vontade dos estudantes. Muitos deles trabalham o dia todo e acabam tendo de desistir por cansaço, falta de tempo ou até mesmo pela situação financeira que os impede de continuar frequentando as aulas. São estudantes das mais variadas idades, com problemas diversos. Os professores tentam entender e fazem o máximo para estimulá-los a continuar.

Mesmo com as dificuldades, o PVPA continua fazendo o seu trabalho, e com ótimos resultados. No vestibular 2011∕1 da UFSM, o cursinho aprovou 40 alunos na Federal e 16 em outros concursos. Desde que começou a ser contabilizado, em 2006, o cursinho aprovou mais de 100 alunos na UFSM e, de 2007 para cá, esse número passou a ter um crescimento gradual.

Mas esse sucesso não vem somente da sala de aula. Além das aulas, são oferecidas aos alunos atividades paralelas, como aulões de revisão pré-prova, oficinas temáticas, viagens de estudos, monitorias de reforço nas disciplinas, exibição de filmes, debates, Gincanas Culturais e o Sarau Literário, festa já tradicional no PVPA que reúne demonstrações artísticas, concursos culturais e confraternização na Boate do DCE. Além disso, o cursinho participa da cobertura do vestibular da UFSM na Rádio Universidade e na TV Campus, com dicas e comentários sobre as provas.

No mês de outubro, o Alternativa pôde mostrar um pouco de seu trabalho na 1ª Mostra Integrada de Profissões, Tecnologias, Cultura e Serviços (PROFITECS), sediada na UFSM. O cursinho participou do evento através de um estande. Nele, foi apresentada, através de banners, folders, apostilas e vídeos, a história do Alternativa e as atividades desenvolvidas. Alguns materiais produzidos por alunos também foram expostos. As turmas do Alternativa puderam conferir a mostra, através de visita, e assim conhecer mais sobre o curso que escolheram e sobre a instituição. Confira aqui o vídeo produzido pelos alunos para a mostra.

Dionas Pompeu, aluno do Alternativa, reforça o que para ele consiste no diferencial do cursinho: “acho que no Alternativa os alunos são tratados como companheiros. O apoio que os professores dão vai além de vestibular e ENEM e, no final do ano, após o vestibular, eles vão se orgulhar de nós e não nos tratar apenas como objetos numéricos de propaganda”. Dionas foi o vencedor do concurso para a criação da camiseta e do novo slogan do Alternativa este ano. O slogan criado por ele “Há Alternativa, a escolha está em suas mãos”, traduz o que cursinhos como Alternativa, Práxis e “Universidade Já” trazem aos alunos: oportunidades.

Mais informações sobre o Pré Vestibular Popular Alternativa podem ser conseguidas através do e-mail pvalternativa@yahoo.com.br e pelos telefones (55) 3220 9212 ou (55) 9613 3326.

Repórter:

Julia do Carmo – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Gisele Dotto Reginato – Professora da disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II.

Matéria produzida pelos alunos da disciplina de Teoria e Técnica de Jornalismo Digital II, no curso de Jornalismo da UFSM.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2731

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes