Falta um mês para o Vestibular e para última edição do Peies

Faltam apenas trinta dias para a Universidade Federal de Santa Maria aplicar a última prova de acompanhamento do Programa de Ingresso ao Ensino Superior, o Peies. No dia 11 de dezembro os candidatos realizam a prova objetiva e, no dia 14 de dezembro, a prova de Redação, que será aplicada no mesmo dia dos candidatos ao Vestibular .

As provas do Vestibular serão realizadas na sequência do Peies, nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, em 22 municípios dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Novidade
A realização do concurso Vestibular em dezembro é uma novidade na UFSM e inaugura um novo modelo de processo seletivo na instituição. O Programa Peies se extingue e a Universidade passa a adotar um processo seletivo que incorpora o modelo do Peies – o seriado – e outro processo único. A diferença é que não existe reserva de vagas, todos disputam 100% delas, explica o pró-reitor de Graduação, prof. Orlando Fonseca.

O pró-reitor concedeu entrevista ao programa Campus da Gente, da Rádio Universidade, na manhã desta sexta-feira e esclareceu os fatores que levaram a Universidade a aplicar as provas no mês dezembro e não mais em janeiro, como já era tradicional. O principal argumento é a racionalização do processo, evitando a reduplicação dos custos. Nas universidades públicas, o recolhimento de taxas em um ano para serem utilizadas no ano seguinte é complicado do ponto de vista administrativo, porque exige que a instituição recorra às fundações de apoio. “Estamos observando tudo isso e, apesar da contrariedade de setores econômicos do município, temos que pensar na gestão dos recursos públicos. A universidade já tem uma participação muito grande na economia local e não serão três dias de concurso que vão causar problemas”, enfatiza.

A grande oferta de vagas no ensino superior brasileiro é outro fator levantado pelo prof. Orlando Fonseca para a readaptação das universidades. “Hoje há muita oferta, além do Sisu, que abre oportunidades das pessoas buscarem vagas em todo país”, explica. O professor ainda lembra que é importante as universidades se adequarem aos interesses dos candidatos e evitarem o acúmulo de stress no final de ano com a expectativa de fazer uma prova de vestibular logo depois.

Na linha da oferta de vagas, existe uma questão funcional importante na mudança da data do vestibular para dezembro: é que o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (Derca) precisa trabalhar com um processo de matrícula que cresceu muito nos últimos anos, sendo que o setor possui a mesma estrutura de quando a Universidade oferecia a metade das vagas. Com as 4 mil vagas do próximo concurso, a UFSM passará a mais de 30 mil estudantes no próximo ano, incluindo a pós-graduação, lembra o pró-reitor.

A nota do Enem
O desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, deve entrar na composição da nota do processo seletivo da UFSM. Com relação aos problemas apresentados pelo Enem e amplamente divulgados pela mídia, o professor Orlando Fonseca explica que “eles se devem ao gigantismo do processo, cerca de cinco milhões de provas”. Para ele, “houve problemas estruturais no ano passado, mas neste ano o problema decorre de uma escola, e não do modelo do Enem”. Fonseca considera que o Enem é “um processo em aperfeiçoamento, uma orientação nova para o Ensino Médio”. No entendimento de valorizar este processo é que a Universidade colocou 20% da nota dos vestibulandos no desempenho do Enem, sem a Redação. “Nós entendemos que o Enem pode construir mudanças no ensino”, justifica o pró-reitor.

Quanto ao prazo para que a UFSM possa incluir o desempenho do Enem nas notas de seus candidatos, o professor explica que é bem provável que a Universidade terá acesso à base de dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/MEC) até o final do ano. A instituição não depende da divulgação das notas do Enem, que demora em função da correção das redações, porque a UFSM vai usar o escore bruto, sem a nota da redação do Enem.

Se não houver problema no acesso à base de dados do Inep e as bancas de correção de redações conseguirem dar conta de todo o volume de trabalho a tempo, “é possível que o listão da UFSM saia antes do final do ano”, adianta Orlando Fonseca. “Mas isto depende de muitos fatores e a listagem também pode ser divulgada nos primeiros dias de 2012”, considera ele.

Vestibular da UFSM

O Concurso Vestibular Dezembro 2011 é constituído do Processo Seletivo da UFSM e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). São oferecidas 2.941 vagas no campus da Universidade Federal de Santa Maria, em Santa Maria; 244 vagas em Frederico Westphalen; e 285 vagas em Palmeira das Missões, distribuídas de acordo com a relação de cursos contida no Manual do Candidato.

Para conferir o Manual do Vestibular, clique aqui.

Para conferir o Manual do Peies, clique aqui.