Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos concluintes de 54 cursos da UFSM realizam a prova do Enade neste domingo



A edição 2011 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) está marcada para este domingo (6), às 13h, horário oficial de Brasília. Para saber se está habilitado a realizar a prova e confirmar seu local de exame, o aluno deve acessar o site http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarLocalProva, informando nome, CPF ou curso.

Para o Ministério da Educação (MEC), são considerados estudantes concluintes aqueles que tiverem cumprido pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição ou aqueles estudantes que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2011.

Em todo o Brasil, realizarão o exame mais de 375 mil estudantes dos cursos de graduação presencial ou ensino a distância de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música. Também realizarão a prova os alunos dos cursos superiores de tecnologia em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

A lista dos cursos da UFSM cujos alunos realizarão o exame pode ser conferida aqui.

O MEC recomenda que os estudantes que verificaram seus locais de prova, entre os dias 24 e 25 de outubro, acessem novamente o portal http://enade.inep.gov.br, pois é possível que tenha havido modificações nessa informação.

O ministério solicita que os alunos cheguem ao local do exame com no mínimo 45 minutos de antecedência, portando o documento de identidade com o qual se cadastrou, o cartão de informação impresso, além de caneta esferográfica azul ou preta.

Componente curricular obrigatório, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela lei Nº 10.861/2004, e tem como objetivo avaliar o curso por meio do desempenho dos alunos com relação aos conteúdos desenvolvidos durante a graduação. A participação no Enade e o preenchimento do Questionário do Estudante são obrigatórios para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão de histórico escolar e diploma, conforme a Portaria normativa MEC Nº 40/2007.

Dúvidas comuns dos alunos e coordenadores encontram-se no link http://portal.inep.gov.br/perguntas-frequentes1.

Outras informações podem ser obtidas no site da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) da UFSM.

Fonte: Prograd, com informações do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2865

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes