Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Artistas lembraram consciência negra nesse sábado



As silhuetas coladas no chão da praça Saldanha Marinho, no calçadão de Santa Maria e em alguns locais estratégicos do campus da UFSM, se transformaram no sábado (19) pela manhã, em obras completas. O objetivo do trabalho realizado pelos cartunistas Byrata, Jô, Elias e pela artista plástica e professora da UFSM, Simone Rosa, era de chamar a atenção para o tema da “consciência negra”, cujo dia foi comemorado nesse domingo (20). A data lembra a morte de Zumbi dos Palmares.

O encontro artístico de sábado foi concretizado a partir da proposta da Seção Sindical dos Professores da UFSM (Sedufsm), como uma atividade de comemoração aos seus 22 anos, sob a articulação do professor do Desenho Industrial da UFSM, Mário Lúcio Bonotto (Máucio). A colocação das silhuetas com frases de personagens famosos, como o geógrafo já falecido, Milton Santos, do defensor dos direitos dos negros nos Estados Unidos, Martin Luther King, e do líder político norte-americano, Malcolm X, instigaram as pessoas a questionar qual a pretensão dos autores. A ideia foi desvendada com as silhuetas sendo reconstruídas em formato integral em pequenos tapumes.

A atuação dos artistas atraiu inúmeros curiosos ou apreciadores de arte. A secretária de Cultura, Iara Druzian e o prefeito Cezar Schirmer mostraram interesse de que as obras possam ser colocadas em exposição em locais públicos do município.

As obras serão expostas no auditório da Sedufsm nesta segunda (21), durante o debate das ações afirmativas, que ocorre às 19h. Posteriormente, a seção sindical irá viabilizar outros locais para a exposição dos trabalhos.

Leia mais sobre as silhuetas na praça aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sedufsm

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-1-3134

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes