Laboratório de computação seleciona alunos para projetos na área da saúde

O Laboratório de Computação Aplicada (Laca) está com dois processos seletivos abertos, os quais no total oferecem oito vagas para alunos de graduação e pós-graduação das engenharias e de ciências exatas. As vagas são para dois projetos: um deles para o desenvolvimento de interfaces para reabilitação motora e o outro para a criação de ferramentas de diagnóstico por computador. Ambos os projetos são coordenados pelo professor Marcos Cordeiro d’Ornellas, contando com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Desenvolvimento de Interfaces Naturais para a Reabilitação Motora – Este projeto procura interligar a informática e a fisioterapia. Ao mover um membro, os pacientes simultaneamente assistem em uma tela à reprodução detalhada de seus movimentos. Deste modo, podem tentar mover os membros afetados pela doença, estimulando as funções musculares motoras e brincando ao mesmo tempo. Há duas vagas abertas neste projeto.

Desenvolvimento de Ferramentas de Diagnóstico Assistido por Computador – Envolvendo informática e medicina, este projeto incorpora ferramentas de diagnóstico assistido por computador. Possibilita a um radiologista utilizar o resultado de análises quantitativas automatizadas de imagens radiográficas como uma segunda opinião para a tomada de decisões. Estão abertas seis vagas neste projeto.

Os participantes dos projetos também terão a possibilidade de realizar intercâmbio na Alemanha, nas cidades de Gelsenkirchen e Aachen.

Os interessados podem se candidatar até o dia 30 de abril, entrando em contato com o coordenador dos projetos, pelo e-mail marcosdornellas@gmail.com. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser conferidas aqui.