Museu Interativo de Astronomia da UFSM é reaberto

Na última terça-feira (8), foi reaberto o Museu Interativo de Astronomia Rachel Mariano da Rocha, localizado no segundo andar do Planetário da UFSM. A cerimonia de reabertura contou com a presença do reitor Felipe Martins Müller, do vice-reitor, Dalvan Reinert. Também estavam presentes o pró-reitor de Graduação, Orlando Fonseca; o pró-reitor de Planejamento, Charles Prade; a diretora do Museu Educativo Gama D'Eça, Maria Izabel Mariano da Rocha Duarte, além da primeira diretora do Museu Interativo, Raquel Bandeira de Mello.

O Museu, inaugurado em 1998, foi modernizado. A nova estrutura foi criada para complementar os recursos já existentes no local. Os equipamentos antigos foram integrados aos novos, o que possibilita um espaço mais interativo. Além disso, foi apresentada a Cúpula Santos Dumont, uma estação com o antigo projetor Carl Zeiss do Planetário, que permite a projeção de um céu artificial. O projetor veio para o Brasil na década de 1970, devido a um convênio com a Alemanha, e é um dos poucos no mundo ainda em funcionamento.

Segundo o diretor do Planetário, Francisco José Mariano da Rocha, as remodelações feitas durante todo esse ano deixaram o local moderno e dinâmico, proporcionando aulas mais didáticas para os alunos.

As visitas ao Planetário e ao Museu Interativo de Astronomia podem ser agendadas por escolas através do telefone (55) 3220 8226. Aos domingos, a sessão do Planetário é aberta ao público às 15h.

Repórter:

Angélica Aires – Acadêmica de Jornalismo.

Edição:

Lucas Durr Missau.