UFSM tem dez cursos “cinco estrelas” na avaliação do Guia do Estudante

Na avaliação de cursos superiores realizada pelo Guia do Estudante (GE), divulgada no início desse mês, dez cursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) receberam o conceito máximo atribuído pela publicação, as “cinco estrelas”. A avaliação existe há 22 anos e busca destacar os melhores cursos do país e, consequentemente, as melhores universidades.

Administração, Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Direito, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Pedagogia e Zootecnia foram os cursos da UFSM que receberam o conceito máximo. Outros 33 cursos da Universidade receberam três estrelas ou mais e também estarão na publicação GE Profissões Vestibular 2013, que passa a circular nas bancas a partir do dia 25 de outubro de 2012.

Para Lenira Sepel, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UFSM, o fato do curso receber "estrelas" e ser mencionado na publicação do Guia dá maior visibilidade a ele fora de nossa região geoeducaional.

— É uma divulgação positiva do curso. Temos condições de formar bons biólogos e o sistema de avaliação do Guia do Estudante detecta essa situação — afirma a professora.

Dejalma Cremonese, coordenador do curso de Ciências Sociais, credita esse resultado a um trabalho sério que envolve a dedicação de professores, funcionários e, principalmente, dos alunos. Esta dedicação, segundo ele, não é recente, mas vem se construindo nos últimos anos. Tanto que a procura pelas vagas para o bacharelado em Ciências Sociais no vestibular tem aumentado gradativamente.

— A ideia é continuar com esse aprimoramento apoiando professores e alunos na busca da excelência na pesquisa, no ensino e na extensão — afirma.

Critérios

Para participar da avaliação os cursos devem preencher alguns requisitos, como ser um curso de bacharelado ou bacharelado e licenciatura – com exceção de Pedagogia e Educação Física, considerados licenciaturas —, possuir turma formada há pelo menos um ano, ser presencial, ter turmas em andamento e ser oferecido no próximo processo seletivo.

Depois de definidos, os cursos são avaliados por professores e coordenadores. Têm preferência os consultores que possuem currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e constam no Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Cada pessoa pode avaliar até 35 cursos diferentes, todos da região em que lecionam, desde que não sejam da instituição em que trabalham.

Com base em um questionário preenchido pelos coordenadores de curso e no conhecimento prévio do avaliador sobre eles, a avaliação é feita por conceitos: excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular, ruim e “prefiro não opinar”. A maior parte da avaliação é feita via internet, mas muitas entrevistas são realizadas por telefone.

Além disso, a própria avaliação do GE nos cinco últimos anos influencia no resultado. O Guia do Estudante, então, faz uma média dessas avaliações, que se torna o número final de estrelas de cada curso. Como resultado final, cada curso avaliado recebe um conceito, mas somente são divulgados aqueles que receberam três, quatro ou cinco estrelas.

Repórtagem: Julia do Carmo – Acadêmica do Curso de Jornalismo
Edição: Luciane Treulieb – Coordenadoria de Comunicação Social, UFSM