Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Meteorologia da UFSM adquire estação de recepção de dados de Satélite



 

Recentemente o Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria (GruMA) adquiriu, com o apoio CNPq, estação para recepção de dados de satélite. A aquisição possibilitou que o grupo se torne membro da rede EUMETCast  (http://www.eumetsat.int/Home/Main/DataAccess/EUMETCast/index.htm).
 
A rede EUMETCast é um mecanismo primário de difusão de dados satelitais, em tempo quase real, bem como de produtos gerados pelo segmento de aplicações terrestres da EUMETSAT. EUMETCast é um sistema de difusão multi-serviço baseado em Video Broadcast padrão Digital (DVB), tecnologia que usa satélites geoestacionários comerciais de telecomunicações, para compartilhar arquivos (dados e produtos), em sua comunidade de usuários. 
 
Além disso, EUMETCast é a contribuição da EUMETSAT para GEONETCast (http://www.eumetsat.int/Home/Main/DataAccess/EUMETCast/SP_20100519114624675?l=en), que por sua vez é uma rede global de difusão de imagens e produtos satelitais que fornece dados ambientais. Os atuais parceiros, no âmbito da iniciativa GEONETCast, incluem a Administração Meteorológica da China (CMA),  o National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA), a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e pela EUMETSAT. 
 
Assim, agora o Grupo de Modelagem Atmosférica de Santa Maria (GruMA/UFSM) conta com acesso completo em tempo real a dados como: Meteosat image data, GOES East and West image data, FY-2 image data, Land and Ocean Sea Ice Satellite, Application Facility (SAF) products, EUMETSAT meteorological products, NOAA-NESDIS meteorological products, NOAA-NESDIS Ocean colour and sea surface temperature products, VEGETATION products from VITO, MODIS Ocean colour products, e In-situ and observational data. 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-2835

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes