Reitoria presta contas do andamento de reivindicações de estudantes

A administração central da UFSM e o movimento estudantil voltaram a se reunir na tarde desta segunda-feira (7) para tratar das reivindicações entregues por estudantes durante a ocupação do prédio da reitoria em setembro deste ano. O reitor Felipe Müller informou à comunidade acadêmica os encaminhamentos que estão sendo dados a cada uma das pautas levantadas na ocasião. A reunião ocorreu na sala 218 da reitoria, contando com a presença de alunos, pró-reitores e diretores de órgãos da universidade. Entre os tópicos abordados, estão os seguintes:

Restaurante Universitário (RU)

Para alunos sem Benefício Socioeconômico, foram disponibilizadas 100 vagas para café da manhã e outras 150 para janta. Está em fase de testes um sistema digital de agendamento para estas vagas, o qual em breve será disponibilizado por meio do Portal do Aluno.

No Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (Cesnors), o horário de venda dos vales foi ampliado. O atendimento passou a ser realizado de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h30min.

Casa do Estudante Universitário (CEU)

Iniciaram-se em outubro as obras de pavimentação das ruas da CEU no campus. No mesmo mês, começaram a ser colocadas grades de segurança nas portas.

A sala da CEU II atualmente usada por vigilantes será desocupada quando ficar pronta a guarita que vai se localizar perto da ponte do campus.

Bolsas

A reitoria se comprometeu a reajustar em 12% o valor das bolsas de trabalho no início de 2012. Também foi constituída comissão paritária para regulamentar os critérios de concessão de bolsas de ensino, pesquisa e extensão.

Cesnors

A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis publicou o edital 04/2011, para seleção das vagas da CEU. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (11). Após a ocupação das vagas de moradia estudantil em Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, serão distribuídas 50 bolsas permanência no Cesnors.

Também foi lançada licitação para obras e reformas na moradia do Colégio Agrícola, com valor superior a R$ 2,1 milhões. Outra licitação em andamento é para iluminação do campus de Frederico Westphalen. No mesmo campus, haverá dois pontos para serviço de reprografia. A empresa responsável pelo serviço já tem equipamentos disponíveis, aguardando apenas a adequação do espaço físico.

Bibliotecas

O horário de atendimento da Biblioteca Central foi estendido até as 22h. Na maioria das bibliotecas setoriais, o horário não será ampliado por falta de demanda.

No final deste ano, vence o contrato de aluguel com a Caixa Econômica Federal para ocupação de espaço na Biblioteca Central. Assim que o espaço for desocupado, será realizado estudo para implantação de uma sala de acesso digital.

Pautas gerais

A reunião de hoje era uma das reivindicações dos estudantes, que solicitavam um espaço mensal para discussão e acompanhamento das demandas. A reitoria também está organizando espaços de discussão com a comunidade acadêmica sobre a readequação do regimento e do estatuto da UFSM.

Pautas específicas

Foi publicado edital de concurso público para professor nas áreas de Terapia Ocupacional, Psicologia e Relações Internacionais. Também foi lançada licitação para reforma dos ginásios do Centro de Educação Física e Desportos. Está em obras uma sala de atendimento para a Terapia Ocupacional e foram retomadas em agosto as obras do novo prédio do Centro de Ciências da Saúde.