Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Acontece neste domingo a prova do ENADE 2011



 

No próximo domingo, dia 6 de novembro, será aplicada a prova do ENADE 2011, com início previsto para 13h, horário oficial de Brasília-DF.

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). O ENADE é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do SINAES.

O ENADE é componente curricular obrigatório dos cursos superiores, ou seja, é necessário que os alunos realizem as provas para que consigam se formar, conforme determina a Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Ele acontece anualmente, mas é aplicado trienalmente para cada curso, isto é, cada curso realiza o ENADE de três em três anos, mas todos os anos ocorrem as provas, segundo a Portaria Normativa MEC nº 40/2007, em sua atual redação, artigo 33-G e artigo 33-E – Seção II.

Serão avaliados 54 cursos regulares do atual Ciclo Avaliativo SINAES e, 21 cursos com alunos em situação irregular (alguns destes cursos também regulares deste Ciclo Avaliativo). Na UFSM conforme informa a Procuradora Educacional Institucional (P.I.), Ivete Maria Klein Lunkes, foram inscritos um total de 3.122 estudantes regulares no ENADE 2011 e 63 alunos inscritos na situação de irregulares.

Por determinação do MEC os estudantes ingressantes de 2011 e os alunos irregulares de anos anteriores, foram inscritos apenas para regularizar a situação com o ENADE-MEC, conforme a regulação vigente (Manual do ENADE/2011 e Portaria Normativa MEC nº 40/2007, em sua atual redação). Este ano farão a prova somente os concluintes.

Para visualizar o arquivo com os cursos da UFSM que farão o ENADE 2011, clique aqui.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2847

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes