27ª JAI inicia com palestra do secretário estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico

A 27ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocorre até o dia 26 de outubro de 2012. Na cerimônia oficial de abertura, o secretário de Estado de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Sul, dr. Cléber Cristiano Prodanov falou sobre o tema Ciência, Tecnologia e Inovação como estratégia para o desenvolvimento local, nacional e continental.

Em sua explanação, o secretário enfatizou que a concentração de riquezas no eixo metropolitano é negativa, sendo necessário investir mais em outros locais. Segundo Prodanov, há carência de bons projetos de desenvolvimento de tecnologias em Santa Maria.

Em entrevista a Rádio Universidade 800AM, Prodanov também falou sobre a importância de eventos como a JAI para que a comunidade acadêmica e a sociedade percebam como a ciência e a tecnologia estão presentes no dia-a-dia.

Logo após, o assessor de comunicação da Cooperation Française Dans L' Etat du RS, dr. Paul Barascut, palestrou sobre os Estudos Universitários na França, dando início à programação temática da 27ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM. Barascut apontou aspectos da infraestrutura do país para o recebimento de alunos estrangeiros, os pré-requisitos exigidos e os editais com oportunidades de bolsas de intercâmbio.

Para saber mais detalhes sobre as palestras desta manhã na 27ª JAI, CLIQUE AQUI

Para ver a programação da 27ª Jornada Acadêmica Integrada, CLIQUE AQUI.